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O áudio vem se tornado um elemento fundamental para as campanhas publicitárias, já que traz experiências únicas e pessoais para cada ouvinte.
Adnews
19.11.2021
Não muito tempo atrás, copywriters juniores tiveram que se esforçar, começando de baixo e escrevendo anúncios de 60 segundos para rádio terrestre – uma tarefa que redatores experientes não queriam participar. Mas agora a criação de uma campanha de áudio não é um reflexo do baixo desempenho – é uma oportunidade muito procurada para conectar sua marca em vários mundos sem tela.
Para criativos, a publicidade em áudio é uma forma de criar experiências únicas para o ouvinte. Você não está projetando para telas, você está projetando para viagens, sessões de limpeza nas manhãs de sábado e festas em telhados. Você está construindo pontes entre anfitriões de podcast e startups diretas ao consumidor. Conforme nosso futuro sai dos monitores, os criativos precisam pensar além dos pixels.
Os meios de publicidade de áudio digital (como escuta conectada em casa e anúncios de voz) oferecem um mundo de personalização e narrativa criativa que os canais lineares não podem se igualar.
A mídia social nos deu problemas de dependência de algoritmo e esperamos que a publicidade seja adaptada às nossas preferências e hábitos de escuta. A maleabilidade na produção auditiva abre as portas para oportunidades criativas. Para campanhas com mensagens urgentes, o áudio oferece soluções flexíveis para atualizações em tempo real. Dado o aumento da escuta doméstica, tal flexibilidade foi particularmente importante durante a pandemia, onde o áudio provou ser um veículo rápido e eficiente para mensagens em constante mudança.
Por exemplo, o Studio Resonate fez parceria com o Ad Council para criar campanhas de conscientização sobre mudança de máscara e atualizações de vacinas. O objetivo era atingir uma ampla gama de americanos e abordar um espectro de emoções em relação às vacinas.
“O áudio provou ser 36% mais memorável do que o vídeo, mas requer uma abordagem diferente”.
Ao considerar como abordar tantos públicos diferentes com um comunicado pró-vacina, exploramos percepções culturais por meio de “transculturação” para criar plataformas de mensagens que ressoaram. A transculturação envolve a adaptação de texto, música e referências culturais para garantir que as campanhas criativas repercutam no lugar correto. Você também pode entender melhor a transculturação por meio da trilha de Princípios Criativos do Studio Resonate (parte da plataforma de e-learning da SXM Media, AQ Academy). Descubra uma série de vídeos educacionais curtos, que abordam nuances específicas do áudio digital para inspirar a criatividade.
Toda marca é visual quando você está olhando para o logotipo, mas o que acontece quando você remove elementos visuais ou está tentando alcançar um público com deficiência visual? Enfatizar demais as comunicações visuais pode significar a morte para as marcas em um mundo onde estamos assistindo menos e ouvindo mais.
O som da sua marca pode fornecer uma oportunidade de se conectar com os espectadores em um nível emocional, ecoando com o seu público em momentos de ouvir podcast ou escapadas alegres realizadas por meio da música. Em um estudo com a Neuro-Insight, a Pandora descobriu que os anúncios de streaming de áudio na categoria de beleza têm níveis mais altos de repercussão e lembrança da marca quando comparados a outras mídias.
Isso convida a uma nova dimensão de criatividade e design, em que os ouvintes irão inconscientemente se pintar na cena que está sendo ilustrada em suas mentes. O áudio provou ser 36% mais memorável do que o vídeo, mas requer uma abordagem diferente. E os criativos devem ficar entusiasmados com isso. Os redatores podem criar cenas ilustradas por design de som, que usa o tempo, ao invés do espaço. A natureza íntima auditiva oferece oportunidades envolventes e cativantes por meio do design de som espacial para atrair os ouvintes para a sua cena. Os designers também devem avaliar como a paleta sônica é consistente com a linguagem visual nas diretrizes da marca.
Embora o áudio possa parecer um novo meio para alguns criativos, é uma habilidade adjacente ao que você já está fazendo. Você pode encontrar mais detalhes sobre como escrever para marcas visuais e o poder da escuta 3D na trilha de princípios criativos da AQ Academy.
À medida que nos ajustamos a vidas híbridas e planos de mídia flexíveis, o áudio deve ser considerado uma oportunidade para aprimorar e fortalecer as campanhas com fluidez. Um pensador inventivo integrado precisa pensar mais do que apenas incorporar o social em sua campanha.
A experiência conectada deve unir tudo, desde a escolha do artista de voz no comercial de TV até a música em espera na linha de atendimento ao cliente. Como criativos, é nossa responsabilidade conectar esses pontos e trazer oportunidades inovadoras para nossos clientes.
As aplicações do mundo real da estratégia sônica convidam a possibilidades infinitas de engajamento, narrativa e diversidade nas mensagens. Se você está planejando uma ativação experiencial para a “grande reabertura”, espero que o design de som tenha sido incorporado a ela, mas você mapeou a jornada sônica do cliente? Onde estão seus pontos de contato de marca e o que há na sacola de brindes sônica? Como você garantirá que isso seja inclusivo para todos os participantes? Fundamentalmente, como você está usando o som para aprimorar a experiência de sua campanha?
Uma prática de publicidade auditiva bem elaborada convidará o público a dançar entre as cenas dentro de suas mentes, os levará a uma jornada emocional e os levará a sentir algo em resposta. A melhor publicidade em áudio não é sobre os ouvidos, mas sobre o que há entre eles.
Texto traduzido do portal Adweek.
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