A receita de ketchup com tomate foi inventada apenas em 1812, na Filadélfia, pelo James Mease. Sua receita apresenta um problema das anteriores, por conta da polpa de tomate, o produto era perecível, mesmo levando conhaque e outras especiarias.
A solução foi encher o produto de conservantes. (Vamos dizer que não foi a melhor decisão, já que sabemos que conservantes não fazem tão bem assim para o organismo). Os primeiros ketchup com conservantes continham altos níveis de alcatrão de hulha (para deixar ele mais vermelhinho) e benzoato de sódio (para prolongar a durabilidade). Você imagina o que aconteceu, esses produtos foram comprovados como prejudiciais para à saúde.
Adivinha quem surgiu nessa época e veio para transformar a vida do ketchup?
HEINZ
Heinz veio para mudar o mundo dos conversantes daquela época e acreditava na regulação alimentícia. Ao invés de usar aditivos que faziam mal para à saúde, em sua receita de ketchup, ele pregava o uso de tomates mais maduros e o uso de uma grande quantidade de vinagre que ajudaria na conservação do produto.
Sua mudança trouxe sucesso para a marca Heinz. Assim, quando eles entraram no processo de produção industrial nada poderia parar a empresa.
Depois disso o crescimento do ketchup e sua globalização foi acelerado. Hoje em dia, muitas receitas de várias culturas levam o ketchup como condimento principal, e além disso o que seria da batata-frita, dos hambúrgueres, do cachorro quente, do pastel e muitos outros?