Brooksfield Donna cresce 64% no e-commerce com estratégia omnicanal
A Brooksfield Donna registrou um aumento de 64% no faturamento do e-commerce no comparativo de janeiro a julho de 2025, frente ao mesmo período de 2024
Obra conta com metodologia inédita que surpreende até os mais experientes na área.
Adnews
27.10.2023
Você realmente sabe o que é Marketing e como utilizá-lo? O Marketing pode ter muitas definições, e é difícil acompanhar todos os conceitos. Muitos o associam somente com vendas ou publicidade, mas ele vai além, e ainda possui ramificações, como o Marketing Digital. A verdade é que surgem várias respostas quando a pergunta “O que é Marketing? ” é feita.
Em entrevista para o Adnews, Nino Carvalho, idealizador e coordenador do primeiro MBA em Marketing Digital do Brasil, oferecido pela FGV, e único brasileiro certificado como membro do Chartered Institute of Marketing, a mais alta chancela de Marketing da comunidade europeia, deu uma verdadeira aula de Marketing, sobretudo de Marketing Digital, e nos ajudou a entender os fundamentos dessa área que vem se popularizando e mudando quase na mesma velocidade. Carvalho é autor do livro ‘Metodologia PEMD: Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital’, e também nos presenteou com alguns spoilers da obra, lançada em julho deste ano pela editora DVS.
Nino Carvalho começou muito cedo na área. A ideia de reunir sua expertise em um livro surgiu em 2009, mas a obra começou a ser efetivamente produzido em 2014, com o objetivo de apresentar ao mercado um material completo e bem ilustrado.
Esse aí é um dos rascunhos do meu livro de PEMD – Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital.
Acho que o maior desafio que tenho é fazer um livro. Material tenho de sobra, mas priorizar o livro e ter disciplina para finalizar… confesso que falho muito nisso.#tbt pic.twitter.com/kKrCz0zryw
— Nino Carvalho (FCIM) (@ninocarvalho) August 19, 2021
A motivação para o lançamento veio quando o autor percebeu que levava assuntos diferenciados para os alunos de seus cursos. Carvalho relaciona o Marketing com assuntos que vão além do comercial, como ‘Marketing e Mulheres’ e ‘Marketing e Diversidade’. A obra surge exatamente para quebrar o óbvio: tem metodologia, mas se preocupa em mostrar mostra de onde vem cada conceito e explicar os “porquês”.
“Eu tive estímulos de maneira inconsciente, pois em casa todos são professores, e meu pai e irmão eram de áreas de Marketing também. Então, sempre tive muito acesso a cursos e materiais”, afirma o autor.
Para ele, o Marketing é, em essência, um meio para que a empresa atinja seus objetivos. Em uma empresa privada, por exemplo, podemos falar em lucro, atrair e manter clientes, se basear nas necessidades, desejos e demandas de um grupo de clientes ou fundamentar-se na satisfação do cliente a longo prazo.
E quando surge o Marketing Digital? Ao contrário do que pensa o senso comum, relacionando o Marketing Digital à Publicidade, a primeira classe profissional a abraçar o digital foram os jornalistas! Nino é jornalista por formação e começou a trabalhar com o digital em 1997, bem no início da internet. Na época, a prática era chamada de Internet Marketing ou Marketing Online, e a maior preocupação era com formas e formatos. Ele percebia a necessidade de algo que o Marketing podia suprir, e sentia falta de um MBA ou pós-graduação à altura, que embasasse a área com conhecimento.
Dessa forma, o autor teve a oportunidade de trabalhar na Universidade FACHA, onde inseriu os conceitos de Marketing, e em 2010, foi convidado para trabalhar na FGV. Após morar um tempo em Portugal, voltou a lecionar no Brasil em 2018, na Universidade IPOG, em Goiás (GO). Por ser um crítico do Marketing Digital e considerar muito importante aprender além do básico, ele nomeou o curso que idealizou para a instituição como ‘MBA em Marketing: do Clássico ao Digital’.
