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Cathy Birle

Publicitária, Head de Conteúdo e Sócia do Adnews.

O The Town começou gigante, e com números que saltam aos olhos. Foram meio milhão de ingressos esgotados e milhares de pessoas transitando pela Cidade da Música, erguida no Autódromo de Interlagos, durante cinco dias, em mais de 235 horas de muita música, arte e cultura nos seis palcos do espaço. O festival também teve um grande impacto econômico em São Paulo, estimado em R$ 1,7 bilhão.

Com as marcas, o festival também fez um grande sucesso. Foram mais de 220 ativações de 30 marcas envolvidas nesta primeira edição, que proporcionaram experiências realmente memoráveis! O Adnews esteve por lá, conferindo de pertinho cada uma delas para contar para você quais se destacaram e fizeram a nossa cabeça.

Aumenta o volume que vamos de listinha. Vem conferir o nosso TOP 5!

#01 Heineken
Comemorando os 150 anos da Verdinha no The Town

A cerveja mais amada pelos brasileiros celebrou o seu aniversário de 150 anos no festival. E para festejar a data de uma forma muito especial, a Verdinha foi a patrocinadora master da primeira edição do The Town, trazendo experiências imersivas marcantes para os visitantes da Cidade da Música. Em parceria com a agência Atenas, responsável por planejamento, criação e execução da plataforma de cultura e sustentabilidade de Heineken no Brasil, foram oito pontos de ativação para transmitir as mensagens da marca e o discurso da plataforma Green Your City.

Conheça cada cantinho da marca que garantiu os good times no festival.

• Good Times Brouwerij (Cervejaria Good Times)
Foi o principal ponto de ativação em The Town 2023, reproduzindo sua fábrica de Amsterdam.

• Lounge Good Times Brouwerij (Lounge Cervejaria Good Times)
Um lounge bar exclusivo, com vista privilegiada para o palco Skyline. Seu visual foi desenhado para criar uma atmosfera com textura natural e aconchegante. O espaço contou com DJs e áreas instagramáveis para os convidados.

• Tirolesa Heineken
Onde os consumidores puderam se aventurar em um salto de 200 metros de comprimento sobre uma multidão de milhares de pessoas e sobrevoar a Cidade da Música durante os principais shows do festival, com a melhor vista do palco Skyline.

• HNK Studio
Uma experiência sonora e magnetizante proposta pela marca, onde os participantes vivenciaram experiências musicais em um inédito estúdio com som holográfico.

Bar NDO
Um bar futurista e responsivo, com espaços vivos que interagiam com o ambiente, iluminação, música e, especialmente, pessoas.

• Skyline Bar
O palco principal de The Town merece um bar próprio! Por isso, o Skyline Bar foi o mais importante bar do festival, feito sob medida para tomar uma cerveja gelada entre os hits e registrar esses bons momentos nos incríveis photo opportunities da marca localizados no espaço.

• Momento 0.0%
Durante os cinco dias de festival, a marca disponibilizou cerveja na versão zero álcool em todos os pontos de ativação Heineken, incentivando o consumo responsável.

• Beer Stations e Operação de Chope
Uma verdadeira força-tarefa que garantiu o abastecimento de chope para o público presente no festival. A expectativa era de que, neste ano, 500 mil litros da bebida fossem comercializados. Quantos realmente foram? Não conseguimos essa informação, mas podemos afirmar que cerveja não faltou!

 

Entre as novidades trazidas pelo Grupo Heineken, o The Town 2023 foi o primeiro grande evento de São Paulo que contou com um copo 100% reutilizável.

“A Operação Heineken não teve copo descartável, trabalhamos somente com copo reutilizável. O cliente comprou a sua primeira bebida e já recebeu o copo, para ser utilizado durante todo o festival. Essa iniciativa faz parte do nosso objetivo, a agenda ESG é quem alavanca a relação entre o consumidor e nossos produtos”, explicou Fabio Antonio Scapin Cittolin, gerente nacional técnico Draft Beer do Grupo Heineken no Brasil.

