PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana
A PUMA traz de volta ao mercado brasileiro um de seus modelos icônicos dos anos 2000, o H-Street...
Evento traz ativações criativas e experiência figital, com réplica no metaverso.
Adnews
03.05.2024
Marca de tortilha chips da PepsiCo, Doritos é patrocinadora do Festival Feira Preta, e estará presente com diversas ativações direcionadas à promoção da diversidade e inclusão. Além de patrocinar o palco principal, que receberá artistas nacionais e internacionais, a marca convidou um time de artistas plásticos para criar uma embalagem especial exclusiva do sabor Queso Nacho, disponível apenas para quem estiver curtindo o festival nos dias 3, 4 e 5 de maio, no Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP).
Doritos levará para o evento ativações que estimulam a descoberta de sua ousadia, proporcionando momentos de celebração em dois espaços especialmente pensados para gerar conexão com o público. As atividades incluem distribuição de brindes, amostras de produtos e experiências de marca. Toda a estrutura de ativação foi desenvolvida pela agência Sherpa42.
A parceria entre Doritos e o Festival Feira Preta reflete um olhar responsável nas ativações durante o evento. O processo de seleção de artistas para a criação das embalagens, por exemplo, foi cuidadosamente elaborado em colaboração com a PretaHub, iniciativa dedicada a impulsionar talentos negros, indígenas e LGBTQIAPN+ na arte. Os três artistas selecionados, Dika Araújo, Leon e MICKA, são do programa artístico Preta Comics, que oferece cursos e mentorias, garantindo diversidade de estilos e visibilidade para esses talentos.
Uma das ativações envolve a participação do público em fotos no formato “lambe-lambe”, os icônicos cartazes de papel, onde as pessoas serão convidadas a expressar sua própria ousadia. As fotos serão tiradas por fotógrafos convidados por Doritos e entregues em mãos, podendo ser levadas para casa juntamente com outros brindes distribuídos no espaço da marca no evento.
“A utilização das embalagens como ‘telas’ e dos retratos das pessoas consumidoras feitos pelas fotógrafas não só adiciona uma camada artística ao produto, mas também amplia o alcance desses talentos, cumprindo o compromisso da marca com a valorização e promoção da diversidade na arte. Essa decisão reflete o compromisso de Doritos com a diversidade, equidade e inclusão, ao oferecer oportunidades para profissionais talentosas expressarem sua arte e visão durante o festival”, explica Cecília Dias, VP de Marketing da PepsiCo Brasil Alimentos. Ainda dentro do quesito artístico, a marca vai contar com o talento de cinco fotógrafas mulheres para capturar todas as ativações do evento.
A programação diversificada do evento inclui shows, desfiles de moda, palestras, intervenções artísticas e muito mais.
“O respeito e o incentivo à participação de eventos como este estão no centro de tudo o que fazemos na companhia. Estar nessa empreitada com o Festival Feira Preta mostra a relação com o propósito da nossa marca em poder dar respaldo a uma das pautas mais importantes que temos no radar”, conclui Cecilia.
A PepsiCo Brasil é patrocinadora da PretaHub desde 2021, e também é signatária e uma das criadoras do MOVER (Movimento pela Equidade Racial), formado em 2020 por companhias e instituições comprometidas com a promoção da inclusão racial e a superação do racismo. A empresa também tem metas de diversidade racial em cargos de liderança e iniciativas internas para promover um ambiente de trabalho mais diverso, equitativo e inclusivo.
Feira Preta no Metaverso
Criado em 2002, o Festival Feira Preta é o maior festival de cultura negra e economia criativa da América Latina. Em 2020 e 2021, por conta da pandemia, as edições foram realizadas online. Agora, em 2024, o evento avança na imersão tecnológica e democratização da cultura ao integrar o evento presencial com a experiência no metaverso.
Em parceria com a Metamazon Technologies, o festival desse ano apresenta um evento em formato “figital”. Com o tema ‘Felicidade é a nossa revolução’, o evento contará com mais de 30 atrações, incluindo shows, palestras, oficinas e feira de empreendedores, tanto presencialmente, no Parque Ibirapuera, quanto digitalmente, no metaverso desenvolvido pela Metamazon.
“O Festival Feira Preta é um exemplo inspirador de como o conceito figital pode contribuir para a democratização tecnológica, especialmente na promoção da cultura afro-brasileira e da inclusão social”, explica Alder Lima, CEO da Metamazon e desenvolvedor do festival no metaverso.
Fundada em 2022, a Metamazon Technologies trabalha com metaverso e realidade virtual, desenvolvendo réplicas virtuais de casas e prédios e possibilitando que, de qualquer lugar do mundo, seja possível acessar e interagir com os empreendimentos. Para o Festival Feira Preta, a empresa reproduziu a estrutura dos palcos, junto com o ambiente do festival, e disponibilizou aos espectadores do mundo inteiro. A empresa também promove os valores de equidade racial e apoio às comunidades negras, reconhecendo o potencial da inovação tecnológica para impulsionar mudanças positivas e criar oportunidades para todos.
O CEO diz que a parceria entre a Metamazon Technologies e o Festival Feira Preta representa um passo significativo em direção à promoção da diversidade e inclusão no setor de tecnologia.
“Para mim, essa parceria é um exemplo poderoso de como as empresas podem utilizar sua influência e recursos para promover um impacto social positivo e construir um futuro mais justo e igualitário para todos”, explica.
A experiência figital proporciona a emoção do festival a um clique de distância, permitindo que o público assista aos shows e acesse a feira de produtos e serviços de forma imersiva. O formato também promove a interação entre avatares, contribuindo para a democratização da tecnologia, da cultura e da inclusão social em escala global.
Nesta edição, os shows começam às 12:30h, com a última apresentação de cada dia iniciando às 20:45h. O Festival Feira Preta conta com uma programação gratuita e outra paga, válida apenas para o evento presencial, e no metaverso, é totalmente gratuito.
A PUMA traz de volta ao mercado brasileiro um de seus modelos icônicos dos anos 2000, o H-Street...
A iniciativa conta com apoio de empresas como Eletromídia, JCDecaux e Flix Media...
Uma escultura de 3,3 metros do novo Superman, da DC Studios, foi instalada a mais de 300 metros de altura no topo do The Shard, edifício mais alto de Londres...
Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.