Skip to main content

A Rússia anunciou no último sábado, dia 12 de Março, a decisão de restringir o Instagram em seu território. A medida contra a rede social, que pertence a Meta, começa a acontecer oficialmente a partir dessa segunda feira, dia 14. Já nesta manhã foi informado que não é possível mais atualizar o aplicativo ou acessa-lo sem uma rede privada virtual, as chamadas de VPN.

Após a medida, o Instagram entra na rede de acesso restrito do país. A lista é públicada agência reguladora de telecomunicações russa, a chamada “Roskomnadzor”. Outros veículos de comunicação que o governo de Vladmir Putin enxerga como opositor também entram na lista da organização, como o Twitter ou redes da própria Meta, como o Facebook.

A decisão do governo russo foi pautada com base nas decisões recentes anunciadas pela Meta. Na sexta feira, dia 11, a empresa de Mark Zuckerberg anunciou uma mudança temporária nas regras de suas plataformas. Agora, com a guerra na Ucrânia, que foi invadida pela Rússia, os usuários das redes sociais da marca tiveram o discurso contra russos liberados dentro do contexto do conflito.

Segundo o diretor do Instagram, Adam Mosseri, a rede social tem mais de 80 milhões de usuários no país, um número considerável. Segundo dados da consultoria eMarketer, a rede é muito mais popular do que o Facebook dentro da Rússia. Sendo assim, a medida do governo deve afetar diretamente a empresa.

A medida foi colocada em prática após as 48 horas anunciadas pelo governo russo. Segundo a agência reguladora, os usuários tiveram o período de 2 dias para transferirem suas fotos para outras redes sociais e alterarem os dados de contatos salvos através do Instagram, sejam eles pessoais ou profissionais.

Ainda não se sabe até quando a medida irá durar e se há planos do governo Russo para tirar o Instagram da rede de acesso restrito no país.

Leave a Reply