Sherpa42 revela tendências dos festivais

A Sherpa42, agência de experiential marketing, em parceria com o Mapa dos Festivais, divulgou uma pesquisa que aponta tendências emergentes no cenário de festivais no Brasil. O estudo destaca o…

Adnews

03.04.2025

Sherpa42 revela tendências dos festivais

A Sherpa42, agência de experiential marketing, em parceria com o Mapa dos Festivais, divulgou uma pesquisa que aponta tendências emergentes no cenário de festivais no Brasil. O estudo destaca o crescimento de eventos fora das grandes capitais e o fortalecimento de festivais de pequeno porte e de nicho. O levantamento também traz dados sobre o perfil dos frequentadores, incluindo motivações, gostos e preferências.

“Para nós da Sherpa42, é super importante esse tipo de iniciativa porque corrobora com discussões super interessantes com nossos clientes e informações relevantes de como podemos trabalhar com esses dados para aplicar no nosso dia a dia”, afirma João Ribeiro, CEO da Sherpa42. A agência foi responsável pelas ativações de experiential marketing para Red Bull e Smirnoff durante o Lollapalooza Brasil 2025.

A pesquisa, desenvolvida pelo Mapa dos Festivais e Walk the Talk e divulgada durante o Sherpa42 Camp, registrou a realização de 364 festivais em 2024, um aumento de mais de 20% em comparação com 2023. O preço médio dos ingressos foi de R$ 375,40. Os festivais multigênero representaram 49,9% do total, seguidos por festivais de rock (13,3%) e eletrônica (9,4%).

João Ribeiro, Leonardo Duarte, Cindy Feijó, Lindsay Stefani,Camila Zana durante o Sherpa42 Camp (Crédito: Sullen Scanavini)

O estudo também identificou mudanças no formato dos festivais, com um aumento de eventos realizados em tours, cruzeiros e regiões fora dos grandes centros urbanos. Em 2024, 2.983 artistas se apresentaram em festivais, com uma média de 8,2 artistas por line-up. Os artistas mais presentes foram Péricles, Nando Reis, Ferrugem, Menos é Mais, Pitty, Sorriso Maroto, Matuê, Dilsinho, Belo e Veigh.

A diversidade de público nos festivais inclui diferentes faixas etárias, classes sociais, gêneros e etnias. A pesquisa apontou que a infraestrutura é o fator mais relevante na escolha de um festival, superando a presença do artista preferido e o preço dos ingressos.

“Os festivais têm se transformado para atender novos perfis de público e demandas do mercado. A pesquisa nos permite entender melhor essas mudanças e aplicar as conclusões em projetos futuros”, comenta Ribeiro.

Para ter acesso ao resumo da pesquisa, basta acessar este link.

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24 | Disney promove experiência imersiva durante finais de Wimbledon | Como Enfrentar Momentos de Juros Altos e Proteger Seu Negócio | PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana | Mills adquire operação de locação de equipamentos da Next Rental