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As retrospectivas de 2023 do Adnews não param. Desta vez, o repórter estagiário e amante de campanhas, arte e cultura pop que vos fala trará as principais ações de marcas que quebraram as barreiras da criatividade para servir conteúdos inovadores ao público. Vamos nessa?

 

Criatividade é hit!

SAM, a influencer mais pop que existe

Começando pelo mundo musical, este ano foi repleto de campanhas que agitaram os fones de ouvido dos internautas. Para começar, o mundo do pop ganhou uma nova estrela que roubou os holofotes para si. Não estou falando nem da Dua Lipa nem da Taylor Swift (mesmo que eu goste demais de ambas), mas da SAM, a influenciadora digital da Samsung.

A personagem conquistou os amantes de pop e K-pop com o single ‘Flip Your Way’, que representou os pilares da marca por meio da letra e da hashtag “DoWhatYouCan’t”. Em um videoclipe, a SAM vai atrás dos próprios sonhos, até mesmo os mais difíceis, para mostrar para si que ela é capaz. Além disso, o vídeo também serviu para promover o Galaxy Z Flip5, o celular dobrável da marca que atua como parceiro ideal da influenciadora, capturando o espírito livre e empoderado dela.

Você pode conferir (e aproveitar para dançar) como ficou esse hit dando play no vídeo abaixo:


Besouro Azul ou Azul Besouro?

Seguindo nessa linha de envolver uma grande marca com música, durante a divulgação do filme ‘Besouro Azul’, baseado no super-herói da DC de mesmo nome, a Warner Bros. Pictures, em parceria com a agência Fbiz, convidaram o Manoel Gomes, responsável pela música (e meme) ‘Caneta Azul’, para produzir uma versão “boa demaizê” do seu hit de sucesso.

Confira a música a seguir, mas com cuidado, pois ela gruda ma mente mais do que o escaravelho nas costas de Jaime Reyes, protagonista do filme.

Além do “Besouro Azul, Azul Besouro. O escaravelho que encontrou o seu tesouro” (eu avisei que ficava na mente), a Warner também divulgou o filme, que conta com astros como Xolo Maridueña, Susan Saradon e nossa querida Bruna Marquezine (é do Brasil sil sil), nas estações de metrô de São Paulo e nas empenas do Leblon em Rio de Janeiro, em uma parceria com a JCDecaux.

 

EU VOU TOMAR UM TACACÁ!

Saindo de uma música que gruda na mente para outra, um dos sucessos de Joelma, ‘Voando pro Pará’, ganhou uma nova vida após uma fã da cantora viralizar com uma paródia. Nessa versão do hit, Lorena Pierra canta o verso “Eu vou tomar um tacacá, dançar, curtir, ficar de boa”, substituindo a palavra “tacacá” por “guaraná”.

Após a repercussão, o refrigerante mais “Coisa Nossa” do Brasil, Guaraná Antarctica, fez um clipe, em parceria com a agência Soko, trazendo a própria Joelma para cantar o refrão com uma nova coreografia e um figurino especial para a ocasião.

Confira o vídeo e tente não se empolgar com o ritmo que agitou não somente o Pará, mas todo Brasil (desafio impossível, eu sei).

Os memes também ajudaram a reviver o hit, principalmente por conta de um viral onde, com o uso de inteligência artificial, fizeram a voz do Mc Poze do Rodo cantar a música. Apesar de não ter gostado no início, o cantor entrou na brincadeira após um tempo, até mesmo cantando em seus shows.

 

Interatividade com o público 

Haikenen? Aineken? Haignen? Ah não, é Heineken mesmo!

Já que estamos falando sobre bebidas populares, por que não seguir nessa mesma linha para comentar sobre a celebração dos 150 anos da Heineken?

Em uma ação durante a final da Liga dos Campeões da UEFA, o narrador e os comentaristas da TNT Sports brincaram um pouco com as pronúncias variadas da marca de cervejas.

A campanha bem sucedida explorou exatamente o que a empresa buscava, que era chamar a atenção para as diversas formas as quais a bebida é chamada e consumida, mas ressaltar como ela está ligada ao bom humor e aos momentos de descontração.

Assista a campanha abaixo:

A fim de reforçar o comprometimento da marca com esses momentos, ela atuou em colaboração com o cientista comportamental Chris Brauer para criar o ‘Goof Times Index’, um modelo de avaliação de vendas e, principalmente, de momentos bons que a Heineken proporcionou em mais de 190 países.

 

Uma Skol gelada ou um desafio misterioso?

Falamos da verdinha, então agora está na hora de falar da amarelinha que desce redondo. A Skol também inovou suas campanhas neste ano, trazendo a trend de desafios das redes sociais para a vida real.

