Spotify transforma evento de podcast em… podcast

O Spotify for Podcasters Summit trouxe painéis, palestras e workshops com grandes nomes do mercado para mostrar a riqueza da produção, criação e monetização de podcasts, entre outros temas.

Adnews

04.11.2019

Spotify transforma evento de podcast em… podcast

Podcasts, podcasts, podcasts. Estamos respirando podcasts há um bom tempo, mas no Spotify for Podcasters Summit, evento que aconteceu em São Paulo nos dias 1 e 2 de novembro, mergulhamos ainda mais nesse universo. Foram dois dias inteiros debatendo, conversando, educando e apresentando soluções e ferramentas sobre podcasts. Mais de 50 mesas de conversas, entre painéis, palestras e workshops com os maiores especialistas do mercado. E o melhor de tudo… Esse evento também foi transformado em podcast. Você pode ouvir as palestras do Summit neste link do Spotify, a casa do podcast.  

O evento provou que o Brasil é realmente o país do podcast. A Cinemateca Brasileira recebeu cerca de 1 mil pessoas no primeiro evento 100% focado em podcast do Spotify em todo mundo. Não é à toa que o Brasil é o segundo mais que mais consome podcasts no planeta, de acordo com pesquisa Podcast Stats Soundbites. Desde janeiro de 2018, o consumo de podcasts no Spotify cresce mensalmente em média 21%, levando a audiência global de podcasts do Spotify a crescer mais de 39% do segundo trimestre para o terceiro deste ano. São dados que mostram que, definitivamente (e agora é verdade mesmo), é o ano do podcast no Brasil. 

“Ficamos muito satisfeitos e felizes com os conteúdos, palestras e workshops apresentados durante o Summit. A interação e contato com o público foi algo muito especial não só para a companhia, mas para mim pessoalmente. Recebemos feedbacks importantes e positivos, o que mostra que estamos no caminho certo para nos tornarmos a maior plataforma de áudio do mundo. Antes do evento, 40% dos usuários de internet no Brasil já haviam escutado podcasts pelo menos uma vez, de acordo com pesquisa do Ibope. Temos certeza que após o Summit esse número irá aumentar cada dia mais”, diz Javier Piñol, Diretor do Spotify Studios na América Latina.

O Spotify for Podcasters Summit trouxe painéis, palestras e workshops com grandes nomes do mercado para mostrar a riqueza da produção, criação e monetização de podcasts, entre outros temas. Líder absoluto no consumo de podcasts no país, de acordo com pesquisa da VoxNet, o Spotify, plataforma de streaming de áudio mais popular do mundo, deu a oportunidade a podcasters, criadores de conteúdo e o público em geral de trocarem experiências e se inspirarem com insights e informações sobre o atual cenário de podcast, que cresce a cada dia no Brasil e no mundo.

Ouça as palestras do Spotify for Podcasters Summit:

Evolução da monetização no podcast Brasileiro – com Guga Mafra (Gugacast), Alexandre Ottoni (Nerdcast), Camila Fremder (É Nóia Minha?) e Renata Lodi (Head de Soluções Criativas do Spotify na América Latina)

 

Influencers invadindo o podcast – com Thais Farage (Projeto Piloto), Giovanna Ferrarezzi (Namastreta) e Maíra Medeiros (Filhos da Grávida de Taubaté)

Como a Gimlet virou uma das maiores produtoras de podcast do mundo – com Julia Kaplan (Líder de Desenvolvimento de Negócios do Spotify, Gimlet)

Podcast como oportunidade para ampliar sua audiência – com Eduardo Camargo (Filhos da Grávida de Taubaté), Tiago Nigro (Primocast), Cauê Moura (POUCAS) e Foquinha (Donos da Razão)

A arte de se produzir um podcast diário de notícias – com Magê Flores (Café da Manhã), Emanuel Bonfim (Estadão Notícias), José Orenstein (Durma com Essa), Roberta Nina (Oêa Copa do Mundo Feminina/Dibradoras) e Renata Lo Prete (Globo / O Assunto)

A aposta no podcast – com Mia Nygren (Diretora-Geral do Spotify na América Latina)

Coming Soon on Spotify – com Javier Piñol (Diretor do Spotify Studios na América Latina)

Pra fazer comédia basta ser engraçado? – com Carol Tchulim (Imagina Juntas), André Brandt (Donos da Razão) e Leila Germano (Hoje Tem

A arte do pitching – vendendo o seu projeto – com Camila Justo (Produtora de Criações do Spotify na América Latina), Daniel Oksenberg (AlmapBBDO), Denis Onishi (FIAT) e Ju Wallauer (B9)

Música & Podcasts – com Roberta Pate (Diretora de Relacionamento com Artistas e Gravadoras do Spotify na América Latina), Fabio Silveira (Creator), Maria Clara Guimarães (Sony Music) e Sorocaba (Fernando & Sorocaba)
 

Interpretando dados para conhecer seu público – com Gabriel Almeida (Especialista em Dados do Spotify, Marketing), Thiago Barbosa (CBN), Camila Marques (Folha de S. Paulo) e Eliseu Barreira (TV Globo)

Panorama mundial sobre a monetização atual e futura – com Jessica Park (Diretora Global de Marketing de Negócios), Maureen Traynor (Head de Operações de Negócios do Spotify), Juan Gonzalez (Head Regional de Vendas do Spotify) e Dave Altarescu (Head de Mercados Globais do Spotify, Anchor)
 

Os podcasts ao redor do mundo e o que podemos aplicar no Brasil – com Alastair Ferrans (Líder de Gerenciamento de Projetos do Spotify), Lauren Jarvis (Head de Parcerias de Conteúdo para América do Norte do Spotify), Jenny Hermansson (Diretora-Geral do Spotify nos países nórdicos) e Javier Piñol (Diretor do Spotify Studios na América Latina)
 

O processo de produção da Parcast – com Julian Boireau (Pesquisador Sênior do Spotify, Parcast)

Podcast como voz das minorias – com Camila Ferraz (Pretas na Rede), Carine Nascimento (Ideias Negras), Caco Baptista (POC de Cultura), Dimitra Vulcana (HQ da Vida) e Milton Junior (Quebradev)

 

Estrutura profissional no podcast – com Leo Lopes (Rádiofobia), Guilherme Alpendre (Radio Novelo), Samir Duarte (Um Milkshake Chamado Wanda) e Marcela Ceribelli (Bom dia, Obvius)

Além da capinha – criando a identidade do seu podcast – com Vanessa Queiroz (Colletivo), Jhonny Brito (B9), Ranan Sukevicius (Café da Manhã) e Luiza Braga (Lado Black)

A arte do roteiro para engajar audiência desde o primeiro episódio – com Tati Bernardi, Alê Garcia (Negro da Semana), André Brandt (Donos da Razão) e Chico Felitti

O caso The Clearing – sucesso do formato True Crime – com Ivan Mizanzuk (Projeto Humanos) e Josh Dean (Gimlet)

Se reinventando no podcast – com Deive Pazos e Alexandre Ottoni (Nerdcast), Cris Bartis (Mamilos), Marina Santa Helena (Um Milkshake Chamado Wanda) e Didi Braguinha (Matando Robôs Gigantes)

A voz como ferramenta – técnicas vocais – com Mabel Cézar (Sociedade Brasileira de Dublagem, Luisa Catoira (Fonoaudióloga)

Vamos falar sobre saúde mental? – com Amanda Ramalho (Esquizofrenóias), Daniel Barros (Humanamente, BandNews), Regina Giannetti (Autoconsciente), Bárbara dos Anjos (Estamos Bem?) e André Buric (Reprograme Seu Cérebro Cast)

Podcast como porta de entrada das mulheres em áreas técnicas – com Amanda Luder (Café da Manhã), Evelin Argenta (Rádio Novelo), Gabriela Mayer (BandNews) e Gabriela Santos (Pretas na Rede)

Edição como parte do storytelling – com Vitor Parolin (Café da Manhã, Folha de S.Paulo), Caio Corraini (Maremoto), Bia Guimarães (37 graus) e Thomé Granemann (Café da Manhã, Folha de S. Paulo)

Gravação do Crossover com os Maiores Podcasters do Brasil – com Deive Pazos e Alexandre Ottoni (Nerdcast), Mauricio Cid (Não Ouvo), Ju Wallauer e Cris Bartis (Mamilos), Edu, Fih e Maíra Medeiros (Filhos da Grávida de Taubaté), Rodrigo Vizeu e Magê Flores (Café da Manhã)

Massificar ou se especializar em algum assunto? – com Fred Fagundes (Não Ouvo), Iran Morato (Mundo Freak Confidencial), Ken Fujioka (Naruhodo), e Mituo (umdois Testando)

Os desafios das produtoras de podcast – com Carlos Merigo (B9),William Cotô (Agência de Podcast) e Guz Lanzetta (Half Deaf)

 

(Crédito: Divulgação Spotify / Luciana Aith – @luaith). 

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
Disney promove experiência imersiva durante finais de Wimbledon | Como Enfrentar Momentos de Juros Altos e Proteger Seu Negócio | PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana | Mills adquire operação de locação de equipamentos da Next Rental