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Atualmente, sabemos que a publicidade está cada vez mais ligada à tecnologia e inovação, pois é o meio em que todos estão inseridos. As pessoas estão mais conectadas, e por isso ocorrem cada vez mais transformações no mercado, o que para muitos é difícil de acompanhar. É preciso traçar boas estratégias. A Rise New York, primeira boutique de propaganda fundada por brasileiros em Nova York, nos Estados Unidos, surge com esse propósito. Trata-se de uma agência que foca na real necessidade do cliente, pratica a propaganda de forma inovadora e está totalmente inserida nas transformações motivadas pela tecnologia.

A boutique, que está no mercado desde 2018, foi criada a partir de um desconforto dos fundadores. Eles se sentiam incomodados com a forma como a propaganda estava sendo feita até então, alinhada à preceitos antigos. Dessa forma, como já atuavam no mercado internacional há mais de dez anos, com passagens em grandes agências, decidiram fundar a agência também fora do país.

Isso nunca foi um problema, pelo contrário. Um dos diferenciais da Rise é que ela surgiu em formato 100% digital, então sempre atendeu clientes em vários locais trabalhando com talentos do mundo inteiro, como Japão, México e Los Angeles (EUA). Hoje, levando em conta que alguns mercados necessitam de um time mais próximo, a agência conta com uma filial em São Paulo (SP), inaugurada no ano passado, e já faturou R$1,5 milhão em seu primeiro ano no Brasil.

“É muito comum as empresas e marcas chegarem para as agências e determinar o que que querem, quando na verdade, para os meninos, sempre foi mais entender realmente o problema do negócio, independente do segmento, explica Etienne Du Jardin, diretora de Operações da Rise, em referência à maneira como a agência conduz os seus atendimentos.

A ideia da agência é realmente fugir do comum. Existem muitas campanhas pontuais, focadas em só vender um produto ou serviço, e não de fato usar a propaganda para resolver um problema de negócio. Porém, segundo Etienne, quando a propaganda é pontual e não está dentro de uma plataforma criativa ou conceito maior, que una a marca com o mercado, as coisas ficam rasas. Além disso, com o apoio da diretora de Operações, que também é professora na disciplina de Empreendedorismo e Inovação, os fundadores tiveram uma ótima base de tecnologia, onde desenvolveram um processo que trabalha com squads.

Os squads são compostos por pessoas sênior, e assim vão crescendo, com especialistas e pessoas que se enquadram no problema do cliente. Por exemplo, para um item de beleza feminino, é montado um time de mulheres e pessoas que fazem uso desse tipo de produto, que estão diretamente inseridas naquele mercado.

Com o digital, internet e a interação de diversas gerações, o comportamento de consumo muda muito rápido. Por essa razão, a Rise tem uma área especializada que está sempre buscando essas inovações para que consiga identificar o que está vindo lá na frente e antecipar para os clientes.

Estamos sempre buscando o que está acontecendo em vários mercados, para que os clientes fiquem conhecidos não só por conta do produto ou serviço, mas sim para que sejam vistos como um ditador de tendências. Para manter uma marca totalmente no topo, gerando awareness positivos, ela precisa entregar inovação, precisa entregar o que ninguém está entregando, precisamos trazer inovação e tecnologia para tudo o que a gente faz”, destaca a diretora.

Alguns dos clientes com os quais a Rise já trabalhou são Endeavor, Neoway/B3, Riot Games, Microsoft e New Balance. O projeto mais recente é a campanha Respeita Sua Batida,feita para a WAAW by Alok, campanha composta por um filme, 33 vídeos e 18 peças editoriais que serão utilizadas nas plataformas digitais da marca. Juntas, elas buscam perpetuar a mensagem sobre respeitar o próprio caminho e a autenticidade de ser quem é.

Mercado publicitário internacional e prêmios

Em Nova York e nos Estados Unidos, de forma geral, as marcas acabam se alinhando com as agências quando a mesma tem uma entrada ou preocupação muito grande com negócio. As boutiques são parceiras do cliente, como se fizessem parte mesmo do negócio. O criativo brasileiro colocou o Brasil fora do país em um patamar criativo muito alto, então como criativo, sempre tivemos muito abertura para liderar esse tipo de projeto. Levamos essa criatividade, que já é reconhecida, como preocupação muito mais relacionada com o business”, destaca Etienne.

O importante é utilizar talentos que, remanejados, tenham relação com a necessidade. Na maioria das vezes, as agências tradicionais têm o mesmo time para tudo. Já deu para entender de onde vem o nome boutique, né? Além de chique, é um termo que ratifica o compromisso da agência, que carrega como princípios a diversidade, o alinhamento e a inovação.

Em 2020, quando o mercado estava começando a falar sobre NFTs, a agência fez a primeira exposição digital out of home do mundo, para vender artes de artistas independentes através de NFT, o que foi sucesso no Brasil. O case ganhou o prêmio de Inovação para OOH e de Campanha Local no The Drum Awards da Europa, no ano passado.

Além disso, a agência também ganhou nas categorias Best Small & Independent Agencies e Campanha do Ano de Agência Independente com o case Inumeráveis, pelo AdAge, nos Estados Unidos. Ela também conquistou a shortlist de Social & Influencer no Festival Internacional da Criatividade de Cannes 2023. Confira esses cases de sucesso abaixo:

#Memorial Inumeráveis

#Case Breaking the Fourth Wall (NFT)

* Com supervisão de Jéssica Bitencourt | Foto de capa: Etienne Du Jardin/Acervo Pessoal

 

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