Skip to main content

Com as pessoas estão cada vez mais conectadas e o uso de smartphones e outros dispositivos como parte da rotina, o VPN para Android está se popularizando por garantir a privacidade e facilitar acesso a conteúdo restritos geograficamente.

No Brasil, são cerca de 424 milhões de dispositivos digitais ativos e que possuem capacidade de conexão. Com isso, o uso de VPN para Android vem crescendo, já que muitos deles contam com esse sistema operacional.

O que é o VPN para Android?

O VPN é uma rede segura de conexão que pode ser usada para que suas informações não fiquem vulneráveis na internet.

Ele é usado nesse sistema operacional e cria um túnel de comunicação fazendo com que os dados não sejam desviados no caminho. Além disso, oferece um recurso que permite mudar sua localização virtual. Dessa forma consegue acessar conteúdos que são restritos geograficamente.

A rede de conexão para Android está disponível para esse sistema operacional e por isso possui compatibilidade de funcionamento.

Aplicativos VPN para Android

No mercado existem diferentes aplicativos de VPN para Android a disposição, porém, nem todos são bons. Alguns reduzem a velocidade de conexão e outros não são tão seguros. Para que possamos escolher um que realmente seja eficiente, separamos alguns como sugestão.

Private Internet Access – PIA

Foto: Divulgação/Private Internet Access – PIA

O PIA é um aplicativo bastante usado que conta com ótimos recursos. Ele possui código aberto que pode ser inspecionado, atualizações constantes e largura de banda ilimitada.

Com ele é possível navegar sem perder velocidade e a configuração é instantânea. É possível também que proteja sua privacidade usando a extensão VPN do Chrome. Isso porque, além do aplicativo completo, conta com versões para navegadores.

TunnelBear VPN

Foto: Divulgação/TunnelBear VPN

Esse é outro aplicativo para quem conta com o Android. Um dos motivos para isso é sua simplicidade. Ele tem uma interface simples e com apenas alguns cliques ele se conecta e só é preciso escolher o país. Ele conta com uma versão gratuita e outra paga.

ZenMate

Foto: Divulgação/ZenMate

Esse app também preserva a privacidade, assim como os demais. Seu diferencial está em relação a simultaneidade. Ele pode ser usado em até 15 dispositivos ao mesmo tempo, algo que a grande maioria não permite.

Express VPN

Foto: Divulgação/Express VPN

Esse VPN para Android também está disponível para outros sistemas operacionais como MAC, iOS, Windows e Linux. É possível usar 97 localizações diferentes em 78 países. A versão disponível é paga, porém, existe como testar por um período de 30 dias.

Avast! SecureLine VPN

Foto: Divulgação/Avast! SecureLine

A Avast é conhecida por seus antivírus que garantem segurança aos usuários. Entretanto também possui o seu VPN. Pode ser usado em dispositivos móveis com o Android e computadores e garante a proteção da segurança e privacidade dos usuários.

Proton

Foto: Divulgação/Proton

Esse app é disponibilizado pela Proton Technologies, empresa conhecida por seu e-mail criptografado. Para quem deseja esconder o IP dos dispositivos, essa função é realizada muito bem. O recurso Secure Cure entrelaça a conexão com diferentes servidores antes de enviar à rede Próton.

Surfshark VPN

Foto: Divulgação/Surfshark

A sua intenção é disponibilizar uma camada a mais de proteção nas conexões e criptografar os dados, algo que já se espera de uma VPN. Alguns recursos adicionais fazem parte dele, como bloqueio de propagandas e rastreios e malware. Só possui versão paga que pode ser adquirida mensalmente ou com valor reduzido com o pacote semestral.

Betternet

Foto: Divulgação/Betternet

Esse app de VPN para Android é conhecido pela sua velocidade, permitindo uma navegação rápida e sem travamentos. Uma desvantagem é que não permite escolher o servidor, isso é feito automaticamente. Entretanto, consegue remover anúncios e rastreadores das páginas visitadas.

Existem opções de VPN para Android, mas na hora de escolher é preciso entender o que oferece os melhores recursos com valores acessíveis.

Leave a Reply