Gerente de marketing da Adobe: Brasil é país estratégico

Em um cenário de crescente transformação digital e ascensão da publicidade independente, o Adnews promoveu um encontro estratégico no espaço State para debater o futuro do mercado criativo. Daniel Rosa,…

Adnews

06.06.2025

Gerente de marketing da Adobe: Brasil é país estratégico

Em um cenário de crescente transformação digital e ascensão da publicidade independente, o Adnews promoveu um encontro estratégico no espaço State para debater o futuro do mercado criativo. Daniel Rosa, CEO do Adnews, conduziu uma entrevista exclusiva com Vitor Gomes, Gerente Sr. de Marketing de Produtos na Adobe, explorando como a tecnologia, especialmente as ferramentas da Adobe, tem impactado o ecossistema de agências, estúdios e produtores autônomos no Brasil e em mercados emergentes.

Na conversa, Vitor Gomes compartilhou insights sobre a migração da Adobe para o modelo de subscrição, a adaptação de produtos para a realidade brasileira, declarado país “GO Big” pela empresa (país com maior investimento por parte da Adobe), o papel da inteligência artificial e as oportunidades para profissionais independentes. A entrevista oferece uma visão aprofundada sobre as tendências que moldam a comunicação e prepara o terreno para o Indie Summit, evento que acontece em outubro.

Veja trechos da entrevista em vídeo no post abaixo e leia a entrevista completa na sequência:

Daniel Rosa: Vitor, você tem mais de 10 anos de casa na Adobe, né? Passou por todas essas coisas da transformação e tal. E principalmente do impacto, né? Então, eu queria saber de você sobre o impacto do Marketing Cloud, né? Que é uma coisa que vinha das caixinhas, assim, da Adobe.

Vitor Gomes: É exatamente isso. Quando eu comecei, quando eu entrei há 13 anos na Adobe, a gente foi uma das primeiras big companies a fazer essa mudança, essa migração de modelo de subscrição, né? Que era super novo no mercado, ninguém conhecia, ninguém entendia ainda. Tinha alguns players na parte de streaming, que também estava começando. Mas o modelo de software, que você tinha caixinha, comprava, e aí a gente migrou.

A Adobe falou, vamos migrar o modelo de subscrição, vai baratear o custo, a gente consegue ter atualizações a todo momento ali dos produtos, e não você esperar um ano inteiro pro lançamento daquela versão pra ter atualização. Não, atualização é constante, né? Então, a Adobe mergulhou de cabeça e eu participei desse processo, né? Quando a Adobe mudou, que a gente comemorava a venda de uma subscrição, uma licença, não foi fácil, né? Mas foi importante, acho que leva a toda atualização que a gente tem hoje em dia.

Daniel Rosa: E como você olha para esse movimento de agências independentes no Brasil? No Brasil e no mundo, né?  Como você olha pra isso?

Vitor Gomes: Olha, eu posso falar que parte do meu trabalho dentro da Adobe é olhar muito os mercados, tanto nos Estados Unidos como o trabalho atual, comparando com a nossa realidade na América Latina, o Brasil, que é o nosso país Go Big, né? Então, esse ano a gente foi declarado como Go Big para Adobe. O que isso quer dizer? Investimento no Brasil, na atualização de pessoas, escutar o que a audiência brasileira tem a falar sobre a sua experiência de uso e replicar isso internamente, levar isso pra corporação.

Então, é um momento muito legal, novamente, depois de anos, assim, a gente tá fazendo parte desse projeto. E aí eu olho também para outros mercados, como a Índia, que também é um país emergente, e olho países de primeiro mundo, como Estados Unidos ou Inglaterra, para ver como que esse mercado tá atuando.

E o que eu posso falar é que países emergentes precisam ser ágeis, que precisam ter conteúdo a todo instante. Então, todo mundo tá consumindo muito conteúdo. Brasil e Índia são os que estão liderando esse quesito de independência, autônomo, freelancer. Então, até contratação com agências mais tradicionais, no modelo tradicional, tá um modelo diferente, onde a pessoa contrata um BJ pra trabalhar num projeto específico, trazer aquela cabeça fresca, aquele negócio que o cliente está pedindo, que muitas vezes o modelo tradicional não consegue atender.

Vem essa galera de fora e entrega esse projeto. Então, acho que vem muito dessa quantidade de conteúdo que é consumido, que é muito grande. Humanização, acho que as empresas estão buscando mais humanização. E autonomia, independência, poder trabalhar de onde você quiser, de onde você estiver.

Acho que esses são os pilares principais que eu vejo, que tem muita correlação entre o modelo do Brasil e Índia, por exemplo. Acho que esses são os dois players que eu posso falar. Que é um pouco diferente do que eu vejo em outros lugares, em outros países, em outras regiões.

Daniel Rosa: E como que a Adobe olha pra esse mercado emergente? Como você falou, você tem essa parte autônoma, PJ, pessoal que tá começando, que quer empreender no Brasil. Nosso evento está muito ligado a isso, ao empreendedorismo. Como é que a Adobe incentiva seus colaboradores?

Vitor Gomes: Olha, o primeiro que eu posso falar é que a gente tá constantemente entendendo e buscando atender as necessidades de todo mundo. Então, desde aplicativos gratuitos para mobile, a versão web que a gente vê, quando a gente fala em indivíduo, microempreendedor, freelancers, eles estão a todo instante em movimento. Então, é usando celular, tablet, web.

Então, criar soluções que atendam essa demanda, na onde o cara tá, é o nosso foco principal. Então, toda a parte de lançamento de aplicativo mobile, como o Photoshop, que a gente vai lançar agora para Android, esse é um ponto principal. Porque, assim, quais são os dois países que mais usam Android? Brasil, Índia e Indonésia, em terceiro.

A gente tá convidando os brasileiros para usarem, baixarem o beta e falar qual que é a experiência usando o Photoshop no Android. Não é a realidade dos Estados Unidos, não é a importância dos Estados Unidos, não é a importância para outros países, mas pro Brasil é.

E a Adobe quer entender como é essa experiência para lançar um aplicativo que atende a demanda local, que é uma demanda gigantesca.

Então, sim, desde esses aplicativos web, para celular, e também estudo de mercado. Então, esse é um projeto que eu tô liderando também, interno com outras pessoas, onde eu tô tentando entender qual é a situação real do país, do mercado da América Latina. E a gente busca otimizar, desde trazer desconto promocional pro Brasil, primeiro ano, ou a gente tem oferta pra estudantes também, que é aquela galera que tá começando, mas quer fazer um free, ela quer pegar alguma coisa, tem muito isso. Tem uma oferta especial para esses estudantes. Então, tem uma série de projetos que já estão disponíveis hoje, mas tem outros aí que eu tô trabalhando, liderando com o time, pra gente ver o que consegue lançar aí pro futuro.

Daniel Rosa: Bom, Vitor, pra finalizar, eu queria que você fizesse um convite pro pessoal da Adnews, que tá assistindo a gente, pra participar do nosso evento Indie Summit, que promove esse movimento, que fomenta o desenvolvimento.

Vitor Gomes: Galera, 30 de outubro, Indie Summit aqui no State, vem participar, vai ser incrível. Conexão, experiência, humanização, saber o que tá acontecendo no mercado e como você pode sair aí na frente, conectado com quem sabe o que tem pra falar. Te espero aqui, hein.

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