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Mesmo em uma economia em desaceleração, o comportamento do consumidor na mídia evolui com certo ritmo. Em todos os lugares que olhamos vemos diversificação e convergência – plataformas de conteúdo que adicionam comércio e plataformas de comércio adicionando anúncios e conteúdo, todos tentando encontrar novas maneiras de engajar e monetizar. Vemos uma batalha entre os gigantes da tecnologia, com os profissionais de marketing querendo fazer plataformas acessíveis através de tecnologias para posicionamento programado de anúncios. Também vemos a crescente importância do conteúdo e qualidade.

É mais importante do que nunca que as marcas criem mensagens relevantes que ressoem com suas audiências. A incerteza econômica sempre traz criatividade nos negócios e na mídia. Os ciclos anteriores têm impulsionado o rádio, a TV e as mídias sociais, e em breve provavelmente veremos o surgimento ou aceleração da comunicação por canais. A necessidade de redução de custos e eficiência também é um impulsionador da mudança, incluindo o aumento de anúncios financiados em sites de comércio que buscam monetizar ainda mais através da venda de anúncios – e uma maior necessidade para medir a atenção que os consumidores prestam à propaganda.

O ano de 2023 traz mudanças no conteúdo que as pessoas consomem, como consomem e como as marcas podem aumentar a atenção que seus próprios conteúdos atraem. O comércio digital está evoluindo, incluindo a crescente importância dos sites de comércio no ecossistema da publicidade e as maneiras pelas quais as marcas podem minimizar a interrupção causada pela descontinuação de cookies de terceiros. A mídia pode construir uma comunidade como nunca antes, mas a maneira como isso funciona está mudando. As marcas precisam estar cientes dessas mudanças para otimizar sua própria atuação.

Gastamos grande parte do nosso tempo de lazer consumindo conteúdo. A pandemia acelerou a mudança para plataformas digitais, especialmente em vídeo sob demanda e jogos. Agora vemos evoluções nesses serviços e formas de conteúdo, com serviços de streaming ansiosos para adicionar publicidade como um novo fluxo de receita, consumidores interessados ​​em reduzir sua despesa com assinatura e jogos sendo adicionados, além de mais serviços para aumentar o engajamento. Todo mundo está procurando a atenção do público, incluindo anunciantes que agora têm novas maneiras de quantificar isso em seus gastos com anúncios.

Para William Swayne, Chief Client Officer da Dentsu International, “a mídia continua a evoluir no mesmo ritmo que mudanças no comportamento do consumidor e novas tecnologias, criando oportunidades de encontrar novos caminhos para o crescimento. Cada crise econômica levou à criação ou adoção acelerada de uma nova mídia, seja rádio, TV ou redes sociais, e nos próximos meses todos devemos ficar de olho no que vem a seguir”.

Os jogos são cada vez mais comuns, e sites e aplicativos os estão adicionando como forma de atrair mais usuários, com mais frequência.

A Netflix sempre esteve de olho nos jogos. A plataforma desenvolveu vários espetáculos diretamente inspirados por videogames, e em janeiro de 2019 chegou a descrever o Fortnite como um concorrente maior do que outros serviços de streaming. Não é surpreendente que a Netflix tenha começado a integrar jogos baseados em seus títulos, como Stranger Things, e outros não relacionados, como Rival Pirates. A empresa também passou a incluir jogos na tela, aproveitando a interatividade disponível online e em TVs conectadas. Em abril de 2022, introduziu um quiz diário interativo durante um mês.

Os jogos também estão começando a invadir a TV. Em junho de 2022, a Samsung apresentou um aplicativo do Xbox para seus smartphones e TVs que permitem aos espectadores jogar uma seleção de jogos sem Xbox. Os usuários precisam comprar um controlador para conectar-se aos seus conjuntos, mas podem então jogar como se tivessem um console.

Os aplicativos sociais também estão se voltando para o conteúdo de jogos. Jogos fizeram parte da experiência do Facebook no início, com títulos como FarmVille se tornando populares entre usuários por alguns anos e exibidos no feed até o Facebook mudar seu algoritmo. Agora, dois líderes em aplicativos mobile, Snapchat e TikTok, estão apresentando jogos como uma forma de envolver mais usuários.

Experimente usar jogos como um canal e formato de conteúdo, e faça a pergunta: “Qual o nível de envolvimento mais adequado para seus consumidores?”.

Fonte: Dentsu Media Trends 2023.

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