Skip to main content

Em 2021, enquanto a sociedade enfrentava desafios de isolamento devido à pandemia COVID-19, os streamers acolheram o público que precisava de relacionamentos genuínos, entretenimento e alternativas de monetização. Juntos, os criadores da Twitch e a comunidade viram um aumento sem precedentes no público em termos de horas assistidas e projetos criativos.

O fluxo de conteúdo diverso e não-gamer contribuiu para o desenvolvimento de um cenário plural e inovador, mostrando o jeitinho brasileiro de streamar. Abaixo você encontra uma lista com alguns dos programas mais relevantes na Twitch em 2021, não apenas com base em números de audiência, mas em conteúdo disruptivo, tendências e o fortalecimento de novas categorias, como humor, notícias e RPG.

Zap ou Calote

Streamer: Cid Cidoso – twitch.tv/cidcidoso 

Em “Zap ou Calote”, Cid “Não Salvo” convida streamers para encontrar amor, amizade ou boas risadas na comunidade. Em formato de game show, dos 6 concorrentes, ganha o participante que passar por todos os testes de fogo do chat. 

“A Ordem Paranormal”

Streamer: Cellbit – twitch.tv/cellbit

Durante a pandemia, Cellbit inventou e reinventou seu conteúdo de RPG. Com “A Ordem Paranormal”, seu roteiro de RPG original, convidou streamers e mestres do cenário RPG para fazer uma imersão em histórias fantásticas, levando o board game para dentro da plataforma em um formato que conquistou a comunidade. 

Salve!

Streamer: Porta dos Fundos – twitch.tv/salve 

Com apresentação do humorista Antônio Tabet e convidados, o Salve! apresentou discussões relevantes das notícias com convidados ilustres. Passaram pelo programa atletas olímpicos, jogadores de futebol e políticos e artistas, mostrando que a Twitch também é lugar de conteúdo sério. 

Play Night

Streamer: Baiano – twitch.tv/baiano 

Fã de talk shows noturnos, Baiano lançou em 2021 uma temporada com 12 episódios de entrevistas com personalidades do cenário de League of Legends. Com o programa, o intuito do Baiano foi trazer um formato já amado na televisão tradicional, e que na Twitch ganhou a interatividade única do chat. 

X2 

Streamer: Yoda – twitch.tv/yoda 

Um dos diversos quadros do canal do Yoda, o X2 engajou a comunidade fã de rap e games na Twitch. O programa consistia em duas duplas formadas por 1 DJ e um gamer disputando em uma batalha B2B gerou um engajamento estratosférico. Como ponto especial, o programa foi gravado no lendário Teatro Oficina, em São Paulo. 

“Baguncinha 2.0”

Streamer:  Coringa – twitch.tv/loud_coringa 

Uma amostra dos eventos presenciais de 2022, o streamer Coringa abriu a Arena Loud, em São Paulo, para um evento híbrido de GTA RP. Além de shows com rappers ao vivo, o streamer promoveu batalhas entre facções no servidor Cidade Alta. 

“Wakanda Play”

Streamer: Wakanda – twitch.tv/team/wakandastreamers 

Wakanda Streamers continua mostrando a importância da comunidade preta na Twitch. Em Wakanda Play, o squad joga de Valorant a Dandara em meio a muito papo sobre representatividade.

“Bagaceira”

Streamers: Gabi Catuzzo – twitch.tv/bagi 

Gabi Catuzzo convida amigas e influenciadoras e transmite da sala da sua casa o momento “girls night” com direito a drinking games, fofocas e jogos de tabuleiro. 

“Feito Com Todes”

Streamers: Projeto Fierce – twitch.tv/projetofierce 

“Feito com Todes”, canal de conteúdo com foco em diversidade, teve como destaque o Projeto Fierce, que cria pautas de acordo com o ponto de vista de gamers LGBTQIAP+. Entre as principais lives do canal, discussões sobre a presença feminina no cenário gamer, diversidade e os jogos favoritos da galera. 

Leave a Reply