Skip to main content
Patrícia Marins

Patrícia Marins é apaixonada pela comunicação verdadeira e transformadora. Sócia-fundadora da Oficina Consultoria e sócia do Grupo In Press, também é cofundadora do Women on Board, diretora da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), embaixadora do SheInc e conselheira do MeToo Brasil, do Congresso em Foco e do Movimento Expansão.

Hoje é a estreia de Patricia Marins como colunista e correspondente do Adnews no SXSW 2023, o South by Southwest, realizado em Austin, no Texas, que acontece de hoje, dia 10 até o dia 19 de março, e é parada obrigatória para profissionais e empresas que buscam as principais tendências nas áreas de inovação, tecnologia, cinema e música.

E não podíamos ficar mais honrados com os seus insights sobre o maior festival de criatividade e inovação do planeta!

Patrícia Marins é Sócia-fundadora da Oficina Consultoria e sócia do Grupo In Press, também é cofundadora do Women on Board, diretora da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), embaixadora do SheInc e conselheira do MeToo Brasil, do Congresso em Foco e do Movimento Expansão.

Palestrante e ministradora de treinamentos de comunicação, também atua como professora do curso de Relações Públicas e Diplomacia do Instituto Rio Branco/Ministério de Relações Exteriores.

Obrigada por aceitar nosso convite!

Bora contar tudo!!! 😉

Patricia Marins, nova colunista do Adnews

Então, chegou a hora. O SXSW (ou South by, para os íntimos) está prestes de começar (10 a 19 de março) e esta é a semana que a minha cabeça dá um nó.

Sempre um misto de muito conteúdo inovador, gente cool e potente, adrenalina de novas ideias, perspectivas e conceitos que nunca tinha ouvido falar antes. Vai de experiências de cultivo de arroz em Marte até a nova demanda de dados e construção de códigos de ética da inteligência artificial num mundo sem cookies.

O evento que acontece há 36 anos em Austin, no Texas, não envelhece. Pelo contrário. Assim como o lema da cidade “keep Austin weird”, ou “mantenha Austin estranha”, o evento continua como a principal arena de economia criativa do mundo, a principal referência global em inovação e criatividade.

O SXSW foi berço do lançamento do Twitter, da estreia de Amy Winehouse no mercado profissional da música, da avant premiere de vários filmes ganhadores de Oscar, de experimentar protótipos de startups que arrecadaram bilhões de dólares, de assistir de pertinho Barack Obama lotando o Austin Convention Center.

Este é o meu sexto SXSW e eu sempre chego como se fosse a minha primeira vez. Com um frio imenso na barriga e a sensação de que não sei nada sobre nenhuma das trilhas do evento. Depois, eu entro em transe, me deixo envolver pelo medo de perder o que está acontecendo de melhor nos mais de 5 mil painéis e atividades, e começo a descobrir e testar o meu lado “weird”.

Uso o SXSW como uma mola propulsora que estabelece a minha trilha de conhecimento do ano. Um mergulho no futuro que traz explicações sobre o passado. É ali que conheço os principais especialistas do mercado falando sobre tendências e inovação; descubro as temáticas que

preciso prestar atenção e concentro o meu tempo para construir conexões com pessoas super talentosas e que genuinamente querem fazer a diferença no mundo. Uma espécie de janela para o meu futuro, dividido em quatro campos: conferências, filme & TV, música e comédia.

A forte curadoria de temáticas, os painelistas e artistas expoentes em diferentes vertentes da sociedade, mantém o evento futurista, vivo e apontando para o novo. São representantes de mais de 60 países e que têm em comum a conexão com o pensar fora da caixa, a capacidade de inspirar e o compartilhar ideias e aprendizados.

O festival, que ganhou o coração dos brasileiros, neste ano, sem dúvida, terá a maior delegação de todos os tempos no evento. São mais de dois mil brasileiros apaixonados por conhecimento, atentos a oportunidades para suas marcas e em busca de caminhos profissionais mais criativos.

A parte de conferência do SXSW 2023 atrai a maior parte dos participantes, e terá painéis divididos em 25 áreas de interesse, dez a mais que nos anos anteriores. As novas trilhas incluem discussões sobre a revolução no mercado de trabalho pós pandemia, o ano de 2050, saúde e medicina tech, entre outros.

A aposta central do SXSW 2023, sem dúvida, é a discussão em torno da inteligência artificial generativa, cada vez mais, uma parte importante dos negócios. O evento pretende comprovar porque esta é a maior mudança de plataforma desde a eletricidade e a internet e como vai estimular a inovação em todo o mundo. Em janeiro deste ano, a Oficina Consultoria, lançou seu ebook de tendências 2023. Nele, descrevemos que inteligência artificial generativa é o termo genérico para inteligência artificial que não apenas analisa dados existentes, mas cria novos textos, imagens, vídeos, trechos de código e muito mais. É a nova mania do Vale do Silício, dividindo a fama com os criptoativos e o metaverso.

O Google AI, por exemplo, testa um protótipo de modelo universal de fala, treinado em mais de 400 idiomas e anunciado em evento recente. Se der certo, o projeto representará um grande avanço nas capacidades dos grandes modelos de linguagem, ou LLMs.

A OpenAI, tem o Chat GPT e o DALL-E, que convertem textos em imagens e também escrevem poemas. Seu presidente e co-fundador, Greg Brockman, é um dos palestrantes do SXSW 2023.

John Maeda, da Microsoft, e a futurista Amy Webb, autora do livro “Os Nove Titãs da IA” também figuram entre os principais debates sobre IA e os seus impactos em diferentes áreas como saúde, mudanças climáticas, gestão pública, dentre muitos outros.

O evento também ganhou uma programação online mais diversificada sobre as mudanças comportamentais, desafios do futuro próximo e as inovações que não podemos deixar de acompanhar. Afinal, mais que entender como as tecnologias impactam o nosso futuro precisamos compreender como nós impactamos essas novas tecnologias.

Patrícia Marins é apaixonada pela comunicação verdadeira e transformadora. Gestora de crises de alto risco reputacional, sonhadora e inquieta, construiu a carreira profissional como jornalista, empreendedora e executiva do mercado de comunicação corporativa. Cursou Comunicação no Serviço Público na Universidade George Washington e concluiu MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Oficina Consultoria: www.oficinaconsultoria.ci LinkedIn/company/oficinaconsultoria

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!