Skip to main content

A Meta, detentora do Facebook, acaba de anunciar que seu novo aplicativo, ‘Threads’, entrará no ar nesta quinta-feira (6). O app já está disponível para pré-venda na App Store e será vinculado ao Instagram, mas a grande expectativa em torno da novidade é que o aplicativo promete rivalizar com o Twitter.

As capturas de tela do Threads mostram um painel semelhante ao app do passarinho e a Meta descreve o novo app como um “aplicativo de conversa baseado em texto”, deixando claro que Mark Zuckerberg não está para brincadeira e trazendo definitivamente ao mercado sua rivalidade com o dono do Twitter, Elon Musk.

No mês passado, a dupla fez postagens nas redes sociais concordando e realizar uma luta física, embora não esteja claro o quão sério os dois estivessem falando.

Enquanto isso, o Twitter anunciou que o popular painel do usuário, o TweetDeck, será incluído em um plano de acesso pago em 30 dias. A medida é o mais recente esforço do empresário de fazer com que os usuários paguem pelo Twitter Blue, o serviço de assinatura do Twitter. Já o aplicativo Threads, da Meta, deverá ser gratuito e não haverá restrições sobre quantas postagens um usuário pode ver, ao contrário do que também tem acontecido no Twitter.

“Threads é onde as comunidades se reúnem para discutir tudo, desde os tópicos de seu interesse hoje até o que será tendência amanhã”, informa a descrição na App Store.

Por ser um aplicativo Meta, o Threads também coleta dados do seu telefone, incluindo localização, compras e histórico de navegação.

Vários aplicativos que têm uma notável semelhança com o Twitter surgiram nos últimos anos, como o Truth Social e o Mastodon, de Donald Trump. Outro aplicativo semelhante, o Bluesky, afirmou ter visto um tráfego recorde após a decisão de Musk de restringir o número de tweets que podem ser visualizados, no último fim de semana. No entanto, o Threads pode ser a maior ameaça enfrentada pelo Twitter até o momento.

Mark Zuckerberg tem um histórico de pegar emprestadas ideias de outras empresas e fazê-las funcionar. O Reels, por exemplo, é amplamente visto como uma cópia do TikTok, enquanto o Stories se parece com o Snapchat. Além disso, o Threads fará parte da plataforma do Instagram, portanto, também estará conectado a milhões de contas. Ele não vai começar do zero, como outros possíveis rivais tiveram que fazer.

Embora Musk tenha sido elogiado em alguns setores por seu compromisso com a liberdade de expressão, ele também alienou uma parcela de usuários. Com isso, Zuckerberg espera poder afastar do Twitter um número suficiente de usuários desencantados para criar uma alternativa genuína. Seguimos ansiosos para ver o quanto essa disputa vai revolucionar as mídias digitais!

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.