Brooksfield Donna cresce 64% no e-commerce com estratégia omnicanal
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A Black Friday é uma das datas mais importantes para o calendário do comércio varejista. Devido aos diversos descontos e vantagens em produtos, muitos consumidores ficam propensos a se aventurar nas compras…
Adnews
01.11.2022
A Black Friday é uma das datas mais importantes para o calendário do comércio varejista. Devido aos diversos descontos e vantagens em produtos, muitos consumidores ficam propensos a se aventurar nas compras durante esse período. De acordo com pesquisa realizada pela Conversion, 96% dos brasileiros entrevistados disseram que pretendem fazer compras na Black Friday deste ano, isso mostra um crescimento de 8% na intenção de compras em comparação com o ano de 2021.
“Apesar do mercado de e-commerce ter sofrido algumas baixas neste ano, devido à alta da inflação e dos juros que atingiram o setor varejista com um todo, a expectativa em relação às vendas de final do ano são positivas, e a Black Friday dará fôlego ao setor. Além disso, a Copa Mundo com certeza servirá de incentivo para o comércio eletrônico nacional, como apontam os dados”, diz o CEO da Conversion, Diego Ivo.
Dentre os diversos tipos de produtos disponíveis com descontos, as cinco categorias que se destacaram com maior intenção de compra pelos entrevistados foram: smartphones (15%), eletrônicos e eletrodomésticos (15%), moda e acessórios (12%), calçados (11%) e cosméticos (9%).
O perfil do consumidor mudou com a popularização dos aplicativos de compra e a facilidade que o e-commerce traz. Isso se reflete em 43% dos consumidores entrevistados optaram por fazer as compras de Black Friday em sites, seguido por 30% que preferem comprar por aplicativos e 27% que ainda preferem fazer suas compras em estabelecimentos físicos, segundo a pesquisa.
Ainda em relação ao perfil do consumidor, 17% dos entrevistados se dizem atraídos a fazer compras pelos preços atrativos por conta dos descontos, outros 12% aproveitam a data para fazer compras em apenas lojas conhecidas e 7% priorizam produtos aprovados e com selos de qualidade.
Apesar de ser um evento favorável às compras, a Black Friday ainda é prejudicada por empresas mal intencionadas. De acordo com a pesquisa, 75% dos entrevistados disseram ter medo de fraudes.
O valor médio de compras durante a Black Friday também apresentou números bastante interessantes, segundo a pesquisa, 32% dos entrevistados pretende gastar entre R$ 1.000 e R$3.000, outros (20%) optaram por compras no valor entre R$ 500 a R$ 1.000 e, por último 17% disse preferir gastar entre R$ 150 e R$ 300.
Em relação aos meios de pagamento preferidos pelos entrevistados, cartão de crédito lidera (32%) seguido pelo Pix (18%), cartão de débito (16%) dinheiro em espécie (12%) e, por fim, carteiras de pagamento, como o PicPay e PayPal (11%). Esses números ainda revelam que o meio favorito ainda é o cartão de crédito pela facilidade de parcelar compras de alto valor para não impactar fortemente no orçamento pessoal de cada consumidor.
A pesquisa também buscou entender quais são os e-commerces preferidos para as compras nesta Black Friday. Entre os players mais citados, Americanas S.A. aparece na liderança com (41%) das menções, seguida da Amazon (28%) e do Mercado Livre (25%).
Não há dúvidas de que a Copa do Mundo tem grande relevância para os brasileiros. O calendário de jogos com datas bem próximas à Black Friday impactou, de forma positiva, para o aumento da intenção de compra deste ano, ainda segundo a pesquisa, 91 % dos entrevistados pretendem assistir aos jogos.
Destes, 70% disse estar propenso a comprar algum artigo relacionado ao evento esportivo. Dentre os artigos mais procurados se encontram acessórios de moda, como camisas (57%), material esportivo, bolas e luvas (41%), eletrônicos, com grande destaque para televisores, (28%), smartphones (27%) e calçados, como chuteiras (23%).
O consumo consciente já impacta a Black Friday. Segundo a pesquisa, 82% dos entrevistados disseram que dão preferência a marcas que mostram responsabilidade socioambiental, contra 18% que afirmaram não se preocupar com esse tipo de propósito. “Para além do objetivo de aumentar as vendas, a Black Friday também pode ser uma oportunidade para as marcas gerarem percepção de valor para seus públicos, e a responsabilidade socioambiental será cada vez mais cobrada pelos consumidores, especialmente os mais jovens”, finaliza Ivo.
A pesquisa realizada pela Conversion foi conduzida entre 12 e 13 de outubro de 2022 e foi respondida por homens (42,64%) e mulheres (57,36%) de idades entre 18 e 54, residentes no Brasil. A margem de erro é de 5% e o nível de confiança é 90%.
Essa matéria foi originalmente escrita por Dinalva Fernandes para o site E-commerce Brasil.
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