Stella Artois e grandes chefs transformam desconfortos enfrentados pelas mulheres na gastronomia em menu “Uncomfortable Food”
Com criação da Soko, projeto reúne Bela Gil, Bel Coelho, Kátia Barbosa, Andressa Cabral, Cafira Foz e outras chefs em manifesto que transforma os desconfortos vividos em suas carreiras na cozinha em pratos autorais, levando à mesa a discussão sobre o protagonismo feminino na gastronomia
Adnews
27.10.2022

A desigualdade de gênero também pode estar presente na cozinha do seu restaurante favorito — é o que aponta um novo estudo realizado por Stella Artois e pela Ipsos. De acordo com a pesquisa, que pela primeira vez traz um olhar aprofundado sobre as mulheres na gastronomia, mais de um terço das entrevistadas já teve suas capacidades questionadas apenas por se identificarem pelo gênero feminino. Além disso, uma em cada duas participantes concorda que a cozinha doméstica ainda é vista pela sociedade como um trabalho das mulheres.
A pesquisa está em linha com outros dados: elas lideram 96% das cozinhas domésticas no Brasil (PNAD), mas apenas 7% das cozinhas profissionais nos restaurantes mais renomados do Brasil (Chefs Pencil). Foi essa disparidade que chamou a atenção da marca de cerveja da Ambev, que em parceria com chefs de cozinha de todo o Brasil transformou os desconfortos vividos pelas mulheres na gastronomia em pratos autorais inéditos: o “Uncomfortable Food”.
O movimento ganhou o endosso das chefs Bela Gil, Kátia Barbosa, Andressa Cabral, Bel Coelho, Cafira Foz, Bruna Martins, Kalymaracaya Nogueira, Amanda Vasconcelos, Michele Crispim e Nara Amaral. A união do time deu origem a essa experiência gastronômica — cada prato cocriado pelas profissionais traz uma reflexão sobre o cenário atual da gastronomia e um convite à mudança. Andressa Cabral e Bruna Martins assinam a criação da entrada chamada