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Spotify, maior serviço de streaming de áudio do mundo, acaba de divulgar o novo ‘Culture Next’, relatório que revela três tendências de consumo da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010). Os dados apontam que o público jovem teve um aumento de 76% no consumo de músicas e podcasts no primeiro trimestre de 2023, em relação ao mesmo período no ano anterior. Na primeira metade do ano, a Geração Z ouviu mais de 560 bilhões de músicas e mais de 3 bilhões de episódios de podcasts!

O relatório apontou Mergulhos culturais, Fazendo escola e Cultura viral como as principais tendências deste ano, refletindo o aprofundamento das experiências culturais dos ouvintes por meio das imersões neste mundo, o impacto dos podcasts líderes no ramo da educação e a difusão de culturas locais por todo o globo, respectivamente.

Esses tópicos apresentam a busca da Geração Z por experiências mais profundas e significativas, com o desejo de romper a superficialidade que frequentemente encontram nas redes sociais. Nesse caminho, 78% dos ouvintes da Geração Z no Brasil apontaram o Spotify como um fator fundamental na promoção dessa imersão cultural.

Os diversos recursos da plataforma, incluindo mixes de músicas editoriais e personalizados, ao lado de ferramentas como o Match, Niche Mixes e DJ de inteligência artificial, permitem a descoberta e exploração de novos estilos musicais. Desde o lançamento do DJ de IA, em fevereiro deste ano, a Gen Z já escutou mais de 1,5 bilhão de minutos de música e recomendações em todo o mundo. Além disso, esse público teve um papel fundamental na criação de conexões mais profundas com amigos, representando cerca de 58% de todas as playlists Match compartilhadas no Brasil no primeiro semestre deste ano.

Paralelamente, a crescente popularidade dos podcasts em território nacional no último ano fez com que a Geração Z explorasse uma variedade de categorias, incluindo Crime e Suspense, que teve um aumento de 111% na audiência, e Ciência, na qual os jovens tiveram um aumento de 84% no interesse pelo tema. Além desses dois assuntos, a categoria de Esportes teve um crescimento de 67% na audiência.

Outro meio para avaliar o engajamento são as taxas de conclusão, que é quando os usuários permanecem até o fim da música ou episódio. No seguimento dos podcasts, as taxas de conclusão para a categoria Humor superam os 80%.

No Brasil, a Geração Z desempenhou um grande papel no cenário de streaming de podcasts no Spotify durante o primeiro semestre de 2023. Com mais de 148 milhões de transmissões, houve um crescimento significativo de 68% em comparação com 2022. Grande parte disso se deve aos podcasts educacionais, uma das categorias mais buscadas pelos jovens e que transformaram os métodos de aprendizado. No Spotify, as horas de escuta na categoria de Educação pela Geração Z aumentaram em 80% quando comparadas ao ano anterior. É importante destacar que mais de 77% dos ouvintes dessa parcela da população brasileira acredita que os podcasts oferecem ensinamentos sobre tópicos que eles desejariam ter aprendido na escola.

Ainda no Brasil, 75% dos membros da Geração Z acreditam que “as tendências virais aceleram a evolução da cultura como nunca antes. A capacidade de acompanhar essas tendências é crucial para essa geração, mesmo diante da enorme quantidade de conteúdo disponível. Consideravelmente, 40% das pessoas dessa faixa etária ouviu podcasts em velocidade acelerada no último ano, enquanto 58% acelerou a reprodução de músicas.

Esses indicadores mostram como a Geração Z está cada vez mais quebrando as fronteiras culturais. Seja por vontade própria, seja pelos fatores de globalização, ela demonstra 28% a mais de disposição para entender a música como um portal para outras culturas em comparação ao ano de 2021. Além disso, 86% dos membros da Geração Z afirmam que consumiram músicas e podcasts como uma maneira de explorar outros conhecimentos e novas experiências. É interessante observar que 72% da Geração Z revela apreço por músicas em outros idiomas, um aumento significativo também, em comparação a 2021.

 

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