Skip to main content
Caroline Carneiro

Caroline Carneiro atua na indústria da música há mais de 9 anos com licenciamento e clearance de direitos, passando pela Sony Music Publishing e ByteDance/TikTok. Especialista em Music Supervision pela UCLA, atualmente lidera o departamento de Sincronização e Licenciamento da BMG - The New Music Company no Brasil e é aluna pós-graduanda do curso de Direito Digital do ITS em parceria com UERJ/CEPED.

Este ano, foi a minha primeira vez em Austin, nesse evento que faz a cidade pulsar com uma energia surreal. Acho que poucas conferências podem contar com uma estrutura tão grande e movimentar uma cidade inteira como o South By South West (South By, para os íntimos).

Desde os eventos oficiais até os encontros extraoficiais (o que não falta são opções de festas e coquetéis para escolher no final do dia), a inovação e a criatividade realmente ficam em cada esquina daquele lugar.

O networking acontece por todos os cantos. São muitas as chances de uma troca com aquele contato quente que você viu que vai participar do evento, ou até um esbarrão em uma fila com alguém que não é da sua área, mas que pode vir a ser um link com um contato em potencial. Dos painéis às reuniões e rodadas de negócios, passando pelos workshops e sessões de mentoria, você não precisa ter FOMO, pois até buscando um café e saindo totalmente da área do centro de convenções, você pode ter uma troca inesperada.

Já para o meu ponto focal, que é o da Sincronização e Licenciamento Musical, um dos pontos altos do evento foi o painel que explorou o papel crucial da música na narrativa de projetos audiovisuais, destacando como é possível envolver compositores desde o início dos projetos e moldar a experiência do público. Muitos outros painéis também exploraram a fundo a questão da IA na Indústria da Música e como a mesma vai ser importante até como instrumento de fiscalização para remuneração e créditos corretos aos detentores de direitos.

Com a cabeça já fervendo de ideias, depois dos painéis, o interessante é se jogar nas atrações musicais, como uma das performances mais incríveis que experienciei em um ambiente super inesperado: uma igreja. Uma verdadeira imersão artística! Outra dica é comparecer às estreias de grandes produções audiovisuais que prometem ser grandes sucessos de bilheteria, com direito aos astros de Hollywood passando na calçada em que você está.

Em meio a todos os sentimentos, emoções e a atmosfera eletrizante do SXSW, uma certeza é possível de ter: a cada passo, uma nova oportunidade de descoberta está te esperando!

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do veículo

 

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens