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Para enaltecer a potência e dar visibilidade a comunidade negra de criadores, o TikTok lançou o projeto ‘Trend Preta Tem Poder’. A iniciativa, criada em parceria com o hub criativo AKQA, tem como destaque o “Blackdrop”, que substitui o tradicional backdrop de marca, usado como espaço para fotografias em grandes eventos, para colocar em destaque perfis e nomes de criadores pretos em vez de logo de marcas.

Símbolo de celebração da diversidade, o Blackdrop foi usado pelo TikTok no Festival Liberatum, realizado em Salvador entre os dias 3 e 5 de novembro, com grandes celebridades internacionais, como Angela Bassett, Viola Davis e Taís Araújo, dando destaque a criadores negros da plataforma ao serem fotografadas.

A reprodução do cenário também ocorreu no Prêmio Potências!, realizado no dia 27 de novembro, que contou com a presença de nomes como Alcione e Preta Gil. A premiação reconhece artistas, grupos e coletivos negros que se destacaram no último ano. Com o sucesso que o projeto vem fazendo, a ideia é que o “Blackdrop” seja utilizado novamente em eventos futuros, sempre com novos nomes em destaque.

 

“O ‘Blackdrop’ é um exemplo tangível de como cada um de nós pode utilizar a sua própria influência para fortalecer outras narrativas. Ao dar visibilidade para criadores negros, o TikTok destaca a diversidade e o talento da comunidade dentro da plataforma. A iniciativa não apenas reconhece, mas também amplifica ainda mais essas vozes e expressões únicas, contribuindo para uma visibilidade significativa, e merecida, dentro e fora do aplicativo. É, inclusive, uma abordagem com o potencial de transcender um único mês, podendo ser ampliada para diversos eventos ao longo do ano”, explica Gabriel França, diretor de Criação da AKQA.

 

Para ampliar seu alcance, a ativação também inclui um filtro exclusivo que simula o Blackdrop dentro do próprio TikTok, com conteúdo relacionado reunido na hashtag #TrendPretaTemPoder. A mecânica é semelhante a uma tela verde, que permite que usuários incorporem a essência da iniciativa em suas respectivas produções.  A identidade visual de todo o projeto é da capixaba Kika Carvalho. Com obras expostas em galerias de Portugal, Itália e Estados Unidos, a artista plástica é uma das primeiras mulheres de destaque a pintar muros na cidade de Vitória (ES).

 

“A busca por equidade, inclusão e diversidade orienta nossas ações dentro e fora da plataforma de forma consistente. Para nós é muito importante não apenas apoiar eventos que reconhecem e valorizam a voz da comunidade negra, mas demonstrar nosso compromisso com a visibilidade desta comunidade tão potente e criativa, de forma responsável e consistente” afirma Carol Baracat, diretora de Marketing do TikTok para América Latina.

 


*Foto de Capa:  Maiara Cerqueira/TikTok

 

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