Tesla deixa índice ESG e Elon Musk critica o tema

Tesla deixa índice ESG e Elon Musk critica o tema

Bilionário criticou a lista das dez melhores empresas do mundo de acordo com o S&P 500 ESG

A empresa de automóveis elétricos Tesla, pertencente ao bilionário recém-comprador do Twitter Elon Musk, deixa de integrar o índice S&P 500 ESG devido à uma estratégia de baixo carbono que não foi detalhada o suficiente.

“Alguns dos fatores que contribuíram para sua pontuação ESG de 2021 foram um declínio nas pontuações de nível de critérios relacionados à estratégia de baixo carbono e aos códigos de conduta empresarial da Tesla”, escreveu Margaret Dorn, chefe de índices ESG da S&P Dow Jones Indexes na América do Norte.

Outros fatores que afetaram a decisão foi a maneira em que a empresa lidou com as investigações sobre casos de acidentes e mortes envolvendo o modo de piloto automático da Tesla. Discriminação racial e condições trabalhistas precárias também foram acusações que a empresa sofreu nos últimos tempos.

Após o incidente, Elon Musk afirmou que o índice ESG é uma farsa: “A Exxon (petrolífera) está colocada entre as dez melhores do mundo em ESG pela S&P 500, enquanto a Tesla não faz parte da lista! ESG é uma farsa. Tem sido usado como arma por falsos guerreiros da justiça social”.

Apesar da repercussão dos acontecimentos, especilistas do The New York Times afirmam que a mudança não trará um impacto negativo nas ações para a Tesla. A empresa de Musk havia registrado um lucro líquido de US$ 3,32 bilhões no primeiro trimestre.

Apesar da Covid-19 ter paralisado por um tempo o funcionamento da fábrica da Tesla na China, a empresa atingiu um dos melhores resultados de sua história, em especial pelo aumento de interesse do público em carros elétricos.

Quer saber mais? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!

Post anterior
Missão: Impossível 7 ganha primeiro teaser

Missão: Impossível 7 ganha primeiro teaser

Próximo post
Band atinge terceira posição de audiência com GP da Espanha na F1

Band atinge terceira posição de audiência com GP da Espanha na F1

Posts Relacionados