Utilizando painéis eletrônicos instalados em pontos de ônibus, a marca exibia mensagens em tempo real, incentivando quem estivesse aguardando o ônibus a cumprir desafios divertidos para ganhar uma Skol geladinha (o que deve ter refrescado bastante os brasileiros que estavam sofrendo com o calor *risos nervosos*).

Veja os dois desafios abaixo:

A campanha, coordenada por influenciadores como Jeferson Augusto, Tupiniqueen, Larissa Gloor e Lore Rufis, atingiu um resultado semelhante ao da Heineken o qual aproveitou da leveza e a descontração típica dos brasileiros e, nesse caso, da filosofia da própria Skol.

 

Criança também é protagonista!

Do tijolão ao carro voador

Dell Technologies foi responsável pela campanha ‘Building the Future’, que mostrou às crianças de diversas idades a evolução da tecnologia. Com filmes produzidos pela agência VMLY&R, a Dell e o CEO da 55PBX, Bruno Rodrigues, explicaram, por meio de uma abordagem lúdica, a trajetória das tecnologias, incluindo perguntas sobre como seria o futuro.

Assista a campanha e aproveite para apreciar essas fofuras conosco:

Ao ouvir respostas como carros voadores e transformações em extraterrestres, o próprio Rodrigues se encantou com a participação dos pequenos e compartilhou sua inspiração para entrar nesse ramo. Quando jovem, ele queria ser o Batman (eu também), revelando que gostaria de ajudar a vida das pessoas com o uso da tecnologia. Além disso, ele ressalta o telefone como um meio de conectar empresas e público, sendo um elo com muito potencial.


“Perguntinhas” que mudam o mundo!

Ainda nesse universo lúdico e divertido da infância (bateu saudades da minha), a Electrolux trouxe a campanha ‘Perguntinhas’. Trazendo crianças para questionar os adultos acerca dos hábitos diários associados à sustentabilidade (é impressão minha ou essas crianças estão cada vez mais espertas?). O objetivo é a conscientização sobre desperdício de alimentos e o incentivo ao uso de tecnologias das geladeiras Electrolux, que promete preservá-los por mais tempo.

E iremos novamente nos apaixonar por mais fofuras que encantaram as campanhas este ano.

 

Hey Barbie!

Ela é tudo! Isso mesmo, chegou a hora de falar sobre um dos maiores, se não o maior, movimento deste ano. Se ao fim de 2021 era comum ver pessoas vestidas de Homem-Aranha nos cinemas para assistirem ao fim da trilogia de Tom Holland, em 2023 o “código de vestimenta” foi mais livre, mas com apenas uma condição: muito rosa!

O filme dirigido pela Greta Gerwig e estrelado pela atriz fenomenal Margot Robbie gerou um movimento que transformou diversos setores da indústria. A exemplo disso, durante as últimas semanas de julho (época de estreia do filme), as buscas pela cor rosa em plataformas de venda aumentaram 500% em relação aos meses anteriores.

Mas se engana quem pensa que isso se restringiu somente ao vestuário. O setor alimentício também lucrou muito ao lançar produtos como frapuccinos e milkshakes que utilizavam a cor rosa, como foi o caso do Starbucks e do Bob’s. O Burger King, por outro lado, foi o parceiro oficial do filme, lançando combos especiais e um restaurante temático em homenagem à boneca que se transformou em um símbolo de celebração da força e do empoderamento feminino

Mas conta para nós, você se vestiu de rosa para ver Barbie? Porque eu, como um bom Ken, entrei na onda também!

 

Essa vai para quem calça 45… vezes 100.

Ativações, campanhas espontâneas e letreiros foram algumas das formas que vimos a criatividade ser explorada este ano, mas se teve “alguém” que soube chamar a atenção, com certeza foi a adidas. A marca de vestuário surpreendeu os moradores de Rio de Janeiro ao exibir uma versão exclusiva e gigante do tênis esportivo Adizero Adios Pro 3, posicionado sobre os Arcos da Lapa, para anunciar a Maratona do Rio. Já em São Paulo, quem ganhou destaque foi o clássico casual Superstar na versão XLG, que fiou na Avenida Paulista. As ações foram tão bem recebidas pelo público que deixaram um gostinho de quero mais, principalmente para as outras capitais do Brasil que não tiveram a mesma oportunidade que Rio e SP tiveram.

Essas foram apenas algumas das muitas campanhas de sucesso em 2023, mas infelizmente, assim como este ano, estamos encerrando essa retrospectiva por aqui! Tanto a equipe do Adnews quanto aquele que vos fala se divertiu muito ao longo de cada uma dessas que trouxeram muita inovação e criatividade para este ano. O único ponto negativo é que após tantas ações excelentes, ficamos mal acostumados e elevamos a nossa régua de qualidade para o ano que vem, o qual só podemos esperar campanhas ainda melhores para alegrarem nosso cotidiano.

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