Skip to main content

Recentemente a música Shape of You, do cantor Ed Sheeran, voltou ao holofotes após algumas acusações de plágio. Ainda assim, vale lembrar que a canção é uma das mais escutadas do ano em que foi lançada, 2017, e um dos maiores sucessos da década passada.

Na época, Steve Mac, produtor musical parceiro de Sheeran, falou em entrevista sobre como foi o processo de criação de Shape o You. Na entrevista, Mac falou tanto sobre a produção da música, que segundo ele foi feita em 90 minutos, quanto sobre como foi a experiência de trabalhar com o cantor britânico.

Relembre as palavras de Steve Mac sobre o seu trabalho com Ed Sheeran em Shape of You:

Ed é um dos melhores escritores com quem trabalhei”, disse Steve ao Newsbeat. “Ele tem um fluxo brilhante, a maneira como ele cria seu rap e depois adiciona uma melodia a ele.”

Na época Steve recebeu o Prêmio Fundadores da Sociedade Americana de Compositores, Autores e Editores (ASCAP) por sua contribuição à música. O compositor, que tem uma carreira de quase três décadas, diz que Shape of You mudou sua vida e descreve Ed como “extraordinário”.

“Noventa minutos parece rápido, mas são 27 anos fazendo música e entendendo o que não fazer nas músicas, em oposição ao que fazer. Além disso, o fato de ter sido Ed Sheeran ajuda.”

Ao longo dos anos, Steve trabalhou com JLS, The Vamps, The Wanted e Jess Glynne. Ele também é responsável por grande parte do catálogo da Westlife.

Para evitar o bloqueio criativo, Steve diz que trabalha cinco dias por semana – com ou sem um artista. “Vou todos os dias e nunca trabalho nos fins de semana. Você tem que ver tudo como positivo“.

“Mesmo que a música não funcione naquele dia, você pode ter encontrado um novo som de bateria ou uma nova melodia para essa música – nunca desista.”

Apesar de trabalhar na indústria por 27 anos, ele diz que escrever músicas não fica mais fácil.

“Estamos ouvindo música muito mais rápido agora e estou ouvindo mais música do que nunca.”

Ele diz que as pessoas querem suas informações muito mais rapidamente nas músicas e é “uma pena” que as apresentações das músicas não sejam tão longas quanto costumavam ser. O tempo médio de introdução caiu de mais de 20 segundos para cinco desde meados da década de 1980, segundo pesquisas recentes .

Ao contrário de muitos artistas, Steve diz que a maioria de suas letras ficam em sua cabeça: “Não tenho nada preparado quando entro no estúdio. Sentamos, começamos e algo sai.

“É simples assim.”

Essa matéria é uma versão da escrita por Steve Holden para a BBC News.

Leave a Reply