O Ministério de Defesa da Ucrânia afirmou estar trabalhando em conjunto com a Clearview, startup de tecnologia de reconhecimento facial americana, para ganhar vantagens na guerra contra a invasão russa.
A startup afirmou estar fornecendo os serviços gratuitamente para a Ucrânia enquanto admitiu negar atuação na Rússia. Outras empresas de tecnologia do ramo de segurança digital também afirmam fazer o mesmo.
A Clearview pode ser usada para identificar civis mortos, espiões russos, reunir refugiados e descobrir falsas postagens nas redes sociais sobre a guerra. Ao todo, o banco de dados possui mais de 2 bilhões de fotos armazenadas do serviço de mídia digital da Rússia VKontakte, e 10 bilhões de fotos no total.
Possíveis problemas na Ucrânia
Um dos contras que o uso dos serviços da Clearview pode causar é uma falha que acabe identificando civis desaparecidos como mortos, prisões injustas e outros erros que a tecnologia está sujeita.
Especialistas afirmam que este não deve ser o único tipo de ajuda na qual a Ucrânia deve se apoiar. Além disso, a Clearview sofre diversos processos sobre violação de direitos de privacidade. A startup afirma que sua atuação é parecida com a do sistema de pesquisas do Google e que em uma guerra o controle do uso dos dados acaba sendo muito dificultado.