Skip to main content

Cerca de 60% da carga no Brasil é transportada pelas estradas e rodovias, o que torna a profissão de caminhoneiro uma das mais importantes do Brasil. Para chamar atenção para o fato e, ao mesmo tempo, homenagear os estradeiros brasileiros, a marca Shell, licenciada pela Raízen, em parceria com a agência VML, apresenta o monumento “Diploma do Asfalto”, um reconhecimento simbólico ao valor do esforço dos profissionais da categoria.

A ação também celebra o Dia do Caminhoneiro, no próximo 25 de julho, data escolhida pelos transportadores de carga por ser o dia de São Cristóvão, considerado o padroeiro da profissão. A estrutura com quase 6 metros quadrados, feita de asfalto, está instalada à beira da estrada no km 280 da Castelo Branco, próximo a um dos muitos postos Shell, onde dezenas de motoristas se encontram diariamente.

O Diploma do Asfalto celebra os caminhoneiros que viabilizam o dia a dia de muitas outras profissões e é um ofício que não se aprende nas universidades, se conquista nas estradas. A mensagem impressa no monumento diz: “Caminhoneiros do Brasil. Certificado a todos que, dia após dia, demonstram seu amor pela estrada. Um diploma especial entregue como reconhecimento à sua dedicação marcada no asfalto. 25 de julho, Dia Do Caminhoneiro”

A iniciativa integra a plataforma de comunicação, desde 2016 sob o comando da VML, do Clube Irmão Caminhoneiro Shell, tradicional programa de relacionamento da marca com motoristas de todo o Brasil, que este ano completa 31 anos.

“A marca Shell investe fortemente no fator humano e aposta na melhor tecnologia a serviço das pessoas, sejam clientes ou nossos parceiros. Este é nosso conceito de ‘Humanologia’, que se materializa também com o Clube Irmão Caminhoneiro Shell. O Clube é mais uma iniciativa da companhia que nos permite reconhecer, valorizar e homenagear esses parceiros tão importantes para nós. Este monumento é uma forma de agradecermos e prestigiarmos os milhares de profissionais que vivem nas estradas para fazer nosso País rodar”, explica Marcelo Couto, diretor de Marketing da Raízen.

O filme com a história da criação do monumento Diploma do Asfalto estreia nesta quinta, 18, e traz cenas de um caminhoneiro representando a categoria, fazendo o juramento e seguindo o ritual das cerimonias de formaturas como em qualquer outra profissão.

“Algumas histórias precisam extrapolar os limites da plataforma para se tornarem relevantes. Se o público vive nas estradas, por que não levar o conteúdo até lá? Toda criação para o Clube Irmão Caminhoneiro parte de uma imersão na realidade da categoria. Entender seus sentimentos e aspirações é, ao mesmo tempo, desafio e inspiração.” Bruno Couto, Diretor de Criação da VML Brasil.

Leave a Reply