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As operações de pirataria também são uma fonte importante de malware, e alguns anúncios colocados nos sites contêm links que os hackers usam para roubar informações pessoais ou conduzir ataques de ransomware, de acordo com a organização sem fins lucrativos de segurança online Digital Citizens Alliance e a empresa antipirataria White Bullet Solutions Ltd. Embora os policiais tenham procurado impedir parte da criminalidade online, os grupos identificaram pelo menos 84.000 sites de entretenimento ilícitos.

O estudo ressalta o quão difícil é o problema da pirataria tanto para os estúdios de Hollywood quanto para as empresas que distribuem anúncios digitais. A situação foi agravada pela pandemia COVID-19, que deixou mais pessoas assistindo a filmes e programas de televisão pela web, onde os criminosos têm uma chance maior de alvejar as vítimas com sucesso.

“A pirataria causa danos diretos aos criadores e outras pessoas que perdem renda quando seu conteúdo é roubado”, escreveram os autores do relatório. “E as principais marcas enfrentam riscos de reputação quando seus anúncios aparecem em sites ilícitos.”

O White Bullet determinou o escopo das receitas de anúncios para conteúdo pirateado monitorando os sites e aplicativos mais populares ativos entre junho de 2020 e maio de 2021. Ele atingiu cerca de 6.000 sites e 900 aplicativos e monitorou os anúncios que apareciam.

As principais marcas responderam por cerca de 4% da publicidade em sites piratas e 24% dos anúncios em aplicativos piratas, com Amazon, Facebook Inc. e Google as maiores empresas representadas. A maior parte da publicidade geral foi na forma de “conteúdo patrocinado”, que geralmente assume a forma de links “clickbait” que parecem levar a uma notícia ou vídeo interessante. Empresas menores, conteúdo adulto e fraude e malware compunham o resto dos anúncios.

Os anúncios de grandes marcas, embora representem uma pequena parte do total, são particularmente problemáticos para impedir a proliferação de sites de conteúdo pirateado. Eles fazem todo o site parecer mais legítimo e podem aumentar a probabilidade de os usuários clicarem nos anúncios fraudulentos que aparecem ao lado, de acordo com o estudo.

Anúncios Inadvertidos em sites

Qualquer publicidade em sites e aplicativos piratas é quase certamente inadvertida, mas há evidências de que as empresas podem impedir isso se estiverem vigilantes. Uma iniciativa chamada Trustworthy Accountability Group alertou a Amazon sobre o volume de seus anúncios em sites piratas no início de 2021, e o volume de anúncios da empresa em sites ilegais despencou ao longo do ano, disse o relatório.

“A falta de escolha de ferramentas que avaliem o risco de pirataria em tempo real significa que os anunciantes financiam criminosos – e é um problema de bilhões de dólares”, disse Peter Szyszko, CEO e fundador da White Bullet, por e-mail. “Na melhor das hipóteses, isso é negligente. Na pior das hipóteses, este é o financiamento deliberado de crimes de propriedade intelectual. ”

A pirataria pode estar aumentando à medida que os estúdios de Hollywood, lidando com uma queda na freqüência ao teatro durante a pandemia, lançam novos filmes online muito mais cedo do que fariam no passado. A estrela de cinema Scarlett Johansson sinalizou a pirataria como um problema particular em seu recente processo contra a Walt Disney Co. sobre a estreia online de seu filme “Black Widow”.

O Facebook se recusou a comentar o relatório. Porta-vozes da Amazon e do Google não retornaram imediatamente as solicitações de comentários.

Conteúdo traduzido de Bloomberg News

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