Skip to main content

O momento único e extremamente complexo que estamos vivendo deixa ainda mais evidente que a vida de cada um de nós é crescentemente afetada por acontecimentos que se dão do outro lado do planeta. O ritmo das transformações nunca foi tão intenso, e os desafios que atualmente se colocam para a humanidade só poderão ser superados com soluções globais. Definitivamente, a pandemia mostrou que, para o bem e para o mal, estamos todos conectados.

Ainda que, na esfera política, haja enormes desafios a serem vencidos para alcançar um nível mais razoável de espírito coletivo, a humanidade tem se mostrado capaz de apresentar respostas rápidas. Basta ver o tempo recorde em que conseguimos fabricar vacinas eficazes contra a Covid-19, ou o expressivo número de pessoas que, ao redor do mundo, vêm mobilizando suas comunidades com iniciativas colaborativas para enfrentar os impactos da doença.

Quais lições ficarão? Quantas boas histórias estamos produzindo? Que mundo é este que surgirá quando a tempestade passar? Haverá transformações de fato, ou o mundo voltará à letargia que nos carregava em direção a um futuro insustentável?

Há catorze anos, quando não éramos capazes nem sequer de imaginar o mundo distópico que encaramos neste momento, o Trip Transformadores – selecionando, curando e homenageando pessoas que enxergavam a urgência de realizar mudanças – já prevenia e apontava equívocos que estavam se anunciando e, para além disso, incentivava uma nova maneira de ser e agir.

O projeto multiplataforma da Trip é um movimento incessante de transformação que, desde 2007, convida a sociedade a refletir para entender com mais clareza as mudanças do mundo. Não por acaso, desde o seu lançamento, professa uma espécie de mantra segundo o qual trata-se de um movimento sobre e para pessoas que acreditam que “as coisas só estarão boas de verdade quando estiverem boas para todo mundo”.

Anualmente, a premiação homenageia dez brasileiros das mais distintas origens, idades, extratos sociais e campos de atuação que, por seu trabalho, ideias e iniciativas de grande impacto ou originalidade, ajudam a promover o avanço do senso de coletivo e a diminuir o sofrimento do outro. O Trip Transformadores identifica e ilumina a história de vida de pessoas que fizeram e fazem uma grande diferença positiva no mundo, inspirando líderes, gerando reflexões e produzindo mudanças profundas capazes de alcançar muita gente.

Neste ano, os homenageados são o líder indígena, escritor e pensador Ailton Krenak; o ativista social que lidera o projeto Central Única das Favelas (Cufa), Celso Athayde; o rapper Emicida; o influenciador Felipe Neto; a presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Luiza Batista; a biomédica e pesquisadora do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (IMT-USP) Jaqueline Goes de Jesus; o físico e engenheiro Ricardo Galvão; o empreendedor social e fundador do projeto Gerando Falcões, Edu Lyra; o empresário e um dos fundadores da MOL, a maior editora de impacto social do mundo, Rodrigo Pipponzi; e Neide Santos, criadora do projeto Vida Corrida, no Capão Redondo, zona sul de SP.

Este ano, a escolha do décimo homenageado aconteceu através de uma votação aberta ao público conduzida pelos megainfluenciadores digitais Foquinha, Kéfera e Jonathan Azevedo. Cada um dos três indicouo nome do ativista social que mais o inspira, e o público escolheu homenagear Neide Santos, indicada pela atriz e nativa do mundo digital Kéfera.

Nesta edição, o projeto dá um grande passo. Um passo que lhe permitirá ampliar exponencialmente seu alcance.

Em 2021, o Trip Transformadores vai para a televisão aberta.

Dividido em cinco episódios, que serão veiculados durante cinco semanas consecutivas no horário nobre da TV Cultura, o programa será apresentado por um dos atores mais presentes e respeitados no debate social brasileiro, Lázaro Ramos. E, diferente do que ocorria nas últimas edições, em que os homenageados eram apresentados em um documentário sobre sua vida, neste ano, pensando nas audiências da televisão e dos canais digitais, cada um dos dez escolhidos ficará frente a frente com outro brasileiro notável com quem jamais se encontrou e, em muitos casos, bem conhecido do grande público.

“A missão que nos propusemos foi traduzir para a TV esse grande prêmio através de encontros memoráveis entre pessoas luminosas e necessárias para o Brasil”, diz Tadeu Jungle, conhecido e premiado roteirista e diretor de cinema e TV, responsável pela direção do programa Trip Transformadores. “A ideia é chegar a mais gente e gerar impacto direto”, completa.

Nesses encontros, além do bate-papo improvável, as histórias dos homenageados serão contadas de forma muito especial: atores e atrizes de primeiro escalão da televisão, do cinema e do teatro interpretarão uma espécie de minibiografia de cada um deles, numa incrível combinação de nomes fortes e inspiradores.

Entre os talentos confirmados, além do próprio Lázaro Ramos, estão os atores Bruno Gagliasso, Taís Araújo, Barbara Paz e Maeve Jinkings, a apresentadora Sabrina Sato, o cineasta Fernando Meirelles, o professor e historiador Leandro Karnal, o rapper Dexter e o estilista Ronaldo Fraga, entre outros.

“Tem sido extremamente prazeroso repensar a arquitetura do Trip Transformadores, voltada agora para uma combinação de forças entre o universo das redes sociais e a potência da TV aberta. Conforme estamos captando as imagens dos encontros entre essas pessoas muito especiais, vamos sentindo o brilho intenso que os homenageados de 2021 revelam quando se veem diante de outras figuras notáveis da sociedade brasileira. Levar esses encontros para um número realmente expressivo de pessoas era um sonho antigo do Trip Transformadores. Estamos ansiosos para ver isso tudo chegando para muita gente pelas telas dos celulares e da TV aberta”, conta Paulo Lima, fundador da Trip.

O Trip Transformadores é copatrocinado pelo Grupo Boticário e pela Danone; e apoiado por Sabesp, Suzano, Almap BBDO e Twitter, todas marcas com princípios alinhados ao projeto e seus homenageados.

Em breve, você vai conhecer os detalhes da programação especial do Trip Transformadores na TV, que aumentará o volume e o alcance do nosso grito de guerra: “as coisas só estarão boas de verdade quando estiverem boas para todo mundo”.

Leave a Reply