Skip to main content

Uma das grandes preocupações atuais das empresas é evitar que seus funcionários passem pelo Burnout, também conhecido como “Síndrome do Esgotamento Profissional”. Trata-se de uma condição de saúde associada ao cansaço físico e mental gerado por estresse e que se não for bem administrada pode se tornar algo crônico.

Os principais sintomas são exaustão, falta de energia e distanciamento mental, além de sentimentos negativos em relação ao trabalho que podem afetar a eficácia profissional. Obviamente, médicos especialistas são as pessoas indicadas para sugerir qualquer tipo de tratamento, mas estudos recentes mostram que os games podem ajudar.

De acordo com a pesquisa desenvolvida na renomada Universidade de Oxford, os video games têm a capacidade de fomentar o bem-estar das pessoas e podem ajudar no combate ao Burnout, além de minimizar o esgotamento físico e mental no local de trabalho.

A pesquisa ainda traça paralelos entre o tempo de gameplay e sentimentos positivos, demonstrando que, assim como outras atividades recreativas, os games, quando utilizados de maneira equilibrada, reduzem o estresse gerado pelo trabalho, estudo ou outras obrigações do dia a dia.

As competições on-line e os modos de jogo cooperativos apresentam um efeito positivo no humor do usuário e o nosso corpo é capaz de perceber isso. Tanto é que 60% dos usuários escolhem títulos sociais ou multiplayer para jogar, justamente os que oferecem maior interação e envolvimento.

Já um outro estudo, do Finance Online, reuniu dados interessantes sobre gamificação, e apontou que 87% dos entrevistados consideram que elementos de jogo no trabalho os fazem sentir mais ligados socialmente, e 86% acham a gamificação nas empresas algo divertido e agradável.

Além disso, o material mostra que os jogos ajudam muito a manter a mente ativa, a promover o conhecimento e a melhorar a memória, entre outros benefícios, como estimular os sentidos e aumentar a curiosidade. Do ponto de vista corporal, conectar-se com emoções agradáveis ​​desencadeia a produção de dopamina, que gera a sensação de bem-estar ou relaxamento.

O assunto Burnout vem sendo tratado com cada vez mais seriedade pelas autoridades globais. Em 2019, finalmente  a Organização Mundial da Saúde considerou a síndrome como um “fenômeno do trabalho”. A partir do ano que vem constará no CID-11 (Classificação Internacional de Doenças).

Seja no ambiente de trabalho ou no educacional, é muito difícil evitar completamente o estresse. Ainda assim, podemos proteger nossa saúde mental cultivando atividades que nos relaxem, como jogar video games. Os jogos podem funcionar muito bem como uma rota de fuga para a mente, promovendo também a agilidade mental e o conhecimento.

Por Juan Pablo Veiga, vice-presidente de Planejamento de Negócios e Operações da etermax

Leave a Reply