À medida que o Marketing Digital foi crescendo, não havia uma ciência tão formalizada sobre o tema e o espaço acabou sendo tomado pelos práticos, na época, por quem praticava publicidade e vendas, e depois, pelos gurus. Apesar de trabalhar na área desde 1997, Nino Carvalho nunca viu nada inédito e particular sobre o digital.
“A teoria que sustenta o que acontece na internet com o Marketing são coisas previstas, só muda o formato. As pessoas acabam apenas replicando. Porém, tal estratégia pode não servir para o seu objetivo e não funcionar para você. A similaridade praticamente quebra o sentido do Marketing, pois ele é justamente a diferenciação”, explica o autor.
Além disso, a área envolve ações de muita responsabilidade, pois pode influenciar em diversos sentidos, sejam positivos ou negativos, tendo impacto direto na vida das pessoas. Algumas empresas ainda não percebem a importância e o alcance do Marketing no âmbito social. Segundo Nino, o Marketing já nasceu muito fragilizado e disciplinado, por ser sempre relacionado a alguma área, seja Psicologia, Economia, entre outras. E dessa forma, ainda não pôde ter uma identidade própria e forte. Se todos acham que é fácil praticar Marketing, ele não será aplicado com eficiência, o que ajuda a tornar a área fragilizada, mesma situação que ocorre atualmente com o Jornalismo.
“A minha guerra, na verdade, é por que o Marketing é uma coisa muito grandiosa, e não tem qualquer empresa que não trabalhe isso. Ao desconhecer, você está jogando no escuro. É necessário aprender Marketing! Eu acho que as pessoas começam sempre praticando alguma coisa, seja criando um site, rede social, fazendo cursos práticos, e acabam nem sabendo que existe uma teoria por trás. A gente não pode só sair fazendo Marketing, é quase uma arma na nossa mão, temos que ter responsabilidade”, ressalta.
Nino Carvalho idealizou e coordenou primeiro MBA em Marketing Digital do Brasil. (Foto: Acervo Pessoal/Nino Carvalho)
#Spoilers: Diferenciais da metodologia do livro
A base e conceito da área sempre foi “Onde estamos, para onde vamos e como vamos chegar lá”. Porém, Nino sentiu a necessidade de adaptar isso ao digital.
“Quando eu fui precisar aplicar um planejamento estratégico de Marketing em 2006/2007, vi que o que eu aprendi no mestrado ajudava, mas nada considerava o digital. Então, tive que adaptar isso para o digital”, lembra.
Livro está disponível na Amazon, em formato físico e digital. (Foto: Reprodução/Amazon)
A seguir, listamos os principais spoilers que o autor concedeu à nossa equipe:
Diagnóstico: No momento do diagnóstico (onde estamos), o digital é fundamental, pois é possível analisar clientes e ter muitas informações por meio da internet;
Consumidor misterioso: Metodologia adaptada para o digital;
Etapa 0: Se o cliente muda algo no meio, quebra todo o processo, então a ‘Etapa 0’ surge para marcar o momento em que tudo é definido;
Objetivo e Estratégia: Marketing puro;
Flexibilidade: Usar as atividades que cabem na sua realidade;
Aprenda o Marketing e o Marketing Digital: A metodologia usa todo o potencial do digital para ajudar as empresas, mas o digital não é habilidade. O marketing vem em primeiro lugar.
A obra é um guia completo da metodologia para profissionais de Marketing, mesmo os mais experientes, e está disponível na Amazon, tanto no formato físico quanto em e-book, para leitura no Kindle.
* Com supervisão de Jéssica Bitencourt | Foto de capa: Acervo Pessoal/Nino Carvalho
A Brooksfield Donna registrou um aumento de 64% no faturamento do e-commerce no comparativo de janeiro a julho de 2025, frente ao mesmo período de 2024
Criativo com mais de 20 anos de experiência reforça grupo de ECDs liderado por Rafael Urenha
Criativo reforça liderança da agência após passagens por McCann, Africa, Nubank e AKQA