Brooksfield Donna cresce 64% no e-commerce com estratégia omnicanal
A Brooksfield Donna registrou um aumento de 64% no faturamento do e-commerce no comparativo de janeiro a julho de 2025, frente ao mesmo período de 2024
O WhatsApp ultrapassa um bilhão de usuários ativos por dia. E essa plataforma poder ser um recurso incrível para ações de marketing para WhatsApp. Os dados de audiência refletem a…
Adnews
26.07.2021
O WhatsApp ultrapassa um bilhão de usuários ativos por dia. E essa plataforma poder ser um recurso incrível para ações de marketing para WhatsApp.
Os dados de audiência refletem a notoriedade do aplicativo e, além disso, permitem pensar que este aplicativo de mensagens instantâneas pode ser a oportunidade perfeita para se conectar com o público-alvo.
Mas dá para fazer marketing digital neste aplicativo? A resposta é sim. O marketing no WhatsApp é uma estratégia que cada vez mais empresas utilizam para realizar promoções, campanhas de fidelização de clientes, para promover a comunicação corporativa, etc.
Sem dúvida, é uma tendência crescente de marketing pelo baixo custo e pelos bons resultados que pode trazer às empresas .
A seguir, convidamos você a descobrir tudo sobre o WhatsApp Marketing: O que é, principais vantagens, como criar uma estratégia e algumas dicas para colocá-la em prática, acompanhe!
WhatsApp Marketing, como o próprio nome sugere, é uma estratégia de marketing que se realiza através deste aplicativo móvel.
Esta estratégia consiste em aproveitar uma das suas principais características, as mensagens instantâneas .
Normalmente, as estratégias de WhatsApp Marketing incluem dois tipos de ações principais: comunicação com o público e envio de conteúdo valioso.
Este aplicativo móvel não foi originalmente planejado para desenvolver estratégias de marketing.
Porém, seu grande sucesso entre as pequenas, médias e grandes empresas, impulsionou a empresa a lançar uma versão mais comercial.
O WhatsApp Business, um app que facilita a interação com o público, que oferece ferramentas para automatizar o WhatsApp, além de organizar e responder rapidamente às mensagens do público.
À primeira vista, os dois aplicativos são praticamente os mesmos. No entanto, o WhatsApp Business também inclui:
O WhatsApp Business permite editar o perfil em um nível mais avançado e definir as principais características do seu negócio, tais como: nome, tipo e descrição do negócio, endereço, horário, site, e-mail.
Permite que você crie respostas automatizadas, para responder aos seus clientes sem ter que responder você mesmo. Suas mensagens automatizadas incluem:
O WhatsApp Business oferece uma seção de análise, onde inclui métricas de desempenho para nossas ações de marketing.
Essa seção, aliada aos OKRs definidos para a estratégica macro, podem trazer insights relevantes para a ação.
Podendo interpretar se as estratégicas estão corretas ou então se precisam de algumas correções.
As vantagens do marketing no WhatsApp são as seguintes:
O usuário geralmente confia no aplicativo e no conteúdo publicitário que recebe por meio dele, especialmente se tiver o remetente salvo em sua lista de contatos.
Por isso, em muitas ocasiões, as campanhas realizadas no WhatsApp são feitas apenas com aqueles usuários que têm a empresa em seus contatos, com o objetivo de aumentar a eficácia.
A frequência de uso do WhatsApp é, sem dúvida, muito maior do que a de outros aplicativos móveis. Pense nisso! Quantas vezes você usa Facebook, Instagram, Twitter ou LinkedIn? E o WhatsApp? É inquestionável que a frequência de uso é muito maior neste último.
Embora a cada dia mais empresas utilizem o WhatsApp para implementar sua estratégia de marketing, ainda são poucas. A competição em relação a outras plataformas é muito baixa e isso pode fazer sua estratégia ganhar bastante força.
Podemos verificar o sucesso da entrega de conteúdo graças ao duplo check azul e o sucesso da campanha graças às respostas dos usuários. Comparado a outras plataformas e aplicativos, medir o sucesso da estratégia no WhatsApp é bastante simples.
A aplicação permite o envio de conteúdos em diversos formatos: desde vídeos (vídeo marketing WhatsApp), gifs, imagens e textos promocionais.
Siga estas etapas a seguir:
Criar um banco de dados é vital para implementar qualquer estratégia de marketing, não é diferente com o WhatsApp. É importante que esta base de dados seja segmentada para que os diferentes tipos de clientes sejam muito claros na condução das campanhas.
Que campanha você vai realizar? Qual é o seu objetivo? Como você vai se comunicar? Você vai criar grupos?
Trabalhe na estratégia e na mensagem pelo tempo que precisar, pois isso é fundamental no Marketing do WhatsApp.
É hora de selecionar as imagens ou vídeos que irão acompanhar a mensagem de texto. Você pode enviar conteúdo multimídia que facilite a comunicação com o usuário. Além disso, esse conteúdo costuma ter mais sucesso com o público.
Agora você pode enviar a campanha. O envio pode ser feito manualmente, ou seja, contato a contato, ou em massa. A seleção de um método de envio ou outro dependerá do número de destinatários.
Aqui estão algumas dicas para aproveitar ao máximo o Marketing do WhatsApp:
Com a função de pagamentos via WhatsApp, com opções de débito ou crédito com diversas bandeiras de cartão, é possível facilitar o atendimento aos clientes e todo a sua jornada de compra.
Para melhorar seu atendimento pós-venda, é recomendável que você utilize o WhatsApp para atender seus clientes em tempo real.
Inclusive para melhorar o atendimento de pré-venda, sanando possíveis dúvidas. O chat perfeito para uma estratégia de fidelização de clientes!
O WhatsApp permite que você crie grupos para fazê-los e usá-los corretamente. Você pode criar grupos para organizar eventos, responder a perguntas sobre um produto ou serviço e assim por diante.
Crie textos de negócios bons, curtos, claros e bem escritos.
É aconselhável que esses textos vão na mesma mensagem, ou seja, que você os envie separados em parágrafos ao invés de enviá-los em mensagens diferentes, para que o usuário encontre apenas uma notificação.
Aproveite o conteúdo multimídia e acompanhe seus textos com imagens, vídeos, gifs, emojis, etc. Eles ajudarão a tornar sua campanha muito mais visual e dinâmica!
Para realizar campanhas de sucesso no WhatsApp, use todas as ferramentas do WhatsApp, por exemplo: coloque uma boa imagem de perfil, envie a localização exata para que os usuários saibam onde está o seu negócio, faça uso do status do WhatsApp (semelhante aos Stories do Instagram porque só podem ser visualizado por 24 horas), automatizar o WhatsApp para responder aos clientes e assim por diante.
Gostou das dicas para fazer uma campanha de marketing digital no WhatsApp? Conta pra gente o que achou nos comentários abaixo.
A Brooksfield Donna registrou um aumento de 64% no faturamento do e-commerce no comparativo de janeiro a julho de 2025, frente ao mesmo período de 2024
Criativo com mais de 20 anos de experiência reforça grupo de ECDs liderado por Rafael Urenha
Criativo reforça liderança da agência após passagens por McCann, Africa, Nubank e AKQA