Em uma era dominada por imagens idealizadas de paisagens e destinos paradisíacos, uma mudança cultural significativa está acontecendo no turismo. Você sabe qual é? Atualmente, segundo uma pesquisa da Booking.com, 2 em cada 5 viajantes brasileiros se inspiram nas redes sociais para planejar suas viagens. A crescente influência do Instagram e do TikTok no turismo está fortemente alinhada às preferências visuais dos consumidores.
Segundo a nossa pesquisa VisualGPS, dois terços dos brasileiros preferem representações visuais mais realistas de suas viagens, buscando imagens que se assemelhem às fotografias que tirariam com seus smartphones, ao invés de visuais excessivamente aspiracionais. Essa descoberta destaca uma nova perspectiva que coloca o ponto de vista do viajante em destaque, oferecendo um ponto de vista mais íntimo, permitindo que as pessoas se identifiquem com as experiências turísticas.
Apesar da conscientização das marcas brasileiras de turismo sobre essa mudança, ainda observamos uma defasagem na representação consistente dessa tendência em seus visuais. Em 2023, apenas 18% das imagens de viagem mais populares destacam viajantes envolvidos em experiências turísticas. Diante da transformação nas preferências de viagem no Brasil, aliada ao aumento da acessibilidade e ao crescente desejo por vivências locais imersivas, esses indícios são pistas cruciais para compreender o futuro do setor.
Com base nos insights dos especialistas da iStock, ressalto dois pontos que destacam a importância da autenticidade na representação do turismo:
1. Viagens agora são mais acessíveis e experienciais do que nunca
A pandemia reconfigurou significativamente a maneira como nós, brasileiros, encaramos o turismo. Além da democratização na composição social dos viajantes, com 4 em cada 5 novos exploradores sendo das classes C, D e E, notamos uma mudança substancial nas expectativas em relação às experiências de viagem.
Atualmente, as viagens são vistas como uma oportunidade singular para explorar a fundo a cultura do destino, utilizando códigos visuais contemporâneos. É por isso que os viajantes estão cada vez mais inclinados a se conectar com imagens autênticas, aquelas facilmente identificáveis e compartilháveis. Nossa pesquisa de consumo destaca que o dobro dos consumidores brasileiros prefere imagens de destinos que incluam moradores locais (50%) em comparação com aquelas que destacam turistas e visitantes (24%).
Além disso, 7 em cada 10 consumidores expressam preferência por imagens que transmitem uma impressão casual e acessível, em detrimento daquelas que enfatizam o luxo e a sofisticação.
2. Viajantes buscam uma imersão mais ampla na vida local
A diversidade cultural do Brasil revela-se não apenas em suas espetaculares paisagens naturais, mas também na calorosa receptividade de seu povo, enriquecida por uma variedade de texturas regionais.
No entanto, as experiências de viagem menos convencionais e mais autênticas, anteriormente mencionadas e procuradas pelos brasileiros, estão notavelmente ausentes nos visuais populares das marcas de turismo. Menos de 1% dessas representações retratam turistas desfrutando de refeições, explorando mercados locais ou interagindo com pequenos negócios.
Outros aspectos da jornada do consumidor, como turistas arrumando malas, fazendo check-in em hotéis ou se envolvendo em planos de entretenimento, também estão ausentes no imaginário e podem representar uma importante oportunidade para as marcas de turismo se reconectarem com experiências de viagem que ressoam com os consumidores.
Para atender a essa demanda por viagens econômicas e informais, é crucial retratá-las como menos “paradisíacas” e preencher a lacuna com a perspectiva do viajante contemporâneo. Capture uma variedade de ângulos e aspectos da jornada de viagem de uma perspectiva genuína e criativa para criar uma narrativa coesa que priorize experiências ao invés de apenas fotos de lugares.
Para conhecer mais conteúdos sobre a representação visual autêntica do turismo brasileiro, acesse a galeria de imagens da iStock.
* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do veículo
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