Skip to main content

Um dos maiores icônicos da publicidade nacional, Duda Mendonça, morreu em São Paulo aos 77 Anos, de acordo com pessoas próximas a ele. Duda estava internado no Duda Mendonça estava internado no Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo, desde junho. O publicitário deixa quatro filhos e a esposa, Aline Mendonça.

Foto: Reprodução

Vale destacar, que esta era a segunda vez no ano em que Duda ficou internado no hospital. Segundo a GloboNews, Duda tratava um câncer no cérebro e foi diagnosticado com Covid-19.

Até o momento, o Sírio-Libanês não confirmou a morte do publicitário devido a recomendações da família, que desde a internação, proibiu a divulgação de boletins médicos.

História na Política

Em 1975, Duda iniciou sua trajetória profissional, ao criar a agência DM9 Propaganda, atendendo a imobiliária na qual trabalhava. Logo após, o renomado publicitário se tornou sócio dos também publicitários Domingos Logullo e Nizan Guanaes, em 1988.

Mas Duda fez história no marketing político, ganhando fama como um dos maiores publicitários políticos da história do Brasil. Desde 1985, quando conduziu Mário Kertész para o cargo de prefeito de Salvador, usando um coração como símbolo, Mendonça construiu uma jornada importante na política brasileira. Anos após, o publicitário reformulou a imagem de Paulo Maluf (PP), levando o político à conquista da prefeitura de São Paulo.

Foto: REUTERS/Inacio Texeira

Um dos seus maiores trabalhos, foi na campanha eleitoral à Presidência da República vencida por Lula, em 2002, com o slogan “Lulinha, Paz e Amor”. Além disso, o publicitário também trabalhou em campanhas com Ciro Gomes (PDT), no Ceará, Miguel Arraes, em Pernambuco, Paulo Skaf (MDB), em São Paulo, e com o ex-primeiro-ministro de Portugal, Pedro Santana Lopes.

Confira também a nota de falecimento escrita por Fernando Barros, Chairman da agência Propeg:

Após o registro de seu falecimento na madrugada desta segunda-feira, 16, Duda Mendonça – ou ‘Sansão’ para os mais íntimos, deixa-nos com lembranças muito intensas de como foi sua vida. Entre alguns dos mais brilhantes publicitários brasileiros, Duda esbanjava de um indiscutível talento, especialmente para o Marketing Político.
Por muitos anos, em meio a todos nós, era ele quem melhor traduzia a linguagem de rua para as campanhas, o chamado ‘popular urbano’.
Sansão vivia próximo e no conforto de sua comunidade. Com uma diversidade de amigos invejável, ele acolhia a quem fosse com toda generosidade, seu coração era tão grande quanto sua casa – senão maior.
Em todas as campanhas das quais fez parte, foi o responsável por incluir os traços e trejeitos da gente brasileira – honrando e consolidando quem somos.
Duda fez escola, rompeu padrões e, sem dúvidas, aprendemos muito com ele – seja sobre a vida ou publicidade.
Sentimos sua partida, mesmo que permaneça sempre conosco.

Leave a Reply