A Accenture anunciou nesta quarta-feira (28) que David Droga deixará a liderança da Accenture Song ao final do atual ano fiscal e assumirá um novo papel estratégico como vice-chair da companhia.
Ndidi Oteh, atualmente responsável pela Accenture Song nas Américas, será a nova CEO da Accenture Song a partir de 1º de setembro de 2025. Desde que entrou na Accenture em 2011, Oteh tem atuado como parceira de grandes empresas da Fortune 500, liderando transformações digitais complexas e estratégias de crescimento. Ela também passará a integrar o Comitê Global de Gestão (GMC) da Accenture.
Nick Law será o novo líder de estratégia criativa e experiência da Song, e também se juntará ao GMC. Ele é amplamente reconhecido como uma referência global em design e liderança criativa.
Para Droga — considerado um dos líderes criativos mais influentes do século 21 —, a decisão marca o encerramento de um capítulo notável de sua carreira, marcada pela excelência criativa, liderança em larga escala e compromisso com progresso positivo e legado.
Desde que assumiu como CEO em 2021, Droga teve impacto imediato: conduziu a Accenture Interactive por um período de crescimento acelerado e transformação arrojada. Unificou mais de 40 aquisições sob o nome Accenture Song e criou um novo modelo operacional que integra criatividade, tecnologia, design, IA, estratégia e dados em uma única plataforma. Também montou uma equipe de liderança elogiada em toda a indústria. Em sua participação no podcast “Masters of Scale”, disse: “Estamos no negócio de escalar excelência para ajudar nossos clientes a crescerem e se manterem relevantes. Começamos contratando especialistas, não generalistas, e então construímos uma cultura de solução, não de venda.”
Em apenas quatro anos, a Song se tornou a maior empresa criativa movida por tecnologia do mundo, com receita saltando de US$ 12,5 bilhões para US$ 19 bilhões (ano fiscal encerrado em 31 de agosto de 2024). Tornou-se também um dos pilares criativos da Accenture, vencendo Grand Prix no Cannes Lions todos os anos, prêmios I-COM, Red Dot, Webby e até seu primeiro Emmy.
“David Droga sempre foi uma força singular e um líder criativo e construtor de negócios único em uma geração. Ele viveu nosso valor de legado e formou a nova geração de líderes que fará a Song ainda melhor,” disse Julie Sweet, presidente e CEO da Accenture. “Sua humanidade, imaginação, clareza e confiança redefinem como os negócios crescem e se conectam. Sua genialidade é igualada apenas por sua generosidade, integridade e fé nas pessoas. Como vice-chair da Accenture, seu legado continuará impactando nosso time, nosso trabalho e nosso propósito.”
Droga afirmou: “Foi um privilégio participar de tantas missões e culturas ao redor do mundo. Com uma liderança extraordinária já estabelecida, senti que era o momento certo. Tenho plena confiança de que Ndidi, Sean e Nick continuarão fortalecendo o legado da Song em inovação, criatividade e performance. Sou profundamente grato à Julie Sweet pela confiança, pela parceria e por uma amizade que continuará.”
A atuação de Droga em diferentes setores e continentes é notável e duradoura. Como fundador da Droga5, criou uma das agências mais admiradas e influentes da era moderna. A agência recebeu mais de 30 prêmios de “Agência do Ano” e foi duas vezes nomeada “Agência da Década” por Ad Age e Adweek. Ficou conhecida por campanhas ousadas, culturalmente relevantes e criativamente distintas.
Entre seus trabalhos mais icônicos estão campanhas para The New York Times, Exército Britânico, Under Armour, Marc Ecko, Meta, Game of Thrones, UNICEF, Amazon, NSPCC, Puma, Departamento de Educação de Nova York, Turismo da Austrália, JAY-Z, JPMorgan Chase e Coinbase. Essas ações ajudaram a redefinir o que a publicidade pode e deve ser na era digital. Após a aquisição da Droga5 pela Accenture em 2019, a agência tornou-se a base criativa da Accenture Song.
“Sou imensamente grato pela carreira e pelas oportunidades que tive,” acrescentou Droga. “As pessoas que acreditaram em mim, os talentos com quem trabalhei, os clientes que atendemos, a confiança, a ambição, a camaradagem — tudo isso faz parte de mim. Depois de mais de 30 anos pulando, estou pronto para respirar. Ser vice-chair me permitirá isso, mas também contribuir de outras maneiras. Estou animado para passar mais tempo com verbos no gerúndio: pensando, sonhando acordado, aconselhando, investindo, doando, orientando, explorando, aprendendo, brincando, apreciando, curtindo a família e dormindo até mais tarde.”
Droga começou sua carreira na Austrália aos 18 anos, após ser premiado na escola de redatores e diretores de arte do país. Aos 22, já era diretor criativo executivo da principal agência australiana. Liderou agências premiadas na Ásia e Europa antes de fundar a Droga5 em Nova York, em 2006. O nome da agência veio de uma etiqueta de roupas costurada por sua mãe quando ele estudava em um internato.
Em 2012, foi eleito Australiano Global do Ano pela Advance.org por suas contribuições aos negócios, à cultura e à projeção internacional. É o criativo mais premiado da história do Cannes Lions e o mais jovem vencedor do prêmio vitalício Leão de St. Mark, recebido aos 47 anos. Foi incluído em diversos halls da fama e é considerado um dos principais arquitetos do marketing moderno.
Foi um dos primeiros a defender o uso central de mídia viral, social e conquistada para construção de marca. Seu trabalho é estudado em salas de aula e conselhos administrativos, integra o currículo da Harvard Business School e faz parte da coleção permanente do MoMA.