Skip to main content

A Samsung Electronics disse na última semana que faria um corte “significativo” na produção de chips depois de sinalizar uma queda de 96% pior do que o esperado no lucro operacional trimestral, à medida que uma forte desaceleração no mercado global de semicondutores piora.

A Samsung estimou que seu lucro operacional caiu para 600 bilhões de wons (US$ 455,5 milhões) em janeiro-março, de 14,12 trilhões de wons no ano anterior, em uma breve declaração preliminar de resultados. Foi o lucro mais baixo em qualquer trimestre em 14 anos. Em comunicado, a empresa disse:

“A demanda por memória caiu acentuadamente… devido à situação macroeconômica e à desaceleração do sentimento de compra dos clientes, já que muitos clientes continuam ajustando seus estoques para fins financeiros.”

O sinal de corte de produção é excepcionalmente forte para a Samsung, que disse anteriormente que faria pequenos ajustes, como pausas para reformar as linhas de produção, mas não um corte total. No entanto, a empresa não divulgou o tamanho do corte planejado.

O lucro do primeiro trimestre da Samsung ficou aquém de um Refinitiv SmartEstimate de 873 bilhões de wons, ponderado para analistas que são mais consistentemente precisos. Foi o menor desde o lucro de 590 bilhões de wons no primeiro trimestre de 2009, segundo dados da empresa.

Com a demanda do consumidor por dispositivos de tecnologia lenta devido ao aumento da inflação, os compradores de semicondutores, incluindo operadores de data centers e fabricantes de smartphones e computadores pessoais, estão evitando novas compras de chips e esgotando os estoques.

Analistas estimam que a divisão de chips da Samsung sofreu perdas trimestrais de mais de 4 trilhões de wons (US$ 3,03 bilhões), uma vez que os preços dos chips de memória caíram e seus valores de estoque foram reduzidos.

A receita provavelmente caiu 19% em relação ao mesmo período do ano anterior, para 63 trilhões de wons, disse a Samsung. A empresa deve divulgar resultados detalhados, incluindo divisões divisionais, no final deste mês.

Fique ligado aqui no Adnews! Por que pra gente, sair do óbvio, é tão óbvio quanto criar e transformar.