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Adnews
14.03.2025
O Publicis Groupe conquistou a conta de mídia e dados da The Coca-Cola Company nos Estados Unidos, anteriormente gerida pela WPP, de acordo com informações divulgadas pelo site da revista Adweek.
O resultado veio após a Coca-Cola realizar uma revisão competitiva a portas fechadas com os dois holdings, conforme noticiado pela Adweek na semana passada.
Isso significa que uma parte crucial dos negócios da Coca-Cola mudará para o concorrente da WPP, cinco anos depois de a holding britânica ter vencido a concorrência e assumido a conta global integrada da empresa de bebidas, avaliada em aproximadamente US$ 4 bilhões. Na época, o Publicis foi o segundo colocado.
A revisão atual focou exclusivamente na área de planejamento e compra de mídia nos Estados Unidos, onde a Coca-Cola investiu cerca de US$ 785 milhões em mídia em 2024, segundo a COMvergence.
Para o Publicis Groupe, essa vitória reforça seu crescimento no setor de mídia, onde a holding vem acumulando sucessos recentes, incluindo as contas da Pfizer e da Hershey’s. Esse desempenho levou o grupo a aumentar suas projeções de receita para 2024 duas vezes ao longo do ano.
Embora a maior parte dos negócios da Coca-Cola com a WPP esteja nas áreas de criação e produção, a perda da conta de mídia representa um revés significativo para a holding britânica, que conta com sua rede de mídia, GroupM, para impulsionar sua recuperação. As ações da WPP caíram no final de fevereiro, após a empresa reportar resultados abaixo do esperado para 2024 e prever um crescimento estável ou negativo para 2025.
A WPP havia conquistado a conta global da Coca-Cola em 2020, criando uma agência exclusiva chamada Open X para atender à marca em mais de 200 países.
Na época, a Dentsu também foi selecionada como um parceiro de mídia complementar, fornecendo “capacidades diferenciadas” em alguns mercados da Ásia. Além disso, a Coca-Cola estruturou um “roster estratégico de código aberto” que, segundo a empresa na época, seria responsável por um terço de todo o trabalho de marketing, incluindo agências do Publicis e do IPG.
De acordo com seu relatório Form 10-K enviado à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), a Coca-Cola investiu US$ 5,15 bilhões em publicidade globalmente em 2024, um aumento em relação aos US$ 5 bilhões de 2023 e aos US$ 4,32 bilhões de 2022.
A Coca-Cola registrou uma receita líquida de US$ 47,1 bilhões em 2024, um crescimento de 3% em relação ao ano anterior, e projeta um aumento orgânico de receita entre 5% e 6% para 2025.
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