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Análise da BrandLovers com mais de 2.300 conteúdos produzidos por 1.500 criadores de conteúdo no Instagram e TikTok aponta que o marketing de influência precisa deixar de ser uma aposta…
Adnews
23.06.2025
Análise da BrandLovers com mais de 2.300 conteúdos produzidos por 1.500 criadores de conteúdo no Instagram e TikTok aponta que o marketing de influência precisa deixar de ser uma aposta criativa para se consolidar como um canal estratégico e mensurável.
A partir de 17 campanhas analisadas nos últimos três meses, a empresa identificou padrões de desempenho que ajudam a entender o que funciona ou não na colaboração com creators. Segundo os dados, criadores que já participaram de campanhas anteriores apresentam melhores resultados do que estreantes.
“O marketing de influência cresceu, mas ainda precisa amadurecer na hora de tratar esse canal com o mesmo rigor aplicado a qualquer outra frente de mídia. Não dá mais para operar nesse canal com achismo ou só com carisma. Os dados estão aí para mostrar que influência também é ciência e que quem souber usá-la com inteligência vai sair na frente”, afirma Rapha Avellar, CEO e fundador da BrandLovers.
Entre os principais achados do levantamento estão:
Horário da publicação influencia alcance
Apesar de a maioria dos posts serem publicados entre 20h e 23h, o pico de visualizações ocorre entre 12h e 15h. Conteúdos publicados às 13h no Instagram geram, em média, 2.791 visualizações, contra 1.925 às 20h — uma diferença de 45%.
Recontratação melhora desempenho
Creators que retornam para novas campanhas apresentam, em média, 54% mais visualizações por seguidor e um custo por visualização (CPV) 9% menor. O engajamento é mais consistente em 80% das ativações subsequentes, e o número de ajustes solicitados pelos clientes diminui de 20% para 17%.
Faixa intermediária de seguidores é mais eficiente
Criadores com entre 20 mil e 70 mil seguidores apresentam o menor CPV do Instagram e melhor desempenho em visualizações por seguidor, engajamento e taxa de conversão. Mesmo representando apenas 12% da base ativa, respondem por 34% das recontratações.
Geração e frequência influenciam performance
Creators entre 18 e 24 anos lideram em visualizações quando postam mais de três vezes por semana, com ganho de até 15% por conteúdo. Já os perfis de 25 a 34 anos têm os melhores índices de engajamento, com interações mais qualificadas.
“Mesmo com essa diferença de impacto bem definida entre faixas etárias, variáveis como idade e frequência de postagem seguem subaproveitadas nas decisões de casting, o que representa uma oportunidade clara de otimização”, alerta Avellar.
Segundo ele, os dados mostram que é possível tornar campanhas mais relevantes e previsíveis. “Com esses insights em mãos, a gente liberta os creators do improviso e ajuda as marcas a construir campanhas mais relevantes, mais estratégicas e mais previsíveis. É a concretização da mídia programática de influência ganhando forma”, conclui.
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