Eduardo Tracanella lança consultoria após saída do Itaú e inicia nova fase como empreendedor
Após 27 anos de atuação no Itaú, o ex-CMO Eduardo Tracanella volta ao mercado com o lançamento da consultoria Al.in...
Na noite desta terça-feira (13), o mercado publicitário e de comunicação perdeu uma de suas maiores referências: Octávio Frioli Florisbal, falecido em São Paulo aos 84 anos. Com uma trajetória…
Adnews
14.08.2024
Na noite desta terça-feira (13), o mercado publicitário e de comunicação perdeu uma de suas maiores referências: Octávio Frioli Florisbal, falecido em São Paulo aos 84 anos. Com uma trajetória de mais de cinco décadas, Florisbal desempenhou um papel fundamental na evolução da publicidade no Brasil, deixando um legado que será lembrado por gerações.
Nascido em 20 de maio de 1940, em São Paulo, Florisbal se mudou sozinho para o Rio de Janeiro aos 15 anos com o objetivo de estudar no Colégio Pedro II e, posteriormente, no Colégio Naval. No entanto, seu destino o levou ao mundo da comunicação. Formado em comunicação e marketing pela ESPM, com diversas especializações em Nova York, ele deu início à sua carreira na J. Walter Thompson em 1961, onde rapidamente se destacou, alcançando o cargo de diretor de planejamento de mídia.
Essa fase inicial de sua carreira foi marcada por sua atuação nas principais agências de publicidade da época, como a Norton Publicidade e a Lintas Internacional. Foi durante seu período na Lintas, nos anos 70, que ele teve contato com a produção de programas de rádio e TV, um conhecimento que seria crucial para sua futura atuação na Globo.
Luiz Lara, Chairman da TBWA Brasil e Presidente do CENP, expressou seu pesar com a perda: “Perdemos um Gigante! Um craque! Um amigo sempre humilde espalhando sua sabedoria, seu conhecimento, sempre fortalecendo as agências de publicidade, sempre construindo o ecossistema publicitário, sempre prestigiando o talento. Octavio Florisbal foi um cavalheiro, um brilhante profissional de mídia, um líder marcante na Globo.”
Em 1982, Florisbal foi convidado a estruturar o departamento de marketing da Globo, uma posição que lhe permitiu criar um canal de comunicação eficiente entre a área comercial e os setores de programação, criação, produção e jornalismo. Sua liderança foi crucial durante os anos 90, quando, em meio a uma crise econômica, ele foi nomeado superintendente comercial da emissora, profissionalizando o modelo de comercialização dos espaços publicitários.
Clovis La Pastina, criativo, compartilhou uma lembrança pessoal que ilustra a humildade e a curiosidade de Florisbal: “Em 1997 ou 1998, ele convidou toda a equipe que estava desbravando aquela coisa de internet no McCann Worldgroup para um belo almoço na sede da Globo. Ele queria saber de tudo, como se tivesse seis anos de idade. Aquele senhor, humildemente, queria aprender com a gente. Naquele dia, comemos e bebemos do bom e do melhor. Mas quem se alimentou mesmo, foi ele.”
A dedicação de Florisbal à inovação e sua habilidade em adaptar-se aos novos tempos foram reconhecidas em 2009, quando recebeu o prêmio de Personalidade do Ano da Associação Brasileira de Propaganda. Sua contribuição foi fundamental para consolidar a Globo entre as maiores emissoras do mundo, tanto em audiência quanto em faturamento.
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) lamentou profundamente a perda do executivo, destacando que “a dedicação e competência de Florisbal deixam um legado no desenvolvimento da comunicação no país. Octávio Florisbal também teve importante contribuição social, ao deixar uma obra de assistência às crianças carentes, em especial, às com problemas mentais.”
Em 2002, Florisbal assumiu interinamente o cargo de diretor-geral da Globo, sendo efetivado em 2004. Durante sua gestão, que se estendeu até 2012, ele consolidou a emissora como uma das maiores do mundo. No ano seguinte, passou a integrar o Conselho de Administração das Organizações Globo, do qual fez parte até 2017.
Regina Augusto, diretora-executiva do CENP, destacou a importância de Florisbal para a indústria: “Durante mais de 25 anos acompanhando o mercado de publicidade, tive a honra de testemunhar a importante influência de Octavio, que contribuiu de maneira exemplar para o Cenp e para toda a indústria publicitária. Além de suas conquistas profissionais, o legado de Octavio é enriquecido pela sua gentileza, sabedoria e diplomacia.”
Nos últimos anos, já viúvo, Florisbal dedicou-se ao Instituto Helena Florisbal, fundado em homenagem à sua esposa, que promove assistência social a crianças em situação de vulnerabilidade. Sua vida foi um exemplo de compromisso com o próximo, tanto em sua carreira quanto em suas ações sociais.
Luciano Huck, apresentador e showrunner, também prestou sua homenagem, lembrando da importância de Florisbal em sua própria trajetória: “Deixo aqui meu carinho, gratidão e boas lembranças de Octavio Florisbal. Alguém que foi importante na construção da minha carreira na televisão. Confiou e acreditou no meu trabalho e na maneira como enxergo a vida e o mundo.”
O velório de Florisbal acontece na tarde desta quarta-feira, 14, no cemitério do Morombi.
Após 27 anos de atuação no Itaú, o ex-CMO Eduardo Tracanella volta ao mercado com o lançamento da consultoria Al.in...
O Resenha Digital, media tech voltada à conexão entre marcas e fãs do esporte no Brasil, anunciou a contratação de Fernando Chabariberi como head de novos negócios...
O SBT anunciou a saída de Leon Abravanel da Superintendência de Criação e Produção de Conteúdo...
Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.