#02 Volkswagen
Car Experiences

A Volkswagen esteve presente no The Town com ativações interativas, criadas para conectar o público ao universo da marca. A agência Atenas também foi responsável pela criação do projeto e implementação das ativações da marca no festival. Confira todas as experiência proporcionadas pela marca.

Car Sound T‑Cross
Uma competição musical com o modelo T‑Cross como um instrumento para os jogadores criarem suas músicas.

VR ID.4 Electric Factory
Uma jornada em realidade virtual na qual o visitante podia construir o primeiro modelo elétrico da marca no Brasil de forma lúdica, em uma espécie de metaverso.

Car Boost
Um jogo interativo de performance que testava a habilidade e o reflexo dos participantes, inspirado nos testes de preparação de pilotos para a Fórmula 1.

VW Play Garage
Um palco montado no meio do evento, onde os visitantes cantavam músicas em karaokê com uma banda ao vivo, e os nomes do artista e da música apareciam no letreiro do palco durante a apresentação.

Amarok Extreme
Uma pista de iron track montada no evento para que os convidados vivenciassem uma experiência, conduzida por um piloto profissional.

Car Stage
Um espaço instagramável, reunindo a Kombi clássica e sua versão 100% elétrica, o ID.Buzz, usados na campanha de 70 anos da Volkswagen, que contou com a cantora ícone da MPB atual, Maria Rita, e sua mãe, Elis Regina, cuja imagem foi recriada em realidade virtual.

Volkswagen tem a sua cara
Um caricaturista desenhava os participantes do The Town em um VW Nivus.

 

“A presença da Volkswagen do Brasil nos festivais de música nos consolida como uma marca cada vez mais humana, diversa, vibrante e conectada aos brasileiros. Nos festivais, além de apresentarmos o nosso portfólio de produtos e lançarmos versões especiais, estamos próximos das pessoas e contribuímos com a transformação social, como o projeto Favela 3D, que tem apoio da Fundação Grupo Volkswagen, tornando a nossa missão no The Town ainda mais nobre”, contou Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil e guitarrista em sua banda de rock nas horas vagas.

#03 Riachuelo
O Close dos Closes

A Riachuelo, marca de moda oficial do The Town, entrou na Cidade da Música com a assinatura “Se tem Riachu, tem close”, e ofereceu uma atmosfera icônica e instagramável para que as pessoas pudessem expressar sua individualidade e estilo no festival, garantindo o “close dos closes”. A marca contou com três ativações, criadas em parceria com a Reed Door Agency.

Closet da Riachu
Espaço com cenários fashionistas para garantir a foto perfeita.

Pop-up Store FANLAB
Marca geek da Riachuelo, a FANLAB celebrou os 100 anos da Disney com produtos e espaços instagramáveis exclusivos.

Casa Riachuelo, em parceria com a Três Corações
Um ambiente de descompressão estiloso e super confortável para recarregar as energias.

 

“A música, especialmente no contexto de um festival, consegue reunir diferentes tribos e estilos em um único lugar. Para as marcas, esse é o momento perfeito para conseguir se conectar com as pessoas de uma forma genuína e profunda, já que esses espaços são criados e pensados para promover conversas e interações”, comentou Cathyelle Schroeder, head de Marketing de Riachuelo, e completa “Uma das nossas principais metas para este ano era participar mais ativamente de conversas relevantes que acontecem na sociedade. Ter participado do The Town foi uma experiência incrível e surpreendente para nós. A receptividade do público superou nossas expectativas, e ficamos muito felizes em conseguir mostrar uma nova Riachuelo para as pessoas – mais conectada às tendências, mais engajada e preocupada em criar conexões genuínas, e até mais sustentável, trazendo a moda e o valor agregado dos nossos produtos para as conversas.
Encerramos o festival nos Trending Topics do Twitter por dois dias consecutivos, e entre as 5 marcas que mais geraram buzz nas redes sociais – e tudo isso sem nenhum investimento de mídia (antes, durante e depois do The Town). #RiachuNoTheTown foi um sucesso, e esse foi só o começo.”

