Cantora, que faleceu nesta segunda-feira (8) por conta de um câncer no pulmão, atuou em campanhas publicitárias, emprestou sua voz e também teve músicas utilizadas por diversas marcas
A cantora Rita Lee, uma das maiores personalidades do rock brasileiro, faleceu na noite desta segunda-feira (8), aos 75 anos. Ela fazia tratamento contra um câncer no pulmão descoberto em 2021, e faleceu em casa, na companhia dos familiares. Ao longo de sua carreira, a cantora, compositora e multi-instrumentista conquistou o coração dos brasileiros com sua voz marcante e suas letras irreverentes, que abordavam temas como amor, sexo e liberdade.
Além da influência na música brasileira, Rita Lee também deixou sua marca no mundo da Publicidade e do Marketing. Suas músicas foram trilhas sonoras dos comerciais de marcas como Natura, Lança Perfume, Marisa e Riachuelo.
A primeira participação de Rita Lee em uma campanha publicitária está comemorando 54 anos neste mês. Foi em maio de 1969 que os Mutantes, grupo musical do qual ela fazia parte, estreavam uma campanha da Shell em jornais, no formato de quadrinhos. A mesma campanha também ganhou versão para a TV aberta, que você confere no vídeo abaixo.
Marcas que utilizaram músicas da cantora como trilha sonora de suas campanhas? Temos várias! Em 2021, por exemplo, a atriz Juliana Paes colocou uma peruca loira e incorporou toda a atitude de Rita Lee ao interpretar o hit ‘Lança Perfume’, sucesso dos anos 90, para o lançamento da coleção de inverno da marca de roupas femininas que leva o mesmo nome.
No mesmo ano, a Riachuelo colocou ‘Saúde’ como trilha sonora da campanha de lançamento da conta digital Midway, deixando bem clara a mensagem de liberdade de escolha.
Em 2022, a Marisa fez de ‘Chega Mais’ o tema da sua campanha de primavera, trazendo cor, movimento e personalidade, que também eram características fortes de Rita.
Mas, além das composições, Rita também tinha a voz marcante, e por isso foi convidada pela Natura para fazer a narração das campanhas de lançamento dos perfumes Luna Absoluta (2020) e Luna Confiante (2021). O tema das campanhas, #VivaSemVergonha, é muito bem representado nos textos e na atitude da cantora.
Rita Lee deixou um legado importante na música e na cultura brasileira. A escolha de suas músicas para trilhas sonoras de campanhas publicitárias ajudou a transmitir mensagens importantes de marcas que buscavam se conectar com o público de uma forma mais autêntica e verdadeira.
Com esta singela homenagem, celebramos o legado de Rita Lee e sua influência na sociedade. Suas músicas continuarão sendo ouvidas e suas letras, inspirando gerações futuras. Viva Rita!
Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.