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O ​​projeto de internet baseado em satélite da SpaceX, Starlink, agora tem aprovação do governo dos EUA para expandir seus serviços para aviões, navios, automóveis, trailers e outros veículos móveis. A medida prepara a empresa para expandir sua base de clientes, que até agora tem se concentrado apenas em fornecer serviços de internet de cerca de US$ 100 por mês para residências, principalmente em áreas que não são atendidas pelo serviço tradicional de internet terrestre. Tem centenas de milhares de assinantes em todo o mundo.

Agora, a empresa provavelmente começará a lançar serviços para companhias aéreas comerciais, possivelmente começando com a Hawaiian Airlines, que assinou um acordo com a SpaceX em abril dizendo que planejava trazer serviços Starlink complementares para alguns jatos.

A aprovação regulatória, emitida pela Comissão Federal de Comunicações na quinta-feira, também concede à SpaceX a capacidade de expandir seus serviços para trens, navios e outros veículos, abrindo uma ampla gama de potenciais clientes corporativos. A empresa também já está anunciando seus serviços para motoristas de trailers.

Tradicionalmente, companhias aéreas, navios e trens contam com satélites em órbita geossíncrona, uma faixa de órbita que fica a mais de 22.000 milhas de distância, fornecida por empresas como a ViaSat. O Starlink da SpaceX adota uma abordagem diferente para transmitir internet do espaço, colocando milhares de satélites em órbita baixa da Terra, ou apenas algumas centenas de quilômetros do solo. 

A empresa diz que isso oferece menor latência, ou tempos de atraso, para seu serviço.Não está claro como os serviços móveis da Starlink podem ser precificados, mas a SpaceX já comercializa seu serviço diretamente para as empresas.

Com mais do que o dobro da capacidade de antena do Starlink, o Starlink Business oferece velocidades de internet mais rápidas e maior rendimento“, afirma a empresa em seu site. “US$ 500/mês com um custo único de hardware de US$ 2.500.”

A SpaceX também lançou o Starlink para RVs no início deste ano por US $ 135 por mês, embora antes da aprovação da FCC desta semana, o serviço se concentrasse em fornecer internet para RVs apenas quando estão parados.

Para aqueles que esperam ter acesso à Internet diretamente em seus carros, o CEO da SpaceX e da Tesla, Elon Musk, disse no Twitter no ano passado que provavelmente não será o caso, dizendo “Não conectar carros da Tesla ao Starlink, pois nosso terminal é muito grande . Isto é para aeronaves, navios, caminhões grandes e trailers.”

A decisão da FCC também marca mais um capítulo em uma batalha em andamento sobre os direitos do espectro. Espectro refere-se a uma gama de frequências de rádio, e os reguladores federais protegem de perto quais empresas estão autorizadas a usar quais frequências para que os sinais não interfiram uns nos outros.

Empresas como ViaSat, Dish Network e a empresa sem fio RS Access entraram com uma petição contra a decisão da FCC.

Essa matéria é uma tradução da escrita por Jackie Wattles para o site CNN Business.

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