Eduardo Tracanella lança consultoria após saída do Itaú e inicia nova fase como empreendedor
Após 27 anos de atuação no Itaú, o ex-CMO Eduardo Tracanella volta ao mercado com o lançamento da consultoria Al.in...
Produtora é a principal interessada, mas ainda não faturou o conglomerado; entenda.
Adnews
15.07.2024
Um dos principais conglomerados de mídia do mundo, a Paramount Global deve mudar de mãos nos próximos meses. No início deste mês, a gigante do entretenimento acertou sua venda para a produtora Skydance Media, responsável por projetos como a série ‘Reacher’ e o longa ‘Top Gun: Maverick’ (2022), ambos realizados em parceria com a própria Paramount. A negociação gira na casa dos bilhões de dólares, mas o valor exato não foi divulgado.
No mês passado, a empresária Shari Redstone, presidente da National Amusements (empresa que controla a Paramount), havia recusado uma proposta de US$ 8 bilhões da própria Skydance. As conversas estavam tão avançadas que os acionistas já se preparavam para votar sobre a aprovação do negócio. Porém, a National Amusements havia avaliado que seria melhor encerrar o acordo por não conseguir assegurar que a produtora teria condições de arcar com os compromissos financeiros para a aquisição da Paramount. Além da compra de ações, a Skydance ainda faria um aporte bilionário no conglomerado para a redução de dívidas antigas.
De acordo com a Variety, a produtora de David Ellison se aliou à empresa de gestão de investimentos RedBird Capital, de Gerry Cardinale, para fazer uma proposta mais concreta. Os termos exatos ainda não foram revelados, mas a RedBird controla mais de US$ 10 bilhões em ativos, sugerindo que dinheiro não será um problema.
O acerto prévio entre as duas partes ainda não significa que a Skydance será a nova controladora da Paramount. O acordo inclui uma janela de 45 dias durante a qual a National Amusements pode procurar propostas melhores de aquisição. Gigantes como a Sony Pictures, a empresa de investimentos Apollo Global Management e a gigante digital InterActiveCorp já demonstraram interesse.
Essa janela seria uma maneira de tranquilizar os acionistas minoritários da Paramount. Como Shari Redstone controla 77% das ações com direitos a voto da companhia, ela tem a palavra final de qualquer maneira, mas não é de seu interesse irritar os donos dos outros 23%, que já haviam deixado claro seu descontentamento com a proposta inicial da Skydance.
Se a empresária conseguir provar, em um mês e meio, que não há nenhum player mais interessante para a negociação, os outros acionistas serão obrigados a acatar a venda, satisfeitos ou não com o dinheiro que receberão. Depois, a compra ainda precisará ser aprovada pelo governo norte-americano, que avaliará se a negociação não configura monopólio. Um cenário pouco provável, já que a venda da Fox para a Disney recebeu sinal verde sem muitos empecilhos para as duas partes.
A Paramount Global inclui, além do seu braço cinematográfico homônimo, a rede CBS, líder de audiência nos Estados Unidos; canais pagos como MTV, Nickelodeon, Comedy Central, VH1 e BET, e os streamings Paramount+ e Pluto TV. Ela ainda é dona da Telefe, na Argentina; do Channel 5, no Reino Unido; e do Network 10, na Austrália, entre outras emissoras internacionais.
Skydance Media além de Top Gun
Fundada em 2006, a Skydance se tornou uma produtora de destaque no mercado audiovisual justamente por causa de uma aliança que forjou com a Paramount Pictures para seus projetos cinematográficos. Juntas, as duas empresas lançaram filmes como ‘Bravura Indômita’ (2010), ‘Missão Impossível – Protocolo Fantasma’ (2011), ‘G.I. Joe: Retaliação’ (2013), ‘Guerra Mundial Z’ (2013), ‘Missão Impossível – Nação Secreta’ (2015), ‘Star Trek: Sem Fronteiras’ (2016) e ‘Transformers: O Despertar das Feras’ (2023).
Na televisão, a Skydance esteve por trás da comédia ‘Grace and Frankie’ (2015-2022), além de séries de ação como ‘Altered Carbon’ (2018-2020), ‘Jack Ryan’ (2018-2023), ‘Fundação’ (Apple TV+), ‘Reacher’ (Prime Video) e ‘Fubar’ (Netflix).
* Com informações do Notícias da TV
Após 27 anos de atuação no Itaú, o ex-CMO Eduardo Tracanella volta ao mercado com o lançamento da consultoria Al.in...
O Resenha Digital, media tech voltada à conexão entre marcas e fãs do esporte no Brasil, anunciou a contratação de Fernando Chabariberi como head de novos negócios...
O SBT anunciou a saída de Leon Abravanel da Superintendência de Criação e Produção de Conteúdo...
Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.