Imagem Divulgação - Burnout

Síndrome de Burnout pode ser amenizada com video game

Pesquisa feita na universidade de Oxford mostra que o video game pode ser mais que um simples entretenimento quando o assunto é relaxar

Uma das grandes preocupações atuais das empresas é evitar que seus funcionários passem pelo Burnout, também conhecido como “Síndrome do Esgotamento Profissional”. Trata-se de uma condição de saúde associada ao cansaço físico e mental gerado por estresse e que se não for bem administrada pode se tornar algo crônico.

Os principais sintomas são exaustão, falta de energia e distanciamento mental, além de sentimentos negativos em relação ao trabalho que podem afetar a eficácia profissional. Obviamente, médicos especialistas são as pessoas indicadas para sugerir qualquer tipo de tratamento, mas estudos recentes mostram que os games podem ajudar.

De acordo com a pesquisa desenvolvida na renomada Universidade de Oxford, os video games têm a capacidade de fomentar o bem-estar das pessoas e podem ajudar no combate ao Burnout, além de minimizar o esgotamento físico e mental no local de trabalho.

A pesquisa ainda traça paralelos entre o tempo de gameplay e sentimentos positivos, demonstrando que, assim como outras atividades recreativas, os games, quando utilizados de maneira equilibrada, reduzem o estresse gerado pelo trabalho, estudo ou outras obrigações do dia a dia.

As competições on-line e os modos de jogo cooperativos apresentam um efeito positivo no humor do usuário e o nosso corpo é capaz de perceber isso. Tanto é que 60% dos usuários escolhem títulos sociais ou multiplayer para jogar, justamente os que oferecem maior interação e envolvimento.

Já um outro estudo, do Finance Online, reuniu dados interessantes sobre gamificação, e apontou que 87% dos entrevistados consideram que elementos de jogo no trabalho os fazem sentir mais ligados socialmente, e 86% acham a gamificação nas empresas algo divertido e agradável.

Além disso, o material mostra que os jogos ajudam muito a manter a mente ativa, a promover o conhecimento e a melhorar a memória, entre outros benefícios, como estimular os sentidos e aumentar a curiosidade. Do ponto de vista corporal, conectar-se com emoções agradáveis ​​desencadeia a produção de dopamina, que gera a sensação de bem-estar ou relaxamento.

O assunto Burnout vem sendo tratado com cada vez mais seriedade pelas autoridades globais. Em 2019, finalmente  a Organização Mundial da Saúde considerou a síndrome como um “fenômeno do trabalho”. A partir do ano que vem constará no CID-11 (Classificação Internacional de Doenças).

Seja no ambiente de trabalho ou no educacional, é muito difícil evitar completamente o estresse. Ainda assim, podemos proteger nossa saúde mental cultivando atividades que nos relaxem, como jogar video games. Os jogos podem funcionar muito bem como uma rota de fuga para a mente, promovendo também a agilidade mental e o conhecimento.

Por Juan Pablo Veiga, vice-presidente de Planejamento de Negócios e Operações da etermax

Post anterior
Top Twitch shows de 2021 (1)

Top Twitch shows de 2021

Próximo post
grupo de pessoas recebendo recomendação de conteúdo no computador

Um breve guia sobre recomendação de conteúdo na open web

Posts Relacionados