#04 Chilli Beans
O Santo Casamenteiro

Com o mote “Celebre o Amor”, a Chilli Beans, que recebeu aproximadamente 9 mil pessoas nos cinco dias de festival, fez casamentos por meio de cerimônias reais e fictícias. Os casamentos com validade jurídica foram resultado de um concurso cultural realizado através do TikTok, em julho deste ano. Já os casamentos simbólicos foram realizados por um sósia do Freddie Mercury. Também foi realizada uma cerimônia simbólica envolvendo uma pessoa com deficiência visual, celebrada por Thiago Amaral, coordenador de Pluralidade do Rock in Rio e The Town. Conheça todas as ativações da marca.

Capela Chilli Beans
Onde foram celebrados inúmeros casamentos durante os cinco dias do festival. Foram 500 certificados emitidos para as celebrações de amor simbólicas e cinco casamentos oficiais, sendo três com o juiz de paz do cartório de Interlagos e dois com celebrações ecumênicas.

Ponte do Amor
Em uma referência à ponte dos cadeados de Paris (Pont des Arts), cidade do amor, foi o local para as pessoas tirarem fotos.

Óculos Gigante
Serviu como ponto de descanso e também como ponto instagramável.

Kit TEA
A marca também apoiou o projeto de regulação sensorial do The Town Plural, dedicado ao público com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no evento. As pessoas que se inseriam nesse grupo puderam retira, na Central de Acessibilidade, um kit com abafador sonoro, objetos sensoriais e um óculos com uma lente com bloqueio UV 100% preta da marca, para curtir com conforto o festival.


#05 TikTok
A Vitrine dos Creators

O TikTok vem expandindo sua atuação no segmento de música, se tornando um parceiro chave dos principais eventos musicais do Brasil e oferecendo aos fãs experiências únicas e envolventes. Com um lounge de três andares, concebido pela agência Musicalize, a rede social contou com diversas ativações para os convidados, além de uma vista privilegiada dos shows do palco Skyline. Confira todas as experiências.

• Collabs
Foram várias! McDonald’s, KitKat, Heineken, Johnnie Walker e Porto Seguro firmaram parcerias com o TikTok e estiveram presentes em ativações no lounge, criando oportunidades diversas de experiências aos convidados.

• Voz da Ludmilla
A cantora foi a voz oficial do The Town 2023 no TikTok e teve seu timbre vocal disponibilizado ao público, para que as pessoas pudessem criar conteúdo usando efeitos com a voz da cantora.

@tiktokbrasil

Chegueeeei, cheguei chegando com um compilado com as melhores versões da galera usando o efeito de voz da Ludmilla lá no app.

♬ som original – TikTok Brasil – TikTok Brasil

• Tênis exclusivo
A plataforma criou para o evento três modelos de tênis com solados em plataforma pensados para servir de palco para o público, como se quem os calçasse estivesse em um camarote próprio, com ponto de vista único.

Espaço no lounge dos camarins
Onde artistas que se apresentaram no festival gravaram conteúdos. Esses vídeos e entrevistas exclusivos, produzidos podem ser assistidos no perfil do TikTok Brasil, mostraram um pouco do que rola nos bastidores de um grande festival.

#TOPTHETOWN: As marcas por trás do maior festival de música, arte e cultura de SP

Tênis exclusivo (Foto: Divulgação/Chilli Beans)

“O TikTok está revolucionando a indústria musical, ditando tendências, promovendo descobertas e redescobertas de artistas e influenciando os line-ups dos grandes festivais. Estamos aprimorando a cena musical, dando suporte para artistas dentro e fora da plataforma e proporcionando experiências únicas aos fãs. Nossa participação na primeira edição do The Town é um reflexo direto disso.”, comentou Gabriel Simas, líder de Marketing de Categoria e Criadores no TikTok na América Latina.

E aí, curtiu? A gente adorou cada uma dessas experiências e estamos ansiosos para saber o que as marcas vão preparar para a próxima edição do festival, que retorna a São Paulo em 2025!

 

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