Skip to main content

A Meta, dona do Facebook e Instagram, autorizou a flexibilização de posts que pedem por violência e morte de militares russos e do presidente Putin. A permissão é concedida apenas aos moradores de regiões próximas, sendo elas Armênia, Azerbaijão, Estônia, Geórgia, Hungria, Letônia, Lituânia, Polônia, Romênia, Rússia, Eslováquia e Ucrânia.

A decisão é temporária e deve se restringir apenas aos militares e integrantes do exército, sem se espalhar aos civis. O discurso violento se dá como uma forma de pressionar o governo russo a parar a guerra.

“Como resultado da invasão russa da Ucrânia, temporariamente permitimos formas de expressão que normalmente violariam nossas regras, como discurso violento como ‘morte aos invasores russos’. Ainda não permitiremos apelos credíveis à violência contra civis russos”, disse a Meta.

Meta autoriza discurso de ódio contra russos - ADNEWS

É importante lembrar que no dia 4 de março o órgão regulador de mídia da Rússia bloqueou os serviços do Facebook no país e limitou atividades de veículos de comunicação no território. A justificativa foi proteger os russos de discriminação na internet e combater supostas “fake news” que a mídia transmitia.

A Meta, desde o início da guerra, anunciou estar buscando formas de combater o ataque russo e mostrar apoio à Ucrânia, alertando que civis e especialmente jornalistas e políticos protejam suas contas com mais segurança digital.

Leave a Reply