Skip to main content

A STILINGUE by Blip, plataforma multicanal voltada para criar melhores experiências digitais entre marcas e consumidores através do social listening e do potencial da inteligência artificial, monitora as conversas e repercussões sobre o reality show Big Brother Brasil nas redes sociais desde 2022. Este ano, a empresa continua mapeando os principais assuntos do programa e acaba de compartilhar o relatório ‘BBB/insights’, referente à janela entre os dias 8 de fevereiro e 7 de março de 2024.

Um dos destaques do estudo foi que o programa gerou 16 milhões de menções em canais digitais. Os dias 2 e 5 de março foram de pico, ultrapassando mais de 1 milhão de conversas em cada dia de jogo. De acordo com o levantamento, os números são resultado das movimentações do jogo, como formações de paredão, eliminações e a desclassificação da cantora Wanessa Camargo. Em relação ao impacto das conversas sobre os participantes, Davi e Fernanda foram os brothers mais citados, com 5,4 milhões e 1,6 milhão de menções, respectivamente. Wanessa (1,4M), Isabelle (1,3M) e Yasmin (1,3M) apareceram na sequência.

Já no ranking Top 5 de marcas anunciantes que mais se destacaram, a Seara disparou na frente com 95.849 comentários, e em segundo lugar apareceu a Chevrolet, com 71.571 menções à marca. Depois, vieram iFood com 28.340 citações, Pantene com 21.725 menções e CIF com 21.602 conversas relativas à empresa. A líder Seara garantiu novamente o primeiro lugar na lista, como também  aconteceu no relatório anterior. Ela promoveu duas ações que geraram grande repercussão: uma ação pontual no jardim no dia 20 de fevereiro e outra na Prova do Líder do dia 07 de março. Mas, o que mais alavancou o seu buzz foram ações sob a temática do reality, porém fora da casa, nas redes sociais.

A Chevrolet patrocinou a prova do anjo, divulgando e entregando o Equinox ao vencedor da disputa, Michel. A marca também fez ações de Marketing de Influência nas redes para bombar ainda mais. O app de delivery iFood esteve presente em quatro ocasiões no período: uma festa, uma prova do anjo e duas ações, considerando ainda que uma dessas foi em parceria com o Méqui. A Pantene proporcionou um hair spa para os brothers no dia 27 de fevereiro, e a Cif promoveu a festa mais comentada da edição até agora, com a presença de Xande de Pilares e Joelma.

De modo geral, as mulheres continuam sendo o público que mais comenta a respeito do programa (58% do total) e o Davi se mantém na liderança de menções, como apontado no relatório anterior.

“Nosso mapeamento tem como objetivo principal munir as marcas e empresas de informações relevantes sobre a performance das marcas dentro do universo BBB, trazendo isso com exemplos práticos das ações de marketing que impactam o público, além de mostrar a relevância do programa para a economia como um todo. Essa atenção e olhar estratégico para a relevância do Big Brother Brasil precisa estar em um plano de comunicação das empresas”, afirma Thiago Gonçalves, diretor de Marketing Cloud da Blip.

Provas

Todas as disputas seguem sendo patrocinadas no reality. As provas mais citadas foram pela liderança, e ambas sob o modelo de resistência. Na patrocinada pelo Meli, os brothers precisaram de concentração e agilidade para fazer entregas, remetendo à patrocinadora. No dia 22 de fevereiro, a marca Ton foi a patrocinadora e os confinados ficaram pendurados em duplas, em uma plataforma inclinada, vestidos de celular e cartão, remetendo à solução tap on phone, nomeada pela marca como Tapton.

Por outro lado, Chevrolet e Delícia chamaram a atenção, atingindo as maiores volumetrias do período em citações diretas à anunciante em situação de prova. A marca de margarinas também utilizou do marketing de conteúdo e influência para alavancar ainda mais o seu buzz no dia da inserção no BBB.

A STILINGUE by Blip também apresentou os dados da semana de 7 a 13 de março, onde a anunciante líder em comentários também foi a Seara, com 47.729 citações durante o período. Depois apareceram Stone com 14.099 menções, Chevrolet com 11.959 comentários, McDonald’s com 8.604 conversas relativas à marca e Delícia com 5.381 citações.

O painel de pesquisa contempla primordialmente conversas sobre o programa (termos como BBB, BBB 24, Big Brother Brasil e outros nesse sentido compõem a principal busca). Além disso, para o acompanhamento das marcas que patrocinam o programa, também é contemplado hashtags nesse formato: #MarcaNoBBB. Ou seja, #MercadoLivreNoBBB, #StoneNoBBB e #SearaNoBBB são alguns exemplos.

No entanto, como regra de social listening, a configuração dessa pesquisa é constantemente revisada e aprimorada, principalmente no que tange a atuação das anunciantes, acompanhando os movimentos do mercado. Vale ressaltar que hashtags mais específicas de campanhas das patrocinadoras são contempladas apenas quando citadas em conjunto com termos relacionados ao BBB.

 

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens