Skip to main content

Na próxima terça-feira, dia 24 de Janeiro, no Centro Cultural de São Paulo, acontece a cerimônia do Prêmio Brasil Criativo, chancelado desde 2014 pelo Ministério da Cultura como premiação oficial da economia criativa no País. A iniciativa, que já contou com o apoio institucional da Unesco, é realizada pela World Creativity Organization (WCO), comunidade internacional que atua para fomentar o valor da criatividade como matéria-prima para o desenvolvimento econômico sustentável.

O prêmio chega em sua quarta edição como o principal reconhecimento aos empreendedores e negócios criativos brasileiros nas áreas de Arquitetura, Arte Urbana, Artesanato, Audiovisual, Criação de Conteúdo, Design, Games, Gastronomia, Moda, Música, Publicidade, Startups e Tecnologia, além da consagração especial para Líderes, Comunidades e Territórios Criativos.

Na véspera do aniversário da cidade de São Paulo e já conectado com as ações de pré-Carnaval da capital paulista, o Brasil Criativo terá apresentação artística do Bloco Afro Ilu Oba de Min e da cantora, atriz e ativista indígena Kaê Guajajara.

Lucas Foster, idealizador e curador do Prêmio Brasil Criativo, afirma:

“A cultura e a criatividade são extremamente potentes sob o ponto de vista de desenvolvimento social e econômico. Não por acaso, a economia criativa dialoga com os mais diversos setores. O Prêmio Brasil Criativo nasceu do sonho de mostrar que a criatividade faz parte da essência do povo brasileiro e para reconhecer essa nova geração de empreendedores criativos que estão ajudando a transformar os mercados e o País.”

Confira o vídeo de apresentação da premiação:

O júri da atual edição é composto por 37 personagens importantes nas mais diversas áreas de atividade ligadas com a economia criativa. Entre eles, nomes como Alexandre Gibotti (ABAP), Aline Torres (Prefeitura de São Paulo), Edson Leite (Gastronomia Periférica), Bernardo Mendes (Druid), Felipe Cuvero (D’OM), Graça Cabral (SPFW), Luiz Serafim (3M), Miriam Lerner (Bazar da Cidade), Monique Evelle (Inventivos), Ronaldo Fraga e Rafaela Lotto (Youpix).

A atual edição do Prêmio Brasil Criativo é apresentada pela 3M, com patrocínio do SEBRAE, apoio da Secretaria da Cultura de São Paulo, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo, Progen e Fórum Nacional de Cultura, parceria institucional da CriaBrasilis, organização da Elo 3 e realização World Creativity Organization.

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!