Skip to main content

Nesta sexta-feira, 14, o técnico Tite anunciou a lista de convocados para as eliminatórias da Copa do Mundo, contra Equador e Paraguai, nos dias 4 e 8 de junho, respectivamente. A lista da seleção brasileira conta com o retorno de Daniel Alves (São Paulo) e Gabriel (Flamengo). Além disso, a convocação contou com jogadores contestados pela torcida brasileira, como Everton Ribeiro (Flamengo) e Firmino (Liverpool), que não atravessam uma boa fase em seus respectivos clubes.

Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Convocação da Seleção Brasileira:

Goleiros: Alisson (Liverpool) Ederson (City) Weverton (Palmeiras)

Laterais: Dani Alves (São Paulo) Danilo (Juventus) Alex Sandro (Juventus) Renan Lodi (Atlético de Madrid)

Zagueiros: Eder Militão (Real Madrid) Lucas Veríssimo (Benfica) Marquinhos (PSG) Thiago Silva (Chelsea)

Meias: Casemiro (Real Madrid) Douglas Luiz (Aston Villa) Everton Ribeiro (Flamengo) Fabinho (Liverpool) Fred (Manchester United) Lucas Paquetá (Lyon)

Atacantes: Everton (Benfica) Firmino (Liverpool) Gabigol (Flamengo) Gabriel Jesus (City) Neymar (Lyon) Richarlison (Everton) Vini Jr (Real Madrid)

Confira detalhes da coletiva de Tite

Logo após o anúncio da lista, Tite comentou sobre diversos temas. O técnico respondeu perguntas que vão desde a convocação de atletas contestados em seus clubes, até a campanha de vacinação da Conmebol. Sobre tal campanha, Tite comentou:

“Eu fui vacinado na primeira vez, estou aguardando e talvez hoje eu a faça, estou naquele grupo que foi protelado e está aguardando dez dias. Tomara que eu consiga fazer a segunda parte. O que eu entendo de vacina é que: vacina sim! Vacina sim para a saúde, porque ela é vida. Vacina sim para a economia, porque ela dá trabalho e dignidade. Gostaria que isso se acelerasse não só pra mim, mas para todas as pessoas, para voltarmos para uma questão de tranquilidade.”

Em seguida, Tite falou sobre o retorno do lateral-direito Daniel Alves, que tem se destacado no São Paulo com Crespo, jogando mais avançado como meia-direita, em um esquema com três zagueiros.

“Ele é de alto nível, tem longevidade da carreira, tem o bom momento e o histórico dentro da Seleção. Principalmente quando se tem jogos de Eliminatórias, procuramos aspecto físico e técnico na sua plenitude. Temos a felicidade de ver o Dani jogando em alto nível. Como o Thiago Silva, procuramos no Dani toda a busca desse perfil e fortalecer cada vez mais.” Preparador lembra que ele jogou 79% dos minutos possíveis pelo São Paulo.

Foto: Divulgação/São Paulo

Questionado sobre a convocação de Everton Ribeiro, que não atravessa uma boa fase no Flamengo, o técnico afirmou:

“A função que exerce o Everton Ribeiro não é a função do Neymar, ele é um articulador que pode jogar junto com o Neymar, outro jogador criativo, ele é mais arco, o Neymar é… não dá para comparar as duas. Ele é um jogador criador, criativo. A gente teve nos últimos três jogos da Seleção e ele foi muito bem, versátil em posições/funções que exerce, seja na posição que faz no Flamengo ou mais central. Ele está numa retomada, já esteve no melhor momento, mas a consistência e o desempenho na Seleção têm nos trazido a certeza do jogador de alto nível que ele é.”

Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Por fim, Tite falou sobre um possível acordo com clubes nacionais para não convocar mais jogadores que jogam no país:

“A seleção e essa capacidade que temos de conduzir nas melhores situações nos dão a grandeza de buscar em Eliminatórias e não dá para abrir mão de algumas circunstâncias. Em outra circunstância talvez a resposta fosse outra.”

Leave a Reply