Brooksfield Donna cresce 64% no e-commerce com estratégia omnicanal
A Brooksfield Donna registrou um aumento de 64% no faturamento do e-commerce no comparativo de janeiro a julho de 2025, frente ao mesmo período de 2024
A transmissão de dados por raios de luz, antes, era inimaginável. Agora, com estudos é possível prover Internet da lâmpada!
Adnews
06.03.2020
O Li-Fi tornou-se a mais nova tecnologia que compromete o tão conhecido Wi-Fi. A transmissão de dados por raios de luz, antes, era inimaginável. Agora, com os estudos do professor e presidente das Comunicações Móveis da Universidade de Edimburgo, Harald Hass, que atualmente também é co-fundador da pureLifi, empresa especializada na nova tecnologia é possível prover Internet da lâmpada! O pioneiro no assunto começou a espalhar a notícia de que aquilo viraria um fenômeno, a partir, de 2010 quando as suas pesquisas já se tornavam interessantes, e propunha financiamentos para seu avanço.
O Li-Fi funciona com lâmpadas de LED’s, já que as mesmas são condutoras de energia. Em um ato de ligar e desligar, acontece a transmissão, em menos de segundos. A frequência é imperceptível para os sentidos humanos.
O interessante da ‘Visible Light Communications’ (CLV) é que pode funcionar até 100 vezes mais rápido do que o Wi-Fi convencional. Porém, já que a transmissão do Wi-Fi é feita por ondas de rádio, a interferência ainda pode ser contida, já com o ‘Light Fidelity’, termo também imposto por Harald, a tecnologia se limita a um cômodo, pois os raios de luz não ultrapassam barreiras como paredes, por exemplo.
Uma boa vantagem é, em questão de segurança virtual, para termos uma suposta invasão em seus dados e redes a tecnologia limita esse tipo de acidente, já que o ‘hacker’ necessita estar no mesmo espaço de sua atual localização.
No ambiente mundial tudo isso ainda é muito novo! Os primeiros testes aconteceram na França, porém, uma das filiais da empresa Philips, em Varsóvia, já implantou o Li-Fi para testes no cotidiano de uma empresa. Conforme o tempo foi passando, as empresas continuaram os testes e foram entendo mais sobre a nova revelação.
A maior velocidade até então relatada, é no Instituto Hertz Fraunhofer, na Alemanha, as lâmpadas puderam transmitir quase 3 Gb/s. Para ilustrar melhor, com a distância de 2 m entre um computador e outro, é possível chegar a 500 Mbps. Agora, caso a distância aumente para 20 vezes mais, a distância ainda pode chegar em 100 Mpbs.
Ainda não está tão popular, já que para se conectar é preciso de dispositivos que tenham sensores específicos, mas já temos a promessa de empresas como a de Samsung para que as futuras gerações tenham os dispositivos para o novo Li-Fi.
A Brooksfield Donna registrou um aumento de 64% no faturamento do e-commerce no comparativo de janeiro a julho de 2025, frente ao mesmo período de 2024
Criativo com mais de 20 anos de experiência reforça grupo de ECDs liderado por Rafael Urenha
Criativo reforça liderança da agência após passagens por McCann, Africa, Nubank e AKQA