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Destruição de todas as ferramentas criativas e meios que incentivam a cultura em troca da hipervalorização das máquinas e tecnologias avançadas. A partir disso, proponho uma dinâmica: o cenário que acabo de relatar se trata de uma sinopse de um filme distópico ou é a descrição de um vídeo promocional de uma empresa real? A resposta pode te chocar!

Em um anúncio recente da Apple para promover seu novo e mais fino dispositivo, o iPad Pro, a marca estadunidense criou uma situação que reforçou um dos problemas mais graves que os profissionais do setor criativo estão enfrentando atualmente: a desvalorização do trabalho diante da ascensão de tecnologias avançadas.

Confira a publicação do CEO da Apple, Tim Cook, com o anúncio:

No vídeo, intitulado ‘Crush!’ (do inglês, “Esmagar!”), um compressor industrial quebra diversos objetos que estimulam a criatividade, como um piano, tintas, brinquedos, livros, videogames e um violão (guarde este último, pois ele será importante). Ao se deparar com o novo iPad Pro, dispositivo composto por telas OLED e chipset M4, o compressor se retrai para não atingir o aparelho, deixando ele sozinho em meio a um cenário com objetos destruídos.

A publicação do anúncio provocou a ira de diversos trabalhadores criativos e internautas, que comentaram sobre a Apple estar sendo incoerente com o próprio legado. Confira a publicação abaixo:

“Quarenta anos atrás, a Apple lançou o comercial de 1984 como uma declaração ousada contra um futuro distópico. Agora você é aquele futuro distópico. Parabéns”, comentou um usuário em tom de indignação com o vídeo.

Apesar da revolta de parte do setor criativo, alguns profissionais encararam o comercial de outra maneira, acreditando que a Apple não estava promovendo a destruição literal da criatividade humana.

Mesmo assim, após o ocorrido, a Apple reconheceu a própria gafe e publicou um pedido de desculpas, declarando que “perdeu a mira” e que não iria exibir o vídeo na televisão.

Toda essa controvérsia é um problema digno de uma longa reflexão a parte, porém, neste momento, cabe analisar que o real erro da maçã como uma grande empresa foi esquecer que situações como essa são tragicômicas o bastante para munir todas as suas rivais com material para sátiras, fazendo com que elas lucrem em cima do erro da Apple. E foi exatamente que sua arqui-inimiga, a Samsung, fez. Confira abaixo:

A empresa sul-coreana lançou o anúncio ‘Uncrushed’ (em tradução livre, “Não esmagar”), onde somos apresentados a um cenário semelhante ao do vídeo da Apple, onde os objetos que estimulam a criatividade foram destruídos pelo compressor industrial e se encontram espalhados por todos os lados. Porém, em meio à destruição, uma mulher se aproxima de um violão parcialmente deteriorado e começa a tocar uma música enquanto lê a partitura no Galaxy Tab S9 Series, o novo tablet da Samsung.

Se isso já não fosse o bastante para satirizar a gafe cometida pela Apple, o vídeo, que mostrou a importância da criatividade para fazer um marketing bem pensado, é coroado com a frase “a criatividade não pode ser esmagada”, como uma provocação para a empresa de Tim Cook.

 

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