Skip to main content

O primeiro dia da segunda edição do South Summit Brazil, em Porto Alegre, teve a presença de nomes do mercado nacional e internacional de inovação e empreendedorismo. Cerca de 14 mil pessoas passaram pelo evento nesta quarta-feira para conferir as 400 palestras e debates e as atividades promovidas pelo evento e a rede hoteleira alcançou mais de 90 % de ocupação.

Após a abertura do evento, na presença de autoridades do município e do Estado e os como o governador Eduardo Leite e o prefeito Sebastião Melo, também participaram José Renato Hopf, Thiago Ribeiro, presidente e CEO do South Summit Brazil, respectivamente, e María Benjumea, fundadora do South Summit, que saudaram o início do encontro que mobilizou o ecossistema mundial de inovação e tecnologia e que, atualmente é o maior da América Latina. A espanhola María, ressalta:

“Estou muito contente por ver o South Summit Brazil reunindo atores da inovação e empreendedorismo de todo o mundo em um único espaço. É bonito ver que público presente é muito rico e sedento não somente por conexões e negócios, mas também por soluções sustentáveis. Estou muito emocionada com a transformação que estamos fazendo juntos. Temos um planeta e temos que cuidar. Todos fazemos parte. Me sinto como uma gaúcha de Porto Alegre.”

Conectar o ecossistema empreendedor da região, os empresários e as startups com um olhar voltado para a sustentabilidade e atrair mais investimentos é um dos motivos do sucesso do evento em Porto Alegre. “O South Summit é um divisor de águas da capital gaúcha. Porto Alegre se tornou o point de empresas inovadoras e comprometidas com o meio ambiente. Não se constrói nada grande sozinho. Todos vocês aqui são responsáveis pelo que vivemos e veremos. Além disso, o evento impulsiona o fomento da economia da cidade, que está com quase toda a rede hoteleira ocupada com visitantes. Só uma cidade preparada e com a estrutura de Porto Alegre poderia receber um evento desta grandeza”, afirma José Renato Hopf.

A segunda edição em solo brasileiro reforça ainda mais a pauta de ESG como um pilar estratégico e transversal presente no DNA do evento desde sua criação. Todo planejamento e operação são guiados pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa em âmbito mundial, do qual o South Summit é membro. O CEO Thiago Ribeiro festeja o resultado da reestreia brasileira:

“Chegamos mais uma vez ao nosso objetivo de conectar startups, empresas e fundos de investimento, impulsionando a inovação não só em Porto Alegre, mas também no mundo todo. O South Summit entra, sem dúvida nenhuma, no ranking dos melhores eventos do mundo que têm como missão o fomento ao empreendedorismo e o compromisso com a sustentabilidade.”

Entre os speakers que se destacaram no evento Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho da Magazine Luiza; Gustavo Werneck, CEO da Gerdau; Tânia Cosentino, Gerente-Geral da Microsoft no Brasil; e Celso Athayde, fundador da CUFA e da Favela Holding. Responsável pelo sucesso da Magalu, Luiza Helena atraiu a atenção e arrancou muitos aplausos da plateia e seguiu sendo tietada após a palestra. Entre as maiores varejistas no Brasil, a executiva falou sobre inclusão social e digital, o futuro do Brasil e sobre as mulheres: “Eu sou Brasil. Nunca me vinculei a nenhum partido político. Precisamos unir o Brasil para as políticas públicas funcionarem. O Brasil é bom, o que falta é a gente assumir o país e melhorar a vida das pessoas. Continuo errando, mas uma qualidade minha é fazer acontecer e não ter vergonha de errar. Aprendi com todos os meus erros, só não gosto de repeti-los. Eu estou em contato com a mulher do Nelson Mandela e, em quatro anos, vamos acabar com a violência contra a mulher no mundo.“

Fique ligado aqui no Adnews! Por que pra gente, sair do óbvio, é tão óbvio quanto criar e transformar.