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Relatório mostra que a mídia de varejo será crucial para que os consumidores comprem diretamente da tela da TV.

A publicidade digital nacional movimentou R$16,4 bilhões no primeiro semestre de 2023, um aumento de 11% em relação ao mesmo período do ano passado, e 76% do orçamento do mercado será destinado ao marketing móvel. Dados do Relatório de Crescimento de Aplicativos Móveis da Adjust, uma plataforma de medição e análise, revelaram uma taxa de crescimento de aplicativos de 29,3% para o Brasil, a terceira maior do mundo, atrás apenas dos EUA. À luz do impressionante crescimento do país, há uma enorme oportunidade para desenvolvedores de aplicativos e gerentes de aquisição de usuários. Os líderes da Adjust listaram as principais tendências e previsões para o marketing de aplicativos em 2024.


Análise preditiva traz estabilidade e consistência ao cenário em desenvolvimento da medição entre canais

Antes de falar sobre os novos canais que podem se tornar populares no próximo ano ou sobre as novas normas de privacidade que devem ser introduzidas, os profissionais de marketing estão preocupados em obter o melhor retorno sobre o investimento (ROI), portanto, sua principal pergunta é como saber onde gastar seu orçamento.

No passado, o foco da medição era agregar dados de algumas fontes e comparar os resultados para ver o desempenho e onde você deveria investir no futuro. O aprendizado de máquina e a inteligência artificial estão possibilitando prever, com 90% de precisão, o valor do tempo de vida de um usuário nos dias 3, 7, 14 e 30. Nas primeiras 24 horas, os profissionais de marketing poderão identificar se uma campanha está atraindo usuários de alto valor para que possam investir mais ou interromper a campanha em favor de outros canais.

Esta estratégia permite visualizar de maneira mais efetiva os orçamentos sendo mais bem gastos e com melhor retorno sobre investimento em publicidade.

“A análise preditiva e os fluxos de trabalho automatizados, combinados com a incrementalidade e a modelagem de mix de mídia, ou MMM, darão aos profissionais de marketing uma compreensão 360° sobre como eles devem gastar seu orçamento de marketing e em quais plataformas ou canais. Esse é o futuro do marketing e da medição do crescimento moderno”, explica Simon Dussart, CEO da Adjust.

 

Como o investimento em IA deve disparar em 2024, abraçar seu potencial para o marketing móvel será crucial para se manter competitivo

O setor de marketing móvel fez avanços significativos em IA este ano, dando aos profissionais de marketing acesso a dados mais valiosos do que nunca e ajudando-os a tomar decisões ainda mais inteligentes e informadas. No Brasil, 98% das organizações já incorporaram a inteligência em seus canais de marketing.

Ao olharmos para o próximo ano, os profissionais de marketing de aplicativos móveis estarão buscando seus parceiros de mensuração para dar o próximo passo e abordar outra questão, como a IA pode ser utilizada para ajudar na análise de dados e na tomada de decisões mais inteligentes possíveis para esses profissionais. Katie Madding, diretora de Produtos na Adjust, explica como esta nova tecnologia pode ajudar a otimizar o trabalho.

“Usando a análise contínua de dados, os modelos de aprendizado avançado têm o potencial de fornecer previsões informadas e fazer recomendações sólidas para os profissionais de marketing. Em menos tempo e com mais precisão, isso nos ajudará a descobrir a melhor forma de otimizar os gastos orçamentários para atingir seu público e gerar resultados. Isso é algo que veremos os profissionais de marketing em crescimento realmente interessados em explorar,” destaca Madding.

A adoção de abordagens sofisticadas de mensurabilidade será crucial para se destacar como um serviço de streaming

Os canais FAST, modelo de televisão gratuito suportado por propaganda, que planejam criar parcerias de longa data com anunciantes, precisam se destacar por meio da mensurabilidade.

“Um movimento em direção à mensurabilidade mais avançada deve impulsionar uma padronização no setor, a fim de garantir que as métricas sejam comparáveis em diferentes plataformas e campanhas. As marcas e as empresas irão cada vez mais além dos modelos de atribuição simplistas e adotarão modelos multitoque/entre plataformas para considerar a jornada completa do cliente e entender como as diferentes interações contribuem para as conversões e o LTV”, explica Gijsbert Pols, Ph.D., diretor de TV Conectada e Novos Canais na Adjust

 

A fusão de conteúdo e comércio redefinirá a experiência de assistir à TV

O retail media, posicionamento estratégico de anúncios patrocinados por marcas e empresas, vai liderar o crescimento da publicidade digital no mundo em 2023, com 22% de alta, superando investimentos tradicionais.

“A mídia de varejo se tornará uma parte essencial do futuro da publicidade, pois os consumidores poderão fazer compras diretamente na tela da TV. Talvez um dos exemplos mais óbvios seja a integração de programas de culinária com aplicativos de entrega de alimentos, permitindo que os telespectadores comprem ingredientes diretamente da tela para a porta de casa. A fusão da CTV e do comércio cria uma plataforma interativa em que cada clique tem implicações no mundo real”, comenta Pols.

A CTV se tornará o hub digital central da família

CTV é a plataforma de entretenimento preferida dos usuários em todos os principais mercados do mundo, no Brasil, seis em cada dez pessoas (59%) também já têm essa preferência.

“Em 2024, veremos a CTV oferecendo uma experiência de usuário transformadora que transcende os limites tradicionais. Assim como o smartphone revolucionou o que pode ser feito usando um telefone, a digitalização da TV fará o mesmo com a televisão. De fato, a CTV tem a capacidade de transformar a TV de um dispositivo para assistir a conteúdo em um hub digital central em cada residência. A convergência do fixo e do social não apenas elevará o envolvimento do usuário, mas também criará oportunidades mais robustas para que os anunciantes se conectem a consumidores com muitos interesses diferentes”, esclarece Gijsbert sobre o crescimento da popularidade da TV Conectada.

 

Privacidade do usuário é prioridade no Brasil

Dados da Adjust sobre o mercado de apps móveis na América Latina revelam que o Brasil lidera as taxas de opt-in App Tracking Transparency – estrutura de privacidade da Apple que exige que os aplicativos solicitem que seus usuários autorizem o compartilhamento de dados – com 41% de aceitação, ultrapassando a média global em quase 10%.

“Embora os insights e o crescimento a partir de dados agregados sejam a direção que estamos tomando como indústria, os insights consentidos ao nível de dispositivo também são extremamente vantajosos não apenas pelo valor nominal, mas também em termos de como eles podem alimentar e informar nossas soluções de machine learning de última geração”, explica Flávio Levi, diretor de Vendas para a América Latina da Adjust.

 

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