Skip to main content

A greve dos roteiristas e atores, realizada desde o dia 2 de maio, se prepara para um movimento contra várias empresas da indústria dos videogames. De acordo com o Deadline, o Screen Actors Guild – American Federation of Television and Radio Artists (SAG-AFTRA) vai realizar uma votação para autorizar a greve, em busca de melhores condições salariais para os trabalhadores e proteção contra o uso de inteligência artificial.

“Mais uma vez, combatemos a ganância e o desrespeito dos empregadores. Mais uma vez, a inteligência artificial está expondo os nossos membros ao risco de redução das suas oportunidades de trabalho. E mais uma vez, a SAG-AFTRA enfrenta a tirania em nome dos seus membros”, comentou Fran Drescher, presidente do Sindicato.

A SAG-AFTRA está exigindo a inclusão de um médico nos sets para videogames, assim como nos bastidores de TV e cinema, a proibição de acrobacias ou outros trabalhos que forneçam risco à vida durante testes auto-gravados e proteções contra estresse vocal.

Os artistas de voz e captura de performance que dão vida aos personagens de videogame merecem um contrato que reflita o valor que trazem para a indústria multibilionária de jogos. A IA de voz e captura de performance já está entre os usos mais avançados: a ameaça está aqui e é real. Sem proteções contratuais, os empregadores estão pedindo aos artistas que participem involuntariamente na extinção de sua arte e meios de subsistência”, afirmou Duncan Crabtree-Ireland, diretor executivo nacional do Sindicato.

O SAG-AFTRA tem um contrato diferente com os principais fabricantes de videogames, incluindo empresas como Epic Games, responsável pelo jogo Fortnite, e Insomniac Games, do exclusivo Marvel’s Spider-Man para PlayStation. As empresas que podem enfrentar uma possível greve são Activision Productions Inc., Blindlight LLC, Disney Character Voices Inc., Electronic Arts Productions Inc., Epic Games, Inc., Formosa Interactive LLC, Insomniac Games Inc., Take 2 Productions Inc., VoiceWorks Productions Inc. eWB Games Inc.

Todos nós queremos um contrato justo, que reflita as relevantes contribuições dos artistas representados pela SAG-AFTRA em uma indústria que oferece entretenimento a bilhões de jogadores ao redor do mundo. Estamos negociando de boa fé e esperamos chegar a um acordo mutuamente benéfico o mais rápido possível”, constatou Audrey Cooling, porta-voz das empresas de videogame, em entrevista à CNN.

A diretoria nacional do Sindicato vai enviar aos membros uma votação para autorizar a greve, em preparação para suas próximas datas de negociação com 10 empresas de videogame signatárias. A votação começa nesta terça (5) e está prevista para encerrar no dia 25 de setembro.

Uma votação de autorização de greve bem-sucedida não inicia uma greve. Em vez disso, a autorização de greve permite que a diretoria nacional declare uma greve se as empresas de videogame não negociarem de forma justa com a SAG-AFTRA em benefício de seus membros. O Sindicato está lutando por uma linguagem protetora no contrato, que exigirá consentimento informado e pagamento apropriado pela criação e uso de réplicas digitais e para treinamento de sistemas de IA com as performances de nossos membros”, acrescenta Crabtree-Ireland.

* Com informações do Deadline e da CNN

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????