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A menos de dois meses para a primeira edição do maior festival de São Paulo (SP), uma coletiva de imprensa apresentou o andamento e os primeiros resultados do projeto ‘Favela 3D’ (Digital, Digna e Desenvolvida), uma parceria entre o The Town e a ONG Gerando Falcões, com apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura de São Paulo, da Gerdau, da Fundação Grupo Volkswagen e do coletivo Vozes das Periferias.

No dia 30 de maio, representantes do The Town, da Gerdau e da Gerando Falcões se reuniram em uma primeira coletiva de imprensa para anunciar, além da parceria, diversas novidades sobre o festival. No evento, foi apresentada a ação realizada na Favela Haiti, localizada na Zona Sudeste de São Paulo (SP), que garante o cumprimento de metas que compõem o projeto Favela 3D. As instituições se uniram com o objetivo de interromper o ciclo de pobreza da comunidade por meio de uma metodologia escalável e sustentável que já está sendo implementada.

Agora, um novo encontro com a imprensa ocorreu na última quarta-feira (5), na própria favela do Haiti, para mostrar os rápidos avanços do projeto na comunidade. Os cantores Ludmilla e Criolo, destaques no line-up do The Town (nos palcos Skyline e The One, respectivamente), estiveram presentes pelo local, tiveram a oportunidade de conhecer a fundo o projeto e foram convidados pelos moradores a visitarem as casas reformadas. 

The Town e Gerando Falcões apresentam primeiros resultados do Favela 3D
Ludmilla e Criolo puderam conhecer os detalhes do projeto. (Foto: Divulgação/The Town)

Durante a coletiva, foi apresentado o andamento das ações realizadas até o momento, que envolvem melhorias habitacionais, abastecimento de água, saneamento e instalação de hidrômetros (em parceria com a Sabesp), formação de lideranças comunitárias, construção de sobrados e assobradados sustentáveis e do Museu de Arte Pública, além da divulgação, em primeira mão, do projeto de reforma da praça central e do mapeamento de todas as famílias que farão parte do Programa Decolagem. 

Com a iniciativa, 290 famílias (o equivalente a cerca de 1 mil pessoas) já estão sendo impactadas por ações que promovem fortalecimento comunitário, empregabilidade, empreendedorismo, capacitações profissionais e acompanhamento individualizado.

O projeto faz parte do propósito ‘Por um Mundo Melhor’, que conecta pessoas pela música e ajuda a transformar vidas a partir de causas. De acordo com Roberto Medina, presidente da Rock World (empresa que idealizou e organiza o The Town e o Rock In Rio), desde 1958, o Rock In Rio já pensava em ações para a construção de um mundo melhor, e o The Town seguirá a mesma filosofia.

“Já na primeira edição do Rock in Rio, tivemos um olhar voltado para a conscientização das pessoas sobre o fato de que pequenas atitudes no dia a dia são o caminho para fazer do mundo um lugar melhor para todos. Desde então, seguimos na busca por inspirar cidadãos, empresas, órgãos e instituições a se juntarem a nós para espalhar essa iniciativa por todo o Brasil, promovendo mudanças na qualidade de vida de milhares de pessoas. Vamos usar todo o poder de comunicação do The Town para ampliar conversas necessárias, chamando a atenção da política pública e do empresariado como um todo, para que mudanças efetivas na sociedade possam acontecer”, afirma Roberto.

E os resultados, produção?

Até o momento, o projeto na Favela do Haiti soma 23 casas que passaram por melhorias habitacionais, entrega de dois novos projetos de casas sustentáveis e abastecimento de água para 100% da comunidade até o final de agosto, além da entrega do projeto de reforma da praça central da favela, em parceria com a Escola da Cidade; kickoff do Museu de Arte Pública, que traz arte para todo o envelopamento da favela, envolvendo moradores no processo de criação de todos os murais artístico; a contratação pela Prefeitura, via Programa Operação Trabalho (POT), de 20 moradores para atuar nos cuidados da horta comunitária que será construída, e de mais 22 moradores para trabalhar no cuidado de praças no entorno da região. Também já foram doadas pela Sabesp 176 caixas de unidade de medição de água (UMA) e 50 caixas d’água para a comunidade.

The Town e Gerando Falcões apresentam primeiros resultados do Favela 3D
Projeto digital da praça central da favela foi mostrado na coletiva. (Foto: Divulgação/The Town)

Em andamento, estão a qualificação profissional de 60 moradores do território, 76 melhorias habitacionais, formação de oito lideranças comunitárias, construção de 16 sobrados e assobradados sustentáveis e o mapeamento de todas as famílias que farão parte do Programa Decolagem. Também foi realizado um trabalho robusto na área de capacitação, com diagnóstico para entender que técnicas deveriam avançar primeiro nos cursos oferecidos pelo SEBRAE e SENAI. Por meio desta parceria, já foi fechada a primeira turma do curso de Design de Unhas, e estão em andamento as inscrições do curso de Montagem e Manutenção de Computadores.

Entre os próximos passos, estão o início da construção da Praça Central da comunidade e do seu entorno, investimento no Projeto Semente de 10 empreendedores do território e regularização da iluminação da favela. Para acompanhar o andamento das obras e entregas previstas, foi instalado um “dignômetro” na praça central, painel que vai ser constantemente atualizado para que a população local esteja a par de todas as ações que estão sendo realizadas. Ele trará as porcentagens de espaços revitalizados, moradias transformadas, pessoas no mercado de trabalho e pessoas qualificadas.

“Acreditamos que o bem-estar individual depende do bem-estar coletivo, e que, com o compromisso e investimento da iniciativa privada, em parceria com a esfera pública, teremos o caminho para fazer do nosso país um lugar melhor para todos. Encontramos no projeto Favela 3D, da Gerando Falcões, mais que esperança: a verdadeira possibilidade de melhorar a vida de 80% das favelas do Brasil, que são pequenas, tem até 500 famílias. Nosso compromisso é investir e dar visibilidade à transformação na Favela do Haiti para mostrar às empresas e entidades brasileiras que juntos é possível mudar para melhor”, destaca Roberta Medina, VP de Reputação de Marca da Rock World.

Entre as ações já realizadas, um dos destaques da coletiva de imprensa na Favela do Haiti foi a entrega das melhorias nas casas de moradores da comunidade, com instalações de pisos, azulejos, portas e janelas; pintura de paredes e fachadas; construções de alvenaria e telhado; reformas hidráulicas; reparos internos das moradias, entre outros. Edu Lyra, fundador e presidente da ONG Gerando Falcões, acompanha de perto a evolução do projeto e ressalta o impacto na vida das pessoas que moram no local.

“Há dois anos que a gente vem trabalhando intensamente em favelas para criar esse modelo do Favela 3D. A gente acredita que o contrário de pobreza não é riqueza, mas dignidade. É todo mundo ter acesso à infraestrutura básica, água encanada, saneamento, iluminação, wi-fi, uma casa digna para viver, creche, escola, capacitação, emprego e renda. Nessa parceria com o The Town, a gente trouxe a primeira favela da cidade de São Paulo para fazer parte do Favela 3D. Com isso, temos a chance de fazer uma coisa inédita em uma das maiores cidades do planeta Terra e provar que a gente, como sociedade, pode vencer a pobreza, pode deixá-la para trás e construir uma situação de dignidade nas favelas”, celebra.

Todo o projeto é realizado em conjunto com os moradores, e a perspectiva é que, em dezembro de 2024, já esteja concluído. Conheça abaixo alguns dados obtidos na fase de diagnóstico e as metas traçadas pelo Favela 3D na Favela do Haiti.

Desenvolvimento Social
– 32% da população é não alfabetizada;
– 1 a cada 5 crianças não estão na escola ou creche;
– 1 a cada 20 famílias não tem acesso à internet.

Metas
– 290 famílias acompanhadas pelo Programa Decolagem;
– 100% do território com acesso à internet;
– 100% das crianças matriculadas em creches ou escolas;
– 100% da população alfabetizada.

Geração de Renda
– 38% da população está em situação de desemprego

Metas
– Zerar o desemprego para pessoas disponíveis, por meio de aceleração de empreendedores, trilhas de capacitação profissional e conexão com vagas de emprego;
– Combate à evasão escolar e inserção dos jovens no mercado de trabalho, com a formação de 52 jovens no Projeto Jovem do Futuro.

Urbanismo e Moradia
– 97% das casas não possuem acesso regular a água;
– 78% das casas possuem problemas de ventilação/mofo e ligações elétricas com risco de incêndio;
– 66% das casas são feitas de tijolo com revestimento, enquanto 22% são feitas de tijolo sem revestimento e 8% são de madeira aproveitada. Além disso, 9% das casas não possuem banheiro exclusivo;

Metas
– 100% das famílias com abastecimento de água, por meio de uma parceria com a Biosaneamento e a Sabesp, por meio da qual serão instaladas caixas d’água para abastecimento do território até agosto, e feita a ligação com a rede regular de distribuição de água a partir de setembro;
– 115 melhorias habitacionais e em fachadas;
– Construção de 21 sobrados sustentáveis.

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