Skip to main content

O novo anúncio da Samsung mostrando uma mulher correndo alegremente com fones de ouvido sozinha no meio da noite pretendia ser uma celebração da liberdade das pessoas de se exercitarem quando quiserem. No entanto, a marca de eletrônicos está sendo criticada por não entender que essa liberdade não existe, principalmente para as mulheres.

https://www.youtube.com/watch?v=3lJkc6aBUnY

Chamada de “Night Owls”, a campanha global mostra uma mulher checando seu relógio Samsung Galaxy e saindo às 2 da manhã, onde ela coloca seus fones de ouvido e corre sozinha pelas ruas, muitas das quais parecem desertas. Ela encontra algumas pessoas, incluindo um ciclista em uma ponte.

Muitos criticaram imediatamente o anúncio, que começou a ser veiculado nos EUA no início deste mês nos formatos de 30 e 60 segundos, como insensível à segurança das mulheres. O anúncio da Samsung foi rotulado como desatento e ingênuo, provocando várias reportagens na mídia no Reino Unido, onde a executiva de marketing Sarah Everard foi estuprada e assassinada enquanto caminhava para casa no ano passado, e na Irlanda, onde a professora Ashling Murphy foi morta enquanto se exercitava em janeiro.

No entanto, a Samsung, embora se desculpe, parece não ter planos de alterar ou remover o comercial. O comercial foi criado pela Ogilvy . Um representante da loja não retornou um pedido de comentário. 

A Samsung divulgou um comunicado sobre suas intenções com o anúncio.

“A campanha ‘Night Owls’ foi projetada com uma mensagem positiva em mente: celebrar a individualidade e a liberdade de se exercitar a qualquer hora. Nunca foi nossa intenção ser insensível às conversas em andamento sobre a segurança das mulheres. Como uma empresa global com uma força de trabalho diversificada, pedimos desculpas pela forma como isso pode ter sido recebido.”

A Samsung não respondeu quando perguntada se o anúncio seria alterado após errar a marca em sua recepção.

“Acabei de ver um anúncio da Samsung em que uma mulher acorda às 2 da manhã e depois sai para correr, no escuro, sozinha, com fones de ouvido. Alguma mulher trabalha na Samsung?”

“Ei @samsung quão realista você acha que seu anúncio de uma mulher correndo às 2 da manhã é em uma escala de um para você está bravo? Isso não poderia estar mais longe da experiência de praticamente todas as mulheres, especialmente usando fones de ouvido! Assumindo que a única mulher envolvida na produção era a atriz.”

“Samsung Galaxy fazendo um anúncio de um relógio fitness onde uma mulher corre sozinha? À noite? Você tem que rir.”

Essa matéria é uma tradução da escrita por Adrianne Pasquarelli para o site AdAge.

Leave